Publicidade:

As 10 melhores praias da Costa Vicentina

Se vai aproveitar os próximos tempos para viajar para a região, saiba quais as praias da Costa Vincentina que não pode perder. Desfrute da beleza do país.

 
As 10 melhores praias da Costa Vicentina
Conheça as praias mais incríveis da região

É uma região plena em tesouros naturais, cenários únicos e dona de uma beleza capaz de emocionar os corações mais frios. Conheça, então praias da Costa Vicentina de grande qualidade e que nos fazem acreditar que sim, há verdadeiros paraísos em Portugal.

Pela faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau, encontramos praias da Costa Vicentina que se prolongam por quilómetros e quilómetros de areia dourada e mar azul e tranquilo, que convida a banhos e a horas de lazer e relaxamento.

Mas nem só de praia se faz esta região: seja para um passeio, seja para fazer férias, sempre de forma relaxada e privilegiando o contacto com a natureza, por vezes, rude e selvagem, mas incrivelmente bonita, a Costa Vicentina é dominada pelo Atlântico e pelas escarpas imponentes que fazem querer voltar e conhecer sempre novos locais.

10 praias perfeitas na Costa Vicentina


1. Praia de Odeceixe

praias da Costa Vicentina praia de odeceixe

Esta praia localiza-se na foz da Ribeira de Seixe que é, aliás, um local bem indicado para fazer passeios de canoa ou barco, para um maior contacto com a natureza e com o lado mais tranquilo da vida local.

É durante a altura de maré baixa que o local ganha ainda mais encanto, pois formam-se pequenas lagoas por entre o areal extenso e que são, particularmente, apreciadas pelos mais novos.

2. Praia do Malhão

Esta praia foi recentemente requalificada o que permitiu melhorar tanto o seu acesso, como a possibilidade de estacionar no local.

Possui um areal bem longo e podemos considerar que está dividida em três partes: parte sul limitada por uma falésia, parte norte limitada por três rochas que são denominadas de galés e na parte centro onde existem mais três praias pequenas, que estão bem protegidas do vento e com rochas.

3. Praia da Amoreira

Tal como o exemplo anterior, a Amoreira possui um longo areal, mas desta feita rodeado por dunas e limitado por um rochedo de cor escura que se assemelha a um gigante deitado, como se ele próprio também estivesse a aproveitar para relaxar.

Há uma questão curiosa sobre esta praia: tanto pode tomar banho de água salgada – em pleno Oceano Atlântico, claro está, como pode tomar banho de água doce. Como assim? Tal é possível dado que a praia está situada na foz de um ribeiro.

4. Praia da Bordeira ou Carrapateira

Esta é mais uma das praias da Costa Vicentina que deve visitar quando estiver da região. Fica bem perto da aldeia da Carrapateira e por lá encontra um areal muito espaçoso que ganha ainda mais dimensão quando a maré fica baixa.

No local desagua uma ribeira que se assemelha a uma lagoa e é bastante apreciada pelas crianças.

5. Praia da Zambujeira do Mar

praias da Costa Vicentina praia da zambujeira do mar

Se associa esta praia ao festival de música MEO Sudoeste, então está totalmente correto. Esta é a praia aproveitada pelos festivaleiros para se refrescarem durante o dia, para tomar banhos de sol e, assim, recuperarem energias para aproveitarem as longas noites de música e animação.

6. Praia da Amoreira

Esta praia é bem conhecida por ser o local ideal para a prática de desportos aquáticos, por todas as suas características naturais.

Tem bastantes rochas, o que faz com que tenham sido criadas passadeiras de madeira, que convidam a caminhadas para apreciar a zona que é de grande beleza.

7. Praia da Cordoama

Quando a maré está baixa, esta praia possui ligação às praias vizinhas do Castelejo e da Barriga, que compõe uma faixa do litoral de grande beleza e que integra, além da Costa Vicentina, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

Aqui as ondas são maiores e com mais vida do que pode estar habituado quando comparado com praias da região, o que faz com que seja excelente para a prática de surf e bodyboard.

8. Praia do Carvalhal

“Uma praia num vale com um riacho que a percorre”: a melhor descrição possível para esta praia na Costa Vicentina, onde não faltam as famosas arribas recortadas que protegem de ventos fortes e oferecem a tão apetecida e desejada sombra em dias de verão.

9. Praia do Burgau

Por entre falésias, encontramos a Praia do Burgau que delimita a Costa Vicentina. Antigamente o espaço abrigava um porto de pesca, algo que já não acontece. O local está reservado a banhistas e praticantes de bodyboard.

Quando lá estiver, atente bem ao local e tire uns segundos para contemplar tudo o que está ao redor: as casas espalham-se pela encosta, cheias de cores, o que conferem cor e alegria ao local.

10. Praia da Ilha do Pessegueiro

praias da costa vicentina porto covo

Em Porto Covo não há como não observar a famosa Praia da Ilha do Pessegueiro – imortalizada numa canção de Rui Veloso.

Durante o verão, é possível visitar a ilha com recurso a um dos muitos barcos que realizam as visitas – algo imperdível e que vai permitir tirar inúmeras fotografias e encher o seu feed de Instagram de paisagens incríveis.

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].