6 Formas de poupar tempo na cozinha que tem que conhecer

Existem diversas formas de poupar tempo cozinha, a maioria delas relacionadas com o período que antecede a confecção em si, como é o caso da preparação.

6 Formas de poupar tempo na cozinha que tem que conhecer
Ganhe tempo sem perder qualidade nas refeições.

Por mais bem organizado que seja a preparar as suas refeições, vai querer conhecer estas formas de poupar tempo na cozinha.

Quem passa muito tempo na cozinha sabe que, por vezes, outros assuntos importantes acabam por passar para segundo plano, tudo devido ao tempo que leva a preparação de refeições.

Mesmo quem pratica uma alimentação saudável consegue poupar tempo na cozinha através de pequenas alterações de hábitos ou introdução de utensílios de cozinha bastante úteis.

Ter cuidado com a alimentação não significa que tem que estar horas infinitas na cozinha. A chave está na organização que se tem desde que se fazem as compras para o lar até ao momento do seu consumo, passando pelas formas de arrumação e preparação, por exemplo. 

Formas de poupar tempo na cozinha: simplifique as suas refeições


A partir de agora já não tem desculpas para passar muitas horas à frente do fogão, pois vamos apresentar-lhe algumas dicas muito simples de poupar tempo na cozinha, começando pelas compras (que por vezes são desconsideradas).

1. Tenha uma lista de ingredientes

poupar tempo na cozinha lista de ingredientes

Em casa, deve ter uma lista de ingredientes em stock, para evitar ter que parar uma preparação a meio devido à falta de algum ingrediente ou atrasar ainda mais a sua confeção porque está à procura de alternativas que substituam algo que precisava, mas não tem.

À medida que lhe faltarem alimentos, anote num papel e faça as compras de uma só vez para evitar corridas durante a semana ao supermercado para comprar algo que está em falta.

Quando for às compras, leve sempre essa lista previamente escrita, pois poderá trazer vantagens a nível nutricional: vai controlar melhor os impulsos de consumo porque o ato de comprar já estava previamente registado e pensado.

Portanto, a lista de ingredientes em casa e a lista de compras são ambas uma solução eficaz tanto na hora de comprar, como na hora de preparar e uma ótima forma de cuidar da linha.

2. Faça o planeamento das refeições semanais

poupar tempo na cozinha planear refeicoes

Fazer um plano de refeições para toda a semana vai ajudar a organizar a preparação das refeições, isto porque já sabe à partida dos ingredientes que vai utilizar e se fizer um plano semanal saudável, dificilmente vai sair dele.

Ao planear a semana, não pense em refeições que envolvam muitos ingredientes, grandes elaborações culinárias ou um tempo excessivo de confecção.

Por exemplo, um assado no forno é aliado do seu tempo contrariamente aos estufados. Por norma, os assados são refeições de simples preparação e poupam-lhe tempo, pois enquanto a refeição cozinha pode realizar outras atividades domésticas. Já com os estufados, poderá ter a necessidade de passar mais tempo à volta do fogão.

3. Prepare marmitas para a semana com antecedência

poupar tempo na cozinha marmita saudavel

Ainda na lógica do tópico anterior, podemos falar das marmitas que cada vez mais são uma ajuda fundamental no dia-a-dia de quem trabalha.

As marmitas vieram para ficar e para simplificar a vida de quem trabalha e não tem grande tempo para confecionar as refeições ou para ingeri-las.

Uma forma de poupar tempo na cozinha todos os dias, é fazer as marmitas antecipadamente com todos os alimentos que vai necessitar. Uma boa altura para fazer isso poderá ser ao domingo à tarde/noite, onde poderá deixar as marmitas da semana prontas ou quase prontas.

Ao fazer as marmitas com antecedência, poupa não só tempo na cozinha durante a semana, como também consegue fazer escolhas mais saudáveis sem hipótese de voltar atrás.

4. Utilize aparelhos de cozinha

poupar tempo na cozinha robot de cozinha

Os aparelhos de cozinha podem ser verdadeiros ajudantes na hora de preparar refeições.

Para muitas pessoas, a principal vantagem dos robots de cozinha são as receitas passo a passo, que ajudam a conseguir, de forma prática e rápida, uma refeição saborosa. Os menos experientes até podem considerá-lo um incentivo para começar a cozinhar.

Os robots de cozinha são um apoio muito importante e ajudam a fazer aquilo que demoraria muito mais tempo a fazer. Atualmente, qualquer robot de cozinha multifunções é capaz de picar, cozer a vapor ou água, e tudo isso pode ser uma forma de poupar algum tempo.

Existem ainda panelas de cozedura lenta que permitem cozinhar os alimentos a baixas temperaturas e de forma lenta para que os alimentos consigam manter os seus nutrientes e o seu sabor natural. Como o tempo de confecção vai das 4 às 12 horas, não é necessário estar sempre na cozinha, podendo realizar outras tarefas.

 5. Utilize utensílios de cozinha não elétricos

poupar tempo na cozinha descascador de cenoura

Apesar de alguns deles serem verdadeiros “emplastros” na gaveta das arrumações, a verdade é que estes utensílios reduzem o tempo de preparação dos alimentos antes de serem confeccionados.

Nesta categoria inserem-se utensílios da gama Tescoma como:

Se ainda não os tem, poderá ter aqui o incentivo para comprar estes e muitos mais utensílios bastante úteis para o seu dia-a-dia. Vai agradecer o tempo poupado na preparação das suas refeições.

6. Congele alimentos em doses individuais ou familiares

poupar tempo na cozinha alimentos congelados

Quando o interesse é preservar a comida, a primeira ideia que se tem é: congelar os alimentos. Esse ideia é realmente um truque infalível, pois vai conservar alimentos já confeccionados, separados em doses individuais ou familiares.

No caso das doses familiares, quando necessitar dos alimentos basta descongelar, aquecer e servir. A única preocupação que tem que ter é a de descongelar a refeição e depois aquecê-la. Pode deixar a refeição a descongelar durante o dia no frigorífico, e quando chegar do trabalho apenas tem que aquecer e está pronto a servir.

Por outro lado, é possível congelar vegetais crus, acondicionados em pequenas porções (cenoura, pimento, cebola, tomate, alho-francês, brócolos, etc.) e algumas ervas aromáticas também (salsa e coentros), para poder consumir mais do que uma vez, sem correr o risco de estragar uma grande quantidade do alimento.

Por exemplo, se precisar de fazer uma sopa em pouco tempo, basta retirar os ingredientes do congelador e colocar na panela a ferver, nem precisa de os preparar pois já estão prontos a utilizar.

Em suma…


Preparar e confecionar refeições não ter que ser uma tarefa chata e duradoura. Com estas pequenas grandes dicas pode começar a fazer a diferença nos seus cozinhados logo desde a preparação dos ingredientes.

Mesmo que pareça uma tarefa impossível, experimente e confirme que valeu a pena tentar. No final, vai agradecer as mudanças que implementou.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].