Publicidade:

Porque é que os gatos se lambem? Saiba tudo sobre este hábito felino

Já todos os tutores de gatos se questionaram porque é que os gatos se lambem tanto. Saiba quais as razões para este comportamento habitual nos gatos.

Porque é que os gatos se lambem? Saiba tudo sobre este hábito felino
Os gatos são animais extremamente limpos e lavam-se a si próprios.

Os gatos são conhecidos por serem animais muito limpos e tratam da sua própria higiene. Mas afinal porque é que os gatos se lambem? E o que possibilita que estes animais façam assim a sua higiene? Não necessitam mesmo de banho? Conheça a resposta a estas questões.

Porque é que os gatos se lambem?


Toda a gente já viu os gatos a passarem minutos seguidos a lamberem-se. Mas afinal porque é que os gatos se lambem?

1. Tomar banho

porque e que os gatos se lambem gato a tomar banho

Os felinos são animais extremamente limpos em tudo, começando por em condições normais só fazerem as suas necessidades na caixa de areia, por instinto, desde muito novos. Também adoram lavar-se a si próprios lambendo-se.

Geralmente, os gatos começam a limpar-se sozinhos a partir das 4 semanas, até essa idade é a mãe que os lava com a língua para os limpar e os estimular a urinar e a defecar, pois até essa idade não são capazes de fazerem as necessidades sozinhos.

Lavam-se lambendo diretamente as zonas do corpo onde chegam como o dorso e as coxas. Para conseguirem limpar as zonas onde não chegam, colocam saliva na pata e depois com movimentos circulares ascendentes conseguem então chegar às zonas pretendidas.

2. Stress

Lamber de uma forma moderada é benéfico para o gato. No entanto em situações de muito stress e ansiedade o gato pode começar a lamber-se em excesso acabando até por provocar lesões auto-infligidas.

Este lamber excessivo por provocar um distúrbio obsessivo-compulsivo chamado “alopécia psicogénica” em que o gato lambe compulsivamente chegando até a arrancar o próprio pelo em tufos. As áreas mais afetadas são normalmente as coxas, barriga e costas, pois são as zonas mais acessíveis ao gato para se conseguir lamber.

Se notar que o seu gato se lambe em excesso e inclusivamente está com perda de pelo, deve levar o seu gato ao médico veterinário.

Existem várias razões para o gato se sentir ansioso e se lamber excessivamente:

  • Medo;
  • Falta de estímulos, por exemplo um gato sozinho dentro de casa o dia inteiro sem nenhum tipo de entretenimento;
  • Ansiedade por separação;
  • Introdução de um novo membro na família ou animal;
  • Saída de um membro da família;
  • Mudança de casa.

3. Socializar

porque e que os gatos se lambem gatos a lamberem se

Para além de se lamberem a si próprios os gatos também lambem outros gatos ou animais de diferentes espécies e as pessoas.

A partir das 5 semanas de vida para além de se lamberem a si próprios para se lavarem, começam também a lamber os irmãos e a mãe para demonstrarem afeto. E mantêm esse comportamento também na idade adulta.

Quando os gatos se lambem entre si estão a fortalecer laços e a socializar. Também, pelo mesmo motivo, ou seja, para demonstrar afeto podem lamber os seus tutores. Mas, podem também lamber as pessoas devido ao gosto do sal na pele.

4. Prurido

Os gatos podem lamber-se também porque sentem comichão, seja por qualquer problema na pele ou pela presença de parasitas como pulgas.

Para além de lamber, nestas situações também se costumam coçar com as patas. De qualquer forma, apenas levando o seu gato a uma consulta poderá obter um diagnostico, portanto em caso de duvida deverá levá-lo ao médico veterinário.

5. Para se tranquilizar

porque e que os gatos se lambem gato branco

Os gatos conseguem acalmar-se quando se lambem, por exemplo em situações de stress optam por se lamberem para os ajudar a relaxar.

Quando o gato é colocado em situações de stress e frustração pode surgir o que se chama de “deslocamento comportamental”. Este deslocamento pode ocorrer quando o animal está perante duas situações em que se sente confuso e em conflito com ambas, é incapaz de decidir o que fará a seguir, podendo surgir um terceiro comportamento fora do contexto.

Por exemplo em situação de confronto com outro gato, em vez de uma reação agressiva ou fugir do outro felino, pode começar a lamber-se como que se se estivesse a tentar acalmar.

6. Controlo da temperatura corporal

porque e que os gatos se lambem gato ao sol

Principalmente quando sentem calor, os gatos podem lamber-se para se sentirem mais frescos e reduzirem a sua temperatura corporal através da saliva. Neste caso a saliva funciona como o suor nas pessoas ajudando na regulação térmica corporal dos gatos.

7. Dor

Quando os gatos sentem dor em determinado local, podem reagir lambendo essa mesma zona. Pode acontecer em animais mais velhos com problemas na coluna e articulações, ou em situações de animais com fraturas ou que foram operados.

Conclusão


Os gatos lambem-se em várias situações entre os quais higiene própria, controlo da temperatura corporal, socializar e para relaxar.

Em certas situações como stress, ansiedade e dor em alguma zona do corpo o gato pode também começar a lamber-se excessivamente.

É importante, caso note que o seu gato se lambe em demasia ou está a ficar com falta de pelo, consulte o seu médico veterinário, para evitar problemas mais graves.

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].