Publicidade:

Porque é que os gatos adoram caixas? Conheça 6 motivos!

Se tem um gato de certeza que já se questionou porque é que o gatos adoram caixas. Saiba a resposta para esta questão tão curiosa e engraçada.

Porque é que os gatos adoram caixas? Conheça 6 motivos!
Os gatos sentem-se seguros e protegidos dentro das caixas.

Todos os donos de gatos já compraram camas para os seus gatos pensando que estão contribuir para o bem-estar e conforto do mesmo, no entanto, quando reparam eles estão a dormir na caixa de cartão onde veio a cama. Mas afinal porque é que os gatos adoram caixas?

Porque é que os gatos adoram caixas: 6 motivos


porque e que os gatos adoram caixas gato deitado

As caixas proporcionam o ambiente ideal para os instintos felinos.

1. Conforto e segurança

Os felinos adoram o conforto e segurança de espaços fechados, daí que as caixas sejam ideais.

Na vida selvagem, os felinos em situações de stress têm tendência para se esconder em locais fechados e escondidos, portanto, os gatos domésticos esconderem-se em caixas é a sua maneira de lidar com o stress.

Quando se escondem em caixas os gatos libertam endorfinas, proporcionado ao gato uma sensação de prazer e reduzindo o stress.

2. Isolamento social

Os gatos, regra geral, não gostam de conflito e têm tendência para se isolarem quando preferem não ter que lidar com alguma situação.

Se o seu gato se esconde e não vem ter consigo quando o chama é normal e faz parte do comportamento dos felinos, pois adoram ter tempo para estar sozinhos.

3. Temperatura

Os gatos adoram locais quentinhos para dormirem. Quanto mais pequeno e fechado é o local maior a sua preferência. Esta pode ser uma das razões pela qual preferem caixas para dormir.

4. Caça

Os gatos são verdadeiros caçadores, e dentro de uma caixa, que neste caso funciona como uma toca, sentem-se protegidos para estar à espreita do próximo objeto em movimento.

Seja um brinquedo ou a sua perna na passagem, o gato pode fazer uma emboscada escondido na caixa, com o seu instinto caçador, e atirar-se no exato momento em que vê movimento.

5. Curiosidade felina

Os felinos são curiosos por natureza e gostam de explorar tudo que é uma novidade. Quando leva para casa um caixa vazia, o gato entende que é um objeto novo e irá tentar explorar. Ainda para mais quando é algo pequeno e fechado em que se pode enfiar.

6. Excelente para arranhar

Principalmente caixas de cartão, são excelentes para os gatos arranharem. Arranhar é uma necessidade do gato que os ajuda a esticar os dedos das patas, pernas e ombros.

Também têm glândulas nas patas que libertam feromonas (odores que são apenas sentidos pelos gatos) para marcar o território, e quando arranham libertam-nas e marcam o objeto como se fosse seu.

O gato irá sempre arranhar pois é o seu instinto portanto mais vale que seja em objetos apropriados ou que não causem estragos, como móveis e sofás.

Porque é que os gatos adoram caixas mas não a transportadora?


porque e que os gatos adoram caixas gato na transportadora

Como já vimos os felinos adoram dormir em caixas pois proporciona-lhes conforto e segurança. No entanto, no que toca à caixa transportadora, a maioria dos gatos foge delas. Porquê?

1. Medo da transportadora

A maioria das pessoas utiliza apenas a caixa transportadora para fazer o transporte dos seus gatos ao médico veterinário. Os gatos, por norma, não gostam de ir à clínica veterinária portanto, é normal que fazendo esta associação entre caixa transportadora e veterinário não queiram entrar.

Em algumas situações pode também utilizar a caixa para fazer o transporte do seu gato para um hotel, para ir consigo de férias ou transporte para qualquer outro local.

Os gatos são animais extremamente stressados e gostam de ter a sua rotina. Assim, irão associar sempre a caixa transportadora a momentos de stress.

2. Como fazer o seu gato gostar da caixa transportadora?

Ora se os gatos detestam a caixa transportadora porque a associam a situações negativas, o segredo é eliminar essas associações. E, já que os gatos adoram tanto as caixas, devemos aproveitar este facto para os ensinarmos a gostar e tirar proveito também das caixas transportadoras.

Deve ter sempre a caixa transportadora à disposição do gato e fazer com que este associe a caixa transportadora a coisas boas. Já que os gatos adoram caixas podemos aproveitar este facto para o habituarmos a dormir lá.

Assim que o seu gato começar a perceber que pode entrar e sair da caixa transportadora as vezes que quiser e que não lhe vai acontecer nada de mal, vai associar aquela caixa a sentimentos de segurança. Dessa forma, quando for ao médico veterinário ou viajar para algum lugar, não só não irá sentir medo e stress como se irá sentir mais seguro.

Os gatos adoram caixas porque estas lhes proporcionam um ambiente ideal de acordo com as suas necessidades: um local quente, onde se podem isolar do mundo e ainda assim vigiar o que se passa em seu redor e ainda funcionam como um óptimo arranhador.

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].