O perigo de comer sempre os mesmos alimentos: variar é a chave

Comer sempre os mesmos alimentos pode estar associado à falta de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

O perigo de comer sempre os mesmos alimentos: variar é a chave
Descubra as principais vantagens e os perigos associados.

A diversidade de alimentos é um dos princípios base no tema da alimentação saudável e assume-se que todas as pessoas o seguem. Mas existem exceções…

Hoje em dia, muitas pessoas fazem todos os dias as mesmas refeições, não privilegiando a variedade e diversidade de alimentos. Mas haverá perigo de comer sempre os mesmos alimentos? De que forma uma alimentação não diversificada e monótona influencia o nosso organismo?

 4 desvantagens de comer sempre os mesmos alimentos


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1. Tédio

Escusado será dizer que as refeições repetidas podem ser um verdadeiro aborrecimento e um fator negativo no que toca ao seguimento de uma dieta a longo prazo.

É importante aproveitar e saborear a comida que temos no prato, mas sempre nas quantidades certas, privilegiando a variedade. Ingerir novos alimentos ​​pode ser uma ótima maneira de tornar as dietas mais interessantes.

2. Deficiências nutricionais

Este é talvez o principal perigo de comer sempre os mesmos alimentos.

As deficiências nutricionais existem quando há falta de nutrientes, neste caso as mais relevantes são a falta de vitaminas e minerais muito importantes para a boa saúde do organismo.

O corpo humano necessita de uma grande variedade de frutas, hortícolas, proteínas e grãos integrais para garantir que se está a receber os macro e micronutrientes fundamentais ao bom funcionamento do organismo.

3. Perda de peso bloqueada

Ter uma dieta aborrecida pode estar a dificultar a perda de peso, caso seja esse o seu objetivo. Isto porque uma alimentação monótona não promove a diversidade bacteriana nos intestinos, algo que está relacionado com o desenvolvimento de problemas de saúde. Uma menor diversidade de bactérias associam-se à obesidade e gordura abdominal.

O aumento da variedade de alimentos saudáveis ​​pode ajudar os adultos com excesso de peso ou obesidade a perder peso e gordura. O fundamental é preferir alimentos saudáveis. Todos aqueles que sejam processados, com grande quantidade de gordura, açúcar e sal devem ser evitados.

4. Risco de doença metabólica

Ingerir sempre os mesmos alimentos sem variedade pode estar a comprometer a sua saúde no que diz respeito a doenças metabólicas como hipertensão, colesterol elevado e também excesso de gordura abdominal.

Fazer uma dieta saudável e variada com alimentos fornecedores de diversos nutrientes, pode ajudar a melhorar a melhorar a saúde e a ficar com hábitos alimentares saudáveis.

3 vantagens de comer sempre os mesmos alimentos


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1. A ingestão energética é idêntica

A contagem de calorias pode ser extremamente útil se estiver num plano de perda de peso. Se fizer sempre as mesmas refeições ou tiver poucas alternativas, basta contar as calorias dessas refeições e assim saberá que quantidade de cada macronutriente ingere, assim como o seu valor energético.

2. Estabelecer hábitos alimentares saudáveis

É verdade que comer a mesma refeição principal ou lanche todos os dias pode ajudar a criar hábitos alimentares e não tem que passar pela indecisão de estar sempre a escolher um alimento diferente.

Além disso, quanto mais vezes ingerir um alimento, mais facilmente se torna num hábito e não numa simples escolha consciente.

3. Rapidez no planeamento e preparação de refeições

Se as refeições não sofrem alterações e as preparações são sempre as mesmas, o planeamento é mais rápido e fácil de ser feito poupando tempo.

Outra hipótese aqui colocada é a possibilidade de se fazerem as refeições com antecedência, principalmente se for uma pessoa ocupada que leva marmitas para o trabalho. Dessa forma, está não só a poupar tempo como também está a fazer com que não tenha hipótese de escolha, e se as refeições preparadas foram saudáveis, é uma mais-valia.

Resumindo…


Comer os mesmos alimentos todos os dias pode não ser a melhor opção para atingir os seus objetivos. Não vai obter os nutrientes mais importantes se tiver sempre a mesma rotina alimentar e pode tornar-se monótono. Por isso, e mesmo que também traga algumas vantagens, o ideal é que dentro dos vários grupos alimentares (frutas, legumes, carne e peixe, etc), varie diariamente as suas opções.

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