6 Alimentos que deve retirar para perder volume abdominal numa semana

Para perder volume abdominal numa semana há que ter cuidado com a alimentação, principalmente com alimentos que formam gases no intestino e retenção de líquidos.

6 Alimentos que deve retirar para perder volume abdominal numa semana
Fique em forma em qualquer altura.

Quando chega o bom tempo, o objetivo de perder volume abdominal numa semana ou num curto espaço de tempo torna-se prioridade.

Uma coisa é certa: não existem milagres. Mas existem alimentos que podem ajudar a reduzir o volume da barriga mesmo quando se pretendem resultados rápidos, uma vez que muito do volume na zona abdominal pode referir-se apenas a inchaço e não a gordura abdominal.

Caso o objetivo passe pela perda de gordura abdominal, a história pode ser outra e os resultados começam a ser visíveis a longo prazo e não no imediato. Conheça de seguida os alimentos que podem ajudar a perder volume abdominal numa semana.

Alimentos a evitar para perder volume abdominal numa semana


1. Evite bebidas açucaradas e alimentos com açúcar adicionado

perder volume abdominal e bebidas acucaradas

O açúcar adicionado é particularmente prejudicial para a saúde metabólica. Este açúcar é metade glicose, metade frutose e a frutose só pode ser metabolizada pelo fígado em quantidades significativas.

Quando se ingere muito açúcar adicionado, o fígado fica sobrecarregado com frutose e é forçado a transformá-lo em gordura. O excesso de açúcar, principalmente devido à grande quantidade de frutose, pode levar ao aumento de gordura na barriga.

As bebidas gaseificadas açucaradas estão, não só associadas a um aumento do risco de obesidade em crianças, mas também ajudam a aumentar o volume abdominal devido à quantidade de gás que possuem.

Além disso, o açúcar é um dos principais responsáveis pela retenção de líquidos, criando mais inchaço ao reter água que deveria ser excretada.

Por isso, minimize a quantidade de açúcar que ingere e considere eliminar completamente as bebidas açucaradas e alimentos com açúcar adicionado. Vai ter melhorias a curto e longo prazo principalmente.

2. Arroz, massa, pão…

hidratos de carbono

Restringir os hidratos de carbono é uma maneira muito eficaz para perder volume abdominal numa semana. Dietas com um baixo teor de hidratos de carbono levam a rápidas reduções no peso, devido às perdas hídricas.

Como referido anteriormente, os açúcares retém água (4 g por de água por cada grama de açúcar), pelo que, ao eliminá-los temporariamente, vai notar uma diferença de volume. Uma diferença na balança e no espelho pode ser vista no espaço de 1 a 2 dias.

No entanto, é importante realçar que os hidratos de carbono complexos devem ser mantidos durante essa semana, ainda que numa proporção menor à habitual, visto que são importantes do ponto de vista metabólico. Por isso, restrinja a ingestão de hidratos de carbono refinados (açúcar, doces, pão branco, etc.) para ter resultados e mantenha a ingestão de proteína elevada.

Os alimentos com glúten podem causar algum inchaço abdominal a pessoas sensíveis a esta proteína. Se o objetivo passa por perder volume abdominal numa semana pode ponderar usar produtos não processados sem glúten.

3. Alimentos salgados

alimentos salgados

Os alimentos ricos em sal são uma ajuda para a retenção de liquidos, por isso considere eliminá-los da sua alimentação para ser bem sucedido na perda de volume abdominal.

Existem alternativas mais saudáveis do que o sal, como é o caso de especiarias e ervas aromáticas, ou a salicórnia, que vão igualmente trazer sabor aos seus cozinhados, mas sem o “problema” do excesso de sódio, que causa o tão indesejado inchaço na zona da barriga.

4. Vegetais crus

vegetais crus

Apesar de serem fundamentais para uma dieta saudável, os vegetais crus devem ser evitados por quem pretende perder volume abdominal numa semana. Estes devem ser sempre cozinhados porque a digestão faz-se de forma mais fácil e rápida.

A couve (ou repolho), por exemplo, é um vegetal conhecido por aumentar a produção de gás no trato gastrointestinal durante a digestão. E esse aumento na produção de gás pode inchar a barriga. Vegetais produtores de gás são, muitas vezes, mais fáceis de digerir e quebrar quando bem cozidos.

5. Leite e derivados com lactose

leite e derivados

Ainda que sejam ricos em cálcio, os leites e os seus derivados na sua versão normal (com lactose) podem aumentar a produção de gases e podem ser mal digeridos, aumentando o inchaço e desconforto abdominal.

O ideal é substituir estes alimentos pelas versões sem lactose ou por bebidas vegetais como a de soja, amêndoa, arroz, quinoa, aveia, entre outros.

6. Bebidas alcoólicas

copo de vinho

Algumas bebidas alcoólicas, como é o caso do vinho, podem ter benefícios para a saúde em pequenas quantidades, mas são prejudiciais se forem ingeridas em demasia.

A ingestão de grandes quantidades de álcool, gaseificado, e quando combinado com bebidas açucaradas, torna-se um verdadeiro boost para a retenção de líquidos e produção de gordura.

Reduzir o consumo de álcool pode ajudar a reduzir também o tamanho da cintura e, por isso, o seu consumo deve ser limitado ou mesmo evitado.

Em suma…


Pode parecer uma tarefa difícil, mas perder volume abdominal numa semana pode ser fácil de conseguir, principalmente se forem excluídos certos alimentos ou se a sua ingestão for em quantidades mais pequenas.

Não esquecer que, a nível de saúde, devemos optar sempre por mudanças de hábitos alimentares que favorecem a perda de peso e gordura a longo prazo. Mas estas pequenas dicas são, sem dúvida, uma ajuda para obter resultados em pouco tempo.

Veja também: