Como recuperar da pele seca em 6 passos

Com a idade ou as diferenças climatéricas é normal que comece a aparecer a pele seca. Saiba quais as causas principais e o que pode fazer para recuperar.

 
Powered by: BodyScience
Como recuperar da pele seca em 6 passos
Uma rotina hidratante diária é muito importante.

A pele é o nosso cartão de visita e, precisamente por isso, devemos tratar dela e mantê-la sempre bonita e hidratada. Sabia que os problemas com pele seca constituem cerca de 40% das visitas a dermatologistas?

A pele seca no rosto é consequência de diversos fatores internos e externos que se traduzem neste sintoma. Deve estar atento para perceber quando a pele se aparenta áspera, repuxada, escamosa, com fissuras, vermelhidão e mesmo com prurido.

Quando a secura não é tratada de forma adequada, estes sintomas podem-se agravar prejudicando a hidratação nas camadas mais profundas da pele. Esta falta de hidratação pode resultar em problemas mais graves ou patologias mais complicadas.

Dedique tempo à sua pele, perceba o que pode causar pele seca e siga os 6 passos seguintes para recuperar a juventude da sua pele.

Quais as causas para pele seca?


pele seca mulher no frio

Existem diversos fatores, internos ou externos, que podem deteriorar a barreira natural da pele, acabando por se refletir numa pele seca, sem vitalidade e pouco saudável. Sempre que esta barreira lipídica é comprometida, a hidratação da nossa pele tende a diminuir, uma vez que evapora, e esta fica mais exposta a outros agentes.

Quanto mais essa barreira estiver danificada e os fatores naturais faltarem na pele, menos água fica retida, aumentando drasticamente a desidratação. A pele fica seca até que a barreira lipídica seja recuperada e os valores sejam repostos.

Assim, os fatores que podem causar a desidratação na nossa pele são:

1. Ambiente

A diferença de temperatura e condições climatéricas adversas como o ar muito frio ou muito quente, afetam esta barreira lipídica. As mudanças são caraterísticas de algumas alturas do ano, tais como a mudança do inverno para a primavera ou da primavera para o outono.

Um fator importante é também a luz ultravioleta (UV) que acaba por aumentar o envelhecimento da pele bem como torna-la mais seca à medida que envelhece.

2. Cuidados com a pele

Quando lava muitas vezes a sua pele, ou quando o faz com água muito quente, acaba por remover os lípidos que constituem a barreira da sua pele o que promove a desidratação desta. Além da água muito quente também a utilização de sabonetes fortes promovem o mesmo efeito.

3. Medicação

Pele seca pode muitas vezes ser um sintoma que aparece como efeito secundário de algum medicamento. Medicamentos diuréticos, controladores de pressão arterial, antibióticos ou medicamentos para o acne são alguns dos que podem afetar a hidratação da sua pele.

Assim, consulte o seu farmacêutico ou o dermatologista e tenha atenção a alterações que tenha efetuado na sua vida a nível farmacológico.

4. Influências hormonais

Quando se verificam alterações nos níveis de estrogénio, testosterona ou outras hormonas podem também ocorrer alterações na sua pele, uma vez que os níveis lipídicos muitas vezes são alterados. Situações como a adolescência, gravidez ou menopausa são as mais comuns onde os níveis hormonais ficam descontrolados.

5. Dieta

A pele é um importante órgão do nosso organismo e por isso exige uma série de nutrientes que se vão buscar maioritariamente na alimentação. Quando a alimentação não é rica e variada, verificam-se consequências também na sua pele.

6. Idade

As glândulas sebáceas e sudiríparas têm tendência a diminuir com a idade resultando numa menor capacidade de produção de suor e lípidos.

Estes dois compostos são importantes para garantir a hidratação do organismo, nomeadamente da pele. Quando esta hidratação não é suficiente, ocorre a secura da pele bem como o seu envelhecimento precoce.

6 Dicas para recuperar a pele seca


1. Lavar o rosto todas as manhãs e noites com água morna

pele seca lavar o rosto com agua tepica

O que sabe melhor durante o inverno é, sem dúvida, utilizar água bem quente, uma vez que dá uma sensação bem mais aconchegante. No entanto, uma temperatura muito elevada no rosto não é de todo o melhor cuidado a ter uma vez que acaba por retirar com mais facilidade os óleos naturais existentes na nossa pele.

Deve, portanto, utilizar sempre água morna, tanto no corpo, como nas mãos e especialmente no rosto.

2. Hidratar a pele após o banho

pele seca hidratacao profunda

Uma hidratação profunda durante todo o ano é um dos cuidados mais importantes a ter. Assim, deve escolher o creme mais adequado para o seu tipo de pele e utilizar todos os dias após o banho e, de preferência, antes de se deitar. Certifique-se que escolhe uma fórmula que contém ingredientes naturais, nutritivos e preferencialmente ricos em óleos.

Deve também ter atenção na escolha de cremes hidrates consoante a parte do corpo que vai hidratar. Assim, deve ter um creme hidratante para as mãos, para os pés, para o rosto e pescoço e um para todo o corpo, garantindo que os cremes hidratam de acordo com a zona em que estão a ser colocados.

3. Beber pelo menos 1,5L de água por dia

pele seca mulher a beber bastante agua

Parece cliché, mas é um fator muito importante que se reflete muito na sua pele. Um corpo hidratado é sinónimo de uma pele saudável, brilhante e bonita. Assim, e apesar de no inverno ser mais difícil ingerir muita água, deve optar por outras alternativas que lhe permitam hidratar o organismo.

Beber água, comer sopas quentes ou beber chá ao longo do dia podem ser algumas dessas estratégias.

4. Uma alimentação variada e equilibrada

pele seca alimentacao equilibrada

Um fator que parece não interferir muito, mas que é essencial para uma pele bonita e hidratada. Tenha o cuidado de introduzir no seu dia-a-dia alimentos ricos em água, que ajudem a manter o seu corpo, bem como a sua pele, hidratada e alimentos ricos em colagénio para aumentar a elasticidade da pele.

Alimentos como melão, maças, laranja, ananás, tomate, pepino, abóbora, couve-flor ou cenoura são ótimas opções.

5. Tratamento hidratantes caseiros

pele seca mascara de hidratacao caseira

As melhores máscaras de aplicação no rosto para peles secas são aquelas que utilizam produtos naturais e hidratantes como mel, abacate, iogurte, banana, aloé-vera, azeite e diversos tipos de óleos. Estas máscaras não têm produtos químicos e são, normalmente, fáceis de fazer e aplicar.

6. Tratamentos estéticos

pele seca peeling facial ultrassonico

As Clínicas BodyScience dispõem de vários tratamentos que ajudam a pele a recuperar das agressões diárias. Por exemplo, o tratamento PowerSkin faz uma hidratação profunda da pele, ao mesmo tempo que corrige e elimina algumas manchas e rugas existentes.

Também o Peeling facial ultra-sónico é um tratamento de pele ideal para dar uma hidratação profunda à pele, bem como para começar a dizer adeus aos sinais de cansaço que são cada vez mais evidentes. Este tratamento pode ajudar a tornar o rosto mais radiante, luminoso e rejuvenescido.

Marque já uma consulta de avaliação gratuita numa das Clínicas BodyScience espalhadas pelo país e sinta-se melhor a cada dia.

Veja também:

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.