9 Cuidados importantes a ter com uma pele mista

A pele mista é uma preocupação uma vez que exige cuidados especiais. Saiba quais as caraterísticas deste tipo de pele e dicas para o seu cuidado diário.

Powered by: BodyScience
9 Cuidados importantes a ter com uma pele mista
Veja melhorias na sua pele com os seguintes cuidados.

Ter pele mista, seca ou oleosa é irrelevante desde que saibamos tratar dela e saibamos usar os produtos mais indicados para o nosso tipo de pele.

A pele apresenta caraterísticas que se modificam de acordo com a zona do corpo em que se encontra. Assim, a pele das pálpebras, palma das mãos e pés e axilas é muito diferente da pele da testa, bochechas, pescoço ou barriga.

A pele com características mistas é o tipo de pele do rosto mais comum, no entanto, requer vários cuidados que esclarecemos de seguida.

Quais as caraterísticas de uma pele mista?


pele mista oleosidade na testa

A pele mista tem esse nome por ser uma mistura de dois tipos de pele: a pele normal a seca e a pele oleosa e manchada. É muito comum, principalmente quando se é jovem.

Esta é caraterizada por possuir a chamada “zona T”, uma zona mais oleosa que inclui a testa, nariz e queixo. Esta zona apresenta um brilho excessivo e tende a desenvolver impurezas uma vez que as glândulas sebáceas são especialmente ativas nesta zona. Todas as outras zonas que fogem à zona T, como por exemplo as bochechas, apresentam as caraterísticas de uma pele normal e seca.

Assim, é importante que a escolha dos produtos de beleza e hidratação do seu rosto tenham estas caraterísticas em consideração, a fim de promover a restauração do próprio equilíbrio da pele. É necessário garantir que as zonas oleosas não ficam excessivamente gordurosas e que as zonas normais a secas não ficam demasiado repuxadas e desidratadas.

Por não ser uma escolha fácil e intuitiva deve pedir aconselhamento de profissionais de saúde, como dermatologistas, para que faça as escolhas acertadas na hora de escolher produtos para a sua pele.

Alguns sinais a que deve estar atento em caso de pele mista


pele mista pele a escamar

Se tem pele mista, um ou mais dos seguintes sinais aparecem na sua pele com alguma regularidade:

  • Aparecimento de manchas na zona T;
  • Bochechas secas;
  • Pálpebras secas;
  • Vermelhidão e irritação;
  • Algumas zonas escamadas, que não as da zona T.

 

9 Dicas importantes para quem tem pele mista


1. Limpar adequadamente

pele mista lavar a cara

A saúde da pele depende de alguns cuidados que deve ter, nomeadamente a limpeza. Ao limpar a pele do rosto vai estar a retirar a sujidade que se acumulou ao longo do dia e da noite, restos de maquilhagem, vai ajudar a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T, nas peles mistas.

A zona T é a parte a que deve ter mais atenção, uma vez que precisa de limpar até sentir que retira toda a oleosidade, a fim de evitar também a formação de novos pontos negros, enquanto que a zonas de pele seca e normal não deve perder toda a sua humidade.

É recomendado que não lave a pele mais do que duas vezes por dia, sendo o ideal de manhã, ao acordar, e antes de se deitar, com água morna. Deve utilizar um gel ou uma espuma, que seja indicado pelo seu dermatologista de acordo com as caraterísticas da sua pele.

2. Tonificar

pele mista tonificar a pele

Este é um dos passos mais importantes para peles mistas. Depois da sua pele estar limpa, sem sujidades e com os poros mais desentupidos, é hora de a tonificar, com recurso a loções tónicas. Estas têm como objetivo completar o passo anterior, a fim de limpar o seu rosto em profundidade, mas também equilibrar a pele.

Deve utilizar um algodão suave e aplicar algumas gotas do produto indicado no seu rosto e pescoço, duas vezes por dia, após a limpeza. Assim, terá o rosto preparado para receber outros produtos, como cremes hidratantes ou produtos de maquilhagem.

3. Hidratar

pele mista hidratar a pele

Hidratar a pele é o passo mais importante quer tenha uma pele seca ou, neste caso, uma pele mista.

A hidratação vai estimular a renovação celular e proteger do envelhecimento precoce. Para que esta hidratação não cause problemas na sua zona T, como excesso de oleosidade, deve optar por cremes hidratantes sem óleos. Depois é aplicar o creme em movimentos circulares, duas vezes por dia, pela ordem apresentada.

4. Proteger

pele mista protetor solar cara

Um dos factos a evitar é o aparecimento de rugas e marcas de expressão. A exposição solar é uma das responsáveis por estas manchas e por destruir as fibras de colagénio que dão firmeza à pele, e por isso torna-se importante que utilize um creme com proteção UV, a cima de 30 e sem óleo.

5. Esfoliar

pele mista esfoliar a pele

É imprescindível que se vão retirando as células mortas da nossa pele, bem como sujidade mais teimosa que tende em acumular-se no rosto. Para isso deve recorrer a uma esfoliação.

No entanto deve ter cuidados especiais, uma vez que no rosto com pele mista existem áreas com caraterísticas distintas. Deve recorrer a este tratamento apenas uma vez por semana, e deve faze-lo de uma forma mais intensa na zona T, deixando as outras zonas mais livres de esfoliações.

6. Hidratar mais profundamente com recurso a máscaras

pele mista mascara caseira

As máscaras hidratantes são ótimos aliados para recuperar a vitalidade do rosto, hidratando-o em profundidade e aumentando a sua luminosidade. Deve utilizá-las uma vez por semana e escolher aquelas indicadas para o seu tipo de pele.

7. Usar produtos anti-acne

pele mista acne na pele

O acne é um dos problemas que pode aparecer como consequência de uma pele mista. E para evitar o aparecimento de marcas e borbulhas chatas, deve utilizar produtos anti-acne que reduzam os poros, aconselhados pelo seu dermatologista.

Estes têm como principal objetivo a redução dos poros, bem como diminuição dos compostos expelidos pelas glândulas sebáceas, que tendem a acumular-se maioritariamente na zona T, causando regiões inchadas, dilatadas e com espinhas.

8. Evitar as linhas de expressão

pele mista peeling Facial Ultra-sonico

Com o passar do tempo, é habitual que a pele mista desidrate, perca a elasticidade e o ganhe rugas de expressão. A epiderme acaba por perder o brilho e a pele fica com uma aparência envelhecida mais rápido. Essa é a outra razão pela qual a hidratação diária bem como a aplicação de máscaras hidratantes é fundamental.

Além desses cuidados diários, as Clínicas BodyScience dispõem de vários tratamentos que ajudam a pele a recuperar das agressões diárias e o peso do tempo. Por exemplo, o tratamento PowerSkin faz uma hidratação profunda da pele, ao mesmo tempo que corrige e elimina algumas manchas e rugas existentes.

Também o Peeling facial ultra-sónico é um tratamento de pele ideal para dar uma hidratação profunda à pele, bem como para começar a dizer adeus aos sinais de cansaço que são cada vez mais evidentes. Este tratamento pode ajudar a tornar o rosto mais radiante, luminoso e rejuvenescido. Todos estes tratamentos são feitos tendo em consideração o seu tipo de pele.

Marque já uma consulta de avaliação gratuita numa das Clínicas BodyScience espalhadas pelo país e sinta-se melhor a cada dia.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].