10 Dicas para tratar a pele a descamar e ficar com um bronzeado uniforme

Com o excesso de exposição solar e falta de hidratação, a pele pode ficar seca. Saiba o que fazer para tratar a pele a descamar e consiga um aspeto uniforme e saudável.

 
Powered by: BodyScience
10 Dicas para tratar a pele a descamar e ficar com um bronzeado uniforme
Dicas que tem que pôr em prática

A pele a descamar é muito frequente quando os cuidados de hidratação de pele não são cumpridos, tanto no verão como no inverno.

Exposição solar em excesso, ares condicionados, aquecedores e falta de ingestão de água são alguns dos fatores que contribuem para uma pele com aspeto pouco saudável.

No entanto, há várias formas de evitar que a pele fique áspera, rachada e com sensação de repuxar. Venha descobrir o que pode fazer.

O que acontece para ficar com pele a descamar?


pele a descamar cotovelos com pele a escamar

A pele quando se encontra mais sensível e/ou em situações mais drásticas reage. Verifica-se que a barreira natural não vai reagir da forma mais adequada e como devia, não retendo a água e levando a uma maior desidratação. Esta desidratação vai encontrar-se maioritariamente nas camadas mais profundas da pele, fazendo com que os canais de hidratação fiquem também comprometidos.

A zona do corpo onde é possível encontrar esta descamação em maior grau é o rosto uma vez que é uma zona sensível do corpo e que está em constante contacto com o meio ambiente. Mas existem outras partes do corpo que também podem ser afetadas, como as mãos, pés, joelhos e cotovelos.

Quais são as principais causas?


pele a descamar mulher a ver ao espelho com pele a descamar

Não é fácil definir a causa para a pele a descamar, já que na maior parte das vezes é um acumular de vários fatores que levam a essa consequência.

No entanto, a desidratação da pele, seja por beber pouca água ou pelo calor, o uso de produtos corporais e de rosto inadequados como os sabonetes, o hábito de tomar muitos banhos e muitas vezes, com água muito quente, são alguns dos fatores mais comuns.

Na altura do verão também é comum que se veja a pele a descamar mais vezes, uma vez que a pele tem tendência a ficar mais bronzeada e necessita de cuidados especiais. Uma pele bronzeada queimada pelo sol necessita de mais água e mais hidratação.

É importante salientar que a descamação da pele também pode ser consequência de uma doença crónica de pele.

Precisamente por isto, é aconselhado que seja sempre visto por um dermatologista, para que este possa despistar certos problemas de pele, bem como aconselhar os produtos que melhor combinam com o seu tipo de pele e com o seu problema.

Dentro das doenças mais comuns, podem destacar-se:

 

É possível tratar a pele a descamar?


pele a descamar dermatologista

Na maioria das vezes, para evitar a pele a descamar basta uma mudança de alguns hábitos diários de limpeza e hidratação de pele.

Em caso de doenças de pele, será necessário realizar tratamentos específicos, com recurso a terapêutica muitas vezes medicamentosa. No entanto, cada caso é um caso e só o dermatologista está indicado para diagnosticar, aconselhar e receitar o melhor tratamento, sempre com acompanhamento médico.

Em casos não clínicos, pode encontrar soluções nas Clínicas BodyScience espalhadas por todo o país, com profissionais competentes que irão avaliar o seu caso em específico e atribuir o melhor tratamento possível, de forma a conseguir melhorar o aspeto da sua pele.

Como evitar a descamação da pele?


pele a descamar mulher com chapeu a tapar a cara

Dependendo das causas, poderá ser possível ou não evitar esta descamação. Se a causa for alguma doença descamativa de pele, então dificilmente conseguirá evitar a descamação, uma vez que o problema está relacionado com a predisposição genética.

Se por outro lado, for causada pelo stress, exposição solar, álcool entre outras, é importante minimizar estes fatores, mantendo uma alimentação variada e saudável e bebendo muita água. Além de tudo isto, é importante que tenha uma rotina diária de limpeza e hidratação da pele de acordo com o seu problema e tipo de pele.

As 10 principais dicas para evitar pele a descamar


1. Evitar tomar demasiados banhos ao longo do dia

pele a descamar mulher a tomar banho

Evitar banhos múltiplos ao longo do dia, com água muito quente e demorados.

2. Não utilizar sabonetes abrasivos para a pele

pele a descamar sabonetes

Não utilizar sabonetes muito abrasivos para a pele e não ensaboar muitas vezes, já que o sabonete no corpo repetidas vezes não são benéficos para peles que secam e descamam.

3. Ter atenção aos componentes dos sabonetes líquidos usados

pele a descamar sabonete liquido

Tenha atenção aos constituintes do seu sabonete diário: sabonetes com lixívia irritam a pele, devendo optar por sabonetes ricos em substâncias gordas como manteigas de cacau e óleos de coco.

4. Usar cremes hidratantes específicos para rosto e corpo

pele a descamar hidratante corporal

Todos de acordo com o seu tipo de pele, especialmente após o banho e a exposição solar de forma a manter a humidade da pele.

5. Tratamentos de revitalização e hidratação da pele

pele a descamar tratamento de pele

Tratamentos que atuem diretamente nas camadas mais profundas da pele promovendo o seu rejuvenescimento podem ser solução.

É o caso do Microdermobrasão  e Anti-aging BodySkin, tratamentos das Clínicas BodyScience, que atuam na remoção de células mortas e promoção da regeneração, elasticidade e vitalidade da pele.

>> Marque aqui a sua primeira consulta de avaliação gratuita

6. Máscaras caseiras hidratantes

pele a descamar mascara caseira

De acordo com a composição da sua pele são ótimas opções para cuidar de si. Para peles mais secas, o óleo de coco, abacte e mel podem ser ótimas opções. Para peles mais secas, pepino e aloe vera e são boas opções.

7. Apanhar sol mas não em demasia

pele a descamar apanhar sol com protecao

Apanhar sol não é sinónimo de queimadura solar. Assim, é importante deixar que a sua pele esteja exposta ao sol, com proteção e nas horas de menos calor.

8. Evitar apanhar escaldões

pele a descamar escaldao

Evitar os escaldões na praia, utilizando sempre protetor solar com FPS e evitando o sol direto entre as 12h e as 16h horas, altura em que a radiação UV está mais forte e pode causar mais danos na pele.

9. Usar protetor solar todo o ano

pele a descamar protetor no inverno

Sempre que sai de casa, seja verão ou inverno, usar protetor solar pelo menos no rosto, de forma a reduzir o envelhecimento precoce.

10. Utilizar aparelhos de aquecimentos/arrefecimento com moderação

pele a escamar ar condicionado

Usar com moderação aparelhos ou formas de aquecer/arrefecer a casa tais como aquecedores, ares condicionados, desumidificadores e lareiras que acabam por retirar humidade, causando uma pele mais seca.

Veja também:

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.