Publicidade:

Pastor Belga Groenendael: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

O Pastor Belga Groenendael é o mais conhecido e, por muitos, considerado o mais bonito entre as quatro variedades da raça mãe, com a sua longa e brilhante pelagem negra. À aptidão inata para acompanhar rebanhos, junta as preciosas qualidades do melhor cão de guarda de propriedades, sendo também um acérrimo defensor do seu dono.

 
Pastor Belga Groenendael: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Um excelente cão de trabalho.

O Pastor Belga Groenendael (de pelagem longa e negra) é um dos quatro tipos de Pastores Belgas, ao lado do Malinois (pelagem curta e dourada), do Tervueren (pelagem longa e dourada) e do Laekenois (pelagem dourada, mas dura e levemente encaracolada), este último muito raro.

Quando se trata de Pastores Belgas, a classificação não é consensual. Se, por um lado, o American Kennel Club separa-os em raças distintas, a Federação Cinológica Internacional considera-os idênticos em morfologia e caráter, distinguindo-os apenas a nível da pelagem. Contudo, a história por detrás de cada um parece variar.

Em quase todo o mundo, a variedade mais conhecida é o Groenendael, sendo para muitos considerado o Pastor Belga por excelência.

Características gerais do Pastor Belga Groenendael


Grupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieiros Suíços)

Finalidade: cão pastor

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Bélgica

Porte: grande

Altura: de 56cm a 66cm

Peso ideal: de 28kg a 35kg

Cor: preto

Esperança Média de Vida: entre 10 a 14 anos

Preço médio: de 350€ a 850€

 

Características específicas do pastor Belga Groenendael


Polivalente, o Pastor Belga Groenendael é hoje muito utilizado como cão de forças policiais, em busca e salvamento, apreensão de drogas e guarda. O seu pelo negro confunde-se à noite com a escuridão, fazendo dele um alvo difícil, pelo que pode ser também bastante eficiente para a vigilância noturna.

De temperamento alegre e equilibrado, costuma manter uma relação de afeto e amizade com as crianças, mas é importante que seja habituado a elas desde pequeno.

Foi criado para viver ao ar livre, por isso está habituado às intempéries e às variações atmosféricas tão frequentes no clima belga.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Pastor Belga Groenendael


Bebé

0 – 18 meses

Adulto

18 meses – 10 anos

Idoso

10 – 14 anos

Físico do Pastor Belga Groenendael


Pastor Belga Groenendael

É um cão de proporções harmoniosas e deve dar a impressão de elegante robustez e porte altivo. De musculatura seca e forte, sem ser pesada, apresenta uma estrutura quadrada com linha superior reta e membros bem desenvolvidos.

O Groenendael é dotado de uma inconfundível pelagem comprida e lisa, sempre de um preto brilhante, e mais abundante à volta do pescoço e do peitoral. A cabeça é longa, tal como o focinho; os olhos são de tamanho médio, ligeiramente amendoados; e as orelhas triangulares.

Temperamento do Pastor Belga Groenendael


Vigilante e atento, o seu olhar vivo e interrogador denota inteligência. Aos seus instintos de proteção, territorialidade e pastoreio muito demarcados, junta-se uma grande energia e, por isso, o Pastor Belga Groenendael precisa de se sentir ocupado.

Como quase todos os cães pastores, este é um cão de um único dono, sempre pronto a dar o seu melhor, o que faz com que aprenda com facilidade, embora não aceite bem treinos muito repetitivos. Dedicado e manso com a família, costuma ser desconfiado com estranhos e pode agir de maneira agressiva.

Problemas de Saúde do Pastor Belga Groenendael


Olhos

  • Atrofia progressiva da retina.
  • Pannus oftálmico.

Ossos

  • Displasia coxo-femoral.

Sistema nervoso

  • Epilepsia.

 

Cuidados a ter com o Pastor Belga Groenendael


Pelo

  • Deve ser escovado duas vezes por semana, e com mais frequência nas fases de mudança de pelo.

 

Origem do Pastor Belga Groenendael


De acordo com historiadores, esta raça descende dos antigos cães pastores da Europa Central. No final do século XIX, havia na Bélgica uma multiplicidade destes animais, anatomicamente idênticos, mas diferentes na textura, cor e comprimento do pelo. Para controlar a sua criação, foi então que Adolphe Reul, professor e diretor da Escola de Veterinária de Cureghem, definiu as características destes cães, identificando as quatro variedades de Pastores Belgas.

O Groenendael deve a sua existência a um homem chamado Nicholas Rose, que tinha uma propriedade com esse nome nos arredores de Bruxelas. Ao acasalar dois Pastores Belgas, Rose obteve um cachorro de pelagem negra e, a partir daí, começou a selecionar esta cor nas suas criações.

Apesar de ter sido inicialmente usado como cão pastor, a raça foi sendo, ao longo dos tempos, e sobretudo na Segunda Guerra Mundial, usada em funções de guarda e salvamento.

Curiosidades sobre o Pastor Belga Groenendael


O Pastor Belga Groenendael é, muitas vezes, confundido com o Pastor Alemão Preto. Embora ambos tenham sido criados para a função de pastoreio em países próximos (Bélgica e Alemanha), as duas raças distinguem-se facilmente. O Pastor Belga é mais quadrado, apresenta uma aparência mais leve e não possui a angulação típica nas patas traseiras que caracteriza o Pastor Alemão.

No ranking de inteligência de Stanley Coren, publicado no seu livro A Inteligência dos Cães, o Pastor Belga Groenendael ocupa a 15ª posição.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].