Publicidade:

Pastor Australiano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

O seu instinto de conduzir e proteger o rebanho fazem do Pastor Australiano uma raça muito completa, mas que, sem uma liderança assertiva e direcionada, poderá transformá-lo num cão que controla os donos e não o contrário. Mas não se preocupe, porque não tem em mãos uma tarefa impossível pois, eles aprendem muito rápido.

 
Pastor Australiano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Um excelente companheiro ágil e leal.

Para os seus, é um cão muito dedicado, fiel e leal, mas o caso muda de figura quando se fala em estranhos, sendo sempre recomendada alguma cautela, dado que, como a maioria das raças de pastoreio, o Pastor Australiano tem um instituto de proteção inato.

Esta raça pode mesmo tornar-se tímida ou agressiva na presença de pessoas que ele não conhece, ou face a sons estranhos e fortes, como tempestades ou fogos de artificio, principalmente se não estiverem habituados. Por outro lado, são excelentes cães de guarda e poderá sempre contar com eles para alertar quando algo de errado acontecer.

Características gerais do Pastor Australiano


Grupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

Finalidade: cão de pastoreio

Ambiente ideal: casa

País de Origem: EUA

Porte: médio

Altura: de 46cm a 58cm

Peso ideal: de 20kg a 25kg

Cor: tom preto, azul-acizentado, vermelho-acizentado, vermelho, por vezes com manchas brancas ou laranja

Esperança Média de Vida: entre 12 a 16 anos

Preço médio: de 400€ a 500€

 

Características específicas do Pastor Australiano


A sua inteligência, versatilidade e energia são invejáveis, pelo que nunca o deve subestimar, mas antes aprender a lidar com todas estas facetas para ter um cão feliz e satisfeito.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Pastor Australiano


Bebé

1 – 2 anos

Adulto

2 – 8 anos

Idoso

8 – 12 anos

Físico do Pastor Australiano


pastor australiano

O que mais distingue o físico do Pastor Australiano é o seu crânio, que é tão largo quanto longo, que afunila à medida que nos aproximamos da ponta do focinho.

Os olhos ovais estão sempre em alerta, bem como as orelhas cor-de-rosa são mantidas altas, como se fossem duas pequenas antenas.

Temperamento do Pastor Australiano


O Pastor Australiano é muito resistente, corajoso, confiante e independente. Se respeitar as necessidades de espaço e de exercício, conseguirá que ele mostre o seu lado mais meigo e afável.

Mas mantenha sempre algum cuidado, principalmente junto de estranhos, para que o seu instinto protetor não fale mais alto.

Problemas de Saúde do Pastor Australiano


Olhos

  • Cataratas e colobomas da íris.

Ossos

  • Displasia de quadril.

Pele

  • Dermatite solar nasal.

Outros

  • Síndrome de Pelger-Huet.

 

Cuidados a ter com o Pastor Australiano


Pelo

  • Escovar diariamente.

 

Origem do Pastor Australiano


Ao contrário do que o nome possa indicar, este cão não tem origem na Austrália, mas sim nos EUA, pois foi neste país que foi desenvolvido com vista ao pastoreio do gado, função para a qual ainda hoje são utilizados.

O nome deve-se ao facto de ser uma raça cruzada entre cães do tipo Collie e do tipo Pastor que foram importados com ovinos da Austrália na década de 1840. Como hoje o conhecemos, o objetivo era criar um cão com mais capacidade de pastoreio, mais versátil, resistente e inteligente.

Curiosidades sobre o Pastor Australiano


Os nativos americanos chamavam a esta raça “Olho de Fantasma” e consideravam-na sagrada.

São excelentes atletas e obtêm bons resultados em competições caninas de desporto e agilidade.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].