Como saber se o seu parceiro é demasiado imaturo?

O facto dos homem amadurecerem mais tarde, pode criar problemas na relações a dois. Conheça então os sinais que indicam que o seu parceiro é demasiado imaturo.

Como saber se o seu parceiro é demasiado imaturo?
Sabe quais são os principais traços dos adultos imaturos?

Está numa relação amorosa mas sente que tem necessidade de supervisionar e repreender o seu parceiro de forma recorrente? Gostava de poder partilhar as responsabilidades e as decisões importantes com o seu parceiro mas este não se mostra disponível? Sente que não dividem de forma equilibrada os compromissos? Se tudo isto é verdade talvez o seu parceiro sofra da síndrome de Peter Pan. Conheça os sinais que indicam se o seu parceiro é demasiado imaturo!

Síndrome de Peter Pan


parceiro e demasiado imaturo e sindrome peter pan

Apesar de esta síndrome não figurar no manual diagnóstico de transtornos mentais, parece ser uma condição comum, que muitas vezes resulta de pais excessivamente protetores durante a infância e a adolescência.

Apimente a sua relação!
Dê o boost que precisa à sua relação com o estimulante sexual certo. Encontre aqui!

Esta síndrome é descrita como uma situação em que uma pessoa adulta é infantil e imatura, apesar da idade. Para estas pessoas a ideia de crescer é tão esmagadoramente assustadora que não se permitem fazê-lo.

Caracteriza-se por um intenso e constante medo de crescer. Pessoas com esta síndrome acreditam que crescer significa apenas enfrentar desafios difíceis e dolorosos, enfrentar obstáculos e lidar com responsabilidades exigentes.

A ideia de que os homens nunca amadurecem é comummente difundida e quase que romantizada, sendo aceite como natural. Ora, isto leva a que as mulheres sofram algumas consequências, assumindo as responsabilidades de ambos enquanto o homem as descarta.

A imaturidade masculina que no início de uma relação pode até parecer divertida e atraente, acaba por ser prejudicial à relação a dois, sobretudo quando surgem os filhos e as responsabilidades financeiras e domésticas para partilhar.

O seu parceiro é demasiado imaturo? Não lhe consegue confiar determinadas responsabilidades? Vamos descobrir!

5 sinais que indicam que o seu parceiro é demasiado imaturo?


1. Sente necessidade de o supervisionar constantemente

casal a ver as suas contas

Sente necessidade de supervisionar o seu parceiro desde as tarefas mais simples e mundanas (apanhar as roupas que deixa espalhadas pela casa) até às mais sérias (pagar as dívidas que o seu parceiro faz sem lhe comunicar).

Sente necessidade de estar constantemente a desculpar-se pelo comportamento do seu parceiro quando este cria problemas no local de trabalho ou entre o grupo de amigos.

2. Vê pânico no olhar do seu parceiro sempre que falam de assumir compromissos ou ter filhos

homem a desviar a conversa

 

Quando fala sobre o futuro a dois vê imediatamente pânico e desejo de fugir espelhados na cara do seu parceiro. Se a vossa relação já dura há algum tempo e o futuro ainda não pode ser tema de conversa, de facto o seu parceiro é demasiado imaturo.

Se se questiona se a culpa é sua pela forma como aborda o futuro, não se martirize. É natural que os casais falem sobre o futuro e isso não significa que aquilo que discutem vá acontecer realmente. Estão simplesmente a conversar e a avaliar se querem as mesmas coisas do futuro.

3. Sente que está constantemente a reclamar com o seu parceiro

mulher a discutir com marido

Já se acha chata a si mesma e já está cansada de se ouvir a si mesma a reclamar e a cobrar as promessas feitas pelo seu parceiro? Se o seu parceiro é demasiado imaturo talvez o defeito não seja seu.

Sente que se não recordar constantemente ao seu parceiro os compromissos que ele assumiu, estes ficarão por cumprir? Sente-se frequentemente desapontada e desiludida por o seu parceiro não conseguir cumprir planos e compromissos? Se sim, o seu parceiro é demasiado imaturo.

4. O seu parceiro evita conversas sérias

homem sem querer falar

Quando tenta levantar questões mais profundas ou falar acerca das suas necessidades, o seu parceiro responde com piadas, muda de assunto ou centra-se no telemóvel.

5. Transforma-se num autêntico adolescente em algumas ocasiões

grupo divertido

O seu parceiro tem interesses pouco condizentes com a idade e sempre que sai com os amigos torna-se novamente num adolescente.

A sua relação já não é o que era? Escolha aqui o estimulante sexual à sua medida e sinta a diferença!

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!