Saiba como identificar um Pai galinha

Muitos são os preconceitos em volta de um Pai zeloso. O habitual é associar-se esse termo às Mães. Mas sabe identificar quando está perante um Pai galinha?

Saiba como identificar um Pai galinha
Se é pai galinha, este artigo é para si.

Sou assumidamente um Pai galinha ou Pai coruja como dizem os brasileiros.

O mais frequente é encontrar esta expressão associada à Mãe e normalmente caracteriza uma mulher muito zelosa pelos seus filhos, que os protege, que os envolve numa espécie de redoma para que nada lhes aconteça.

A minha Mãe é sem a mínima dúvida uma Mãe galinha e até acho que foi ela que trouxe ao mundo o conceito de Avó galinha, isto quer dizer que eu cresci a ser a sua cria envolvida no ninho (continuo a ser…), longe de todos os perigos.

Mas afinal o que é ser um Pai galinha?


Depois de uma olhada ao espelho.. ser galinha é um Pai que:

  1. Tem uma visão 360º estando atento a cada movimento;
  2. Constrói um castelo de almofadas à volta da cama como se fosse um ninho;
  3. Voa de forma rasante quando pressente uma queda;
  4. Faz um olhar ameaçador para aquelas crianças que chateiam os seus filhos;
  5. Tem o caminho para as urgências guardado no GPS, mesmo sabendo esse trajeto de cor;
  6. Tem o telemóvel do pediatra guardado nos favoritos;
  7. Fez o curso de primeiros socorros para crianças;
  8. Faz questão de conhecer o nome de todos os amigos dos seus filhos;
  9. Prova toda a comida antes dos seus filhos comerem;
  10. Vai para o meio das crianças nas festas de aniversário.

Aqui estão 10 características, mas podiam ser muitas mais. Cada Pai e cada Mãe tem a sua forma de encarar a parentalidade. Como não existem seres perfeitos, cada um desenvolve a sua maneira de estar e isto não pode ser criticado.

Obviamente que os nossos filhos precisam do seu espaço para se desenvolverem e que, mais tarde ou mais cedo, vão largar as saias da Mãe e as calças do Pai. Uma coisa temos de excluir desta ideia de ser galinha, os filhos não devem ser, em nenhuma situação, uma obsessão para os Pais. Se isto acontecer, vale a pena avaliar os sinais, pedir ajuda, para o vosso bem e, sobretudo, para o bem das crianças.

Pais e Mães deste mundo, orgulhem-se de serem galinhas!

Um texto d’O melhor Pai do Mundo.

Reveja aqui as últimas crónicas d’O melhor Pai do Mundo:

 

Veja também:

O melhor Pai do mundo O melhor Pai do mundo

Márcio Pedro Nogueira é autor do blog "O melhor Pai do Mundo", um dos blogs de família mais lidos em Portugal e nomeado na 1ª edição dos Blogs do Ano. Pai babado, orgulhoso e galinha. É ativista pela afirmação do papel do Pai na educação dos filhos e não tem dúvidas que em cada Pai, está “O melhor Pai do Mundo".

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].