Ovos Bennedict: uma receita saudável e deliciosa a experimentar

Com ovos podem fazer-se pratos muito fáceis, mas que parecem elaborados e com ótima apresentação. É o caso dos ovos bennedict, um prato composto por uma fatia de pão levemente torrada, bacon, presunto ou salmão fumado, ovo escalfado e o especial molho holandês. Aprenda a receita completa.

Ovos Bennedict: uma receita saudável e deliciosa a experimentar
Aprenda a servir ovos para além do comum.

Os ovos bennedict são deliciosos para comer a qualquer refeição do dia, desde o pequeno-almoço ao jantar. Um prato quente, que mistura a crocância do pão e do bacon com a cremosidade do ovo escalfado e do molho holandês. Para deixar a receita mais saudável é recomendado utilizar ovos orgânicos, pão integral e manteiga ghee.

Se não quiser usar bacon pode substituir por fiambre ou salmão fumado que também combinam. Agora vamos à receita que selecionámos para si, fácil, rápida e muito saborosa que pode acompanhar com uma salada ou acrescentar vegetais refogados para ter uma refeição completa.

Receita de ovos bennedict


ovos bennedict em serta

Comece pelo molho que ficará reservado até a altura de servir. Siga as instruções abaixo:

– Ingredientes para o molho holandês –

  • 2 gemas médias
  • 1 colher de sopa de sumo de limão espremido na hora
  • 1 colher de sopa de água
  • 100 g de manteiga ghee
  • Sal

– Ingredientes da preparação –

Agora anote os ingredientes utilizados para as demais etapas da preparação:

  • Vinagre
  • Sal
  • 2 pães
  • 4 ovos
  • 4 fatias de bacon
  • Manteiga ghee

– Modo de preparação –

  1. Coloque 2 dedos de água num tacho a ferver.
  2. Entretanto, junte 2 gemas de ovo numa taça e acrescente 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 colher de sopa de água e um pouco de sal, e bata com uma vara de arames.
  3. Quando as gemas começarem a ficar esbranquiçadas, coloque a taça sobre o tacho que está ao lume e bata durante 2 a 5 minutos, até que a mistura fique mais espessa.
  4. Passado esse tempo, tire do lume e continue a bater, enquanto adiciona lentamente 100 g de manteiga derretida. Depois de incorporar tudo, reserve o molho holandês e coloque uma frigideira alta ao lume com água e um pouco de vinagre.
  5. Parta 4 ovos para taças individuais, antes de aquecer uma chapa untada com manteiga, e de torrar 2 pães cortados em metades.
  6. Regresse à frigideira, mexa a água até criar um remoinho, introduza os ovos no centro e deixe escalfar durante 3 minutos.
  7. Aproveite para tirar o pão da chapa e fritar 4 fatias de bacon.
  8. Apague depois o lume da frigideira e sirva os ovos bennedict dispondo uma metade de pão, uma fatia de bacon, um ovo escalfado e por último o molho holandês.

Receita adaptada do 24 kitchen.

Veja também: