Publicidade:

14 formas de usar óleo de amêndoas doces

O elevado valor nutritivo e preço acessível tornam o óleo de amêndoas doces num produto a ter sempre em casa. Saiba como o pode usar no seu dia-a-dia.

 
14 formas de usar óleo de amêndoas doces
Algumas das aplicações são mesmo inacreditáveis

Devido à presença de nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina, o óleo de amêndoas doces apresenta diversos benefícios para a saúde e para a beleza, sendo um dos produtos naturais mais utilizados na cosmética, na atualidade.

Desta forma, a sua aplicação é muito vasta: seja na pele, no rosto ou no corpo, pois é um hidratante perfeito, principalmente para áreas mais secas como joelhos, cotovelos e pés. Também apresenta propriedades emolientes, que favorecem a retenção de água na pele, mantendo-a hidratada.

Mas não só: é um excelente produto que pode ser usado na culinária e até em diferentes truques caseiros, conseguindo, assim, tirar-se o máximo proveito das vantagens do óleo de amêndoas doces. Curioso? Então, prepare-se para conhecer 14 formas diferentes de usar óleo de amêndoas doces.

Óleo de amêndoas doces: 14 utilidades diferentes


1. Controlar os níveis de açúcar no sangue

oleo de amendoas doces medicao da glicemia

Não sendo um substituto de medicamentos que precise de tomar – e tal apenas deve ser feito mediante aconselhamento médico, o óleo de amêndoas doces pode ser uma boa adição à sua dieta, podendo ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Tal acontece devido ao facto deste produto ser rico em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que são conhecidas por ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

2. Para temperar saladas

Para evitar usar molhos já feitos, por mais práticos que sejam, as opções caseiras são sempre as mais saudáveis e naturais. Então, experimente uma receita diferente: junte óleo de amêndoa não refinado com vinagre de maçã e ervas aromáticas picadas.

3. Para dar um sabor especial a pratos de massa

Experimente também adicionar um pouco de óleo de amêndoa aos seus pratos de massa para um boost de sabor que ajuda a tornar o prato mais rico.

4. Para hidratar a pele

oleo de amendoas doces hidratar as pernas

O óleo de amêndoas doces é um hidratante perfeito – e bem acessível – para todos os tipos de pele, principalmente peles sensíveis e em zonas onde a pele tem tendência a ficar mais seca, como cotovelos e calcanhares.

5. Para limpar a pele

A limpeza de pele é algo que todas as pessoas devem fazer e idealmente duas vezes por dia: logo de manhã e à noite antes de se deitar. Este simples ato ajuda a manter uma pele mais saudável, brilhante e jovem durante mais tempo.

E o óleo de amêndoas doces pode oferecer a limpeza que procura. Assim, recomendamos uma receita caseira que surtirá um efeito positivo na sua pele. Se tem a pele seca, junte meia colher de óleo de amêndoas doces com meia colher de azeite. Se tem a pele acneica, junte meia colher de óleo de amêndoas doces com meia colher de óleo de jojoba.

Em ambos os casos, deve espalhar o produto final com as pontas dos dedos e massajar suavemente durante cerca de dois minutos, de modo a garantir que remove todas as impurezas. Depois, com uma toalha húmida, limpe o rosto sem esfregar nem pressionar a pele. Sentirá a sua pele hidratada como já não sentia há bastante tempo.

6. Para fazer uma máscara de cabelo

Para fazer uma máscara de cabelo hidratante, junte 50 ml de óleo de amêndoas doces a puré de meio abacate. Passe no cabelo húmido, do meio até às pontas e ficará com o cabelo sedoso e brilhante.

7. Alongar as pestanas

oleo de amendoas doces alongar as pestanas

E se lhe dissermos que o óleo de amêndoas doces funciona como uma espécie de extensão de pestanas natural? Basta colocar com um aplicador de máscara de pestanas que já não precise, antes de dormir, e esse procedimento irá ajudar a hidratar a potenciar o crescimento saudável das pestanas.

8. Para aplicar depois da depilação

O óleo de amêndoas doces é um hidratante natural, que ajuda a acalmar a pele irritada ou inflamada, como acontece muitas vezes depois da depilação.

9. Melhorar pés gretados

Nem sempre cuidamos dos pés como é devido, principalmente na época de verão em que estão totalmente expostos a fatores externos que podem tornar a pele mais seca e levar ao aparecimento das indesejadas gretas.

Nesse sentido, experimente aplicar uma camada generosa de óleo de amêndoas doces depois do banho, colocar os pés dentro de um saco de plástico e depois calçar umas meias. No dia seguinte, os seus pés estarão como novos.

10. Manter as cutículas hidratadas

oleo de amendoas doces cuticulas hidratadas

Aplique um pouco de óleo de amêndoas doces nas cutículas das unhas e verá como ficarão mais hidratadas, suaves, permitindo-lhe manter as mãos impecáveis e cuidadas.

11. Usar como lubrificante

A consistência oleosa do óleo de amêndoas doces torna-o num lubrificante sexual perfeito. Além de aumentar a sensibilidade – logo o prazer também – é um produto 100% natural.

12. Limpar as orelhas dos animais domésticos

É uma tarefa um pouco ingrata, porque alguns cães e gatos não gostam que lhes toquem nas orelhas por ser uma zona sensível. O óleo de amêndoas doces ajudar a limpar rapidamente e ainda a hidratar a pele do animal.

Tenha, contudo, cuidado para não deixar nenhum produto dentro do canal auditivo.

13. Usar para aromaterapia

oleo de amendoas doces aromoterapia

Existem óleos usados em aromaterapia que são demasiado concentrados e que precisam de ser diluídos. Se o fizer com óleo de amêndoas doces, obterá um odor único e agradável em toda a casa.

14. Afinar instrumentos musicais

Tal como acontece com todos os artigos feitos em madeira, os instrumentos musicais também sofrem deformações conforme as variações climatéricas, o que pode provocar o ranger e estalar derivados da secura da madeira.

Experimente limpar o instrumento com óleo de amêndoas doces para amenizar essas oscilações.

Veja também:

Fontes

1. MipMed. Disponível em:
https://mipmed.com/
2. Healthline. Disponível em:
https://www.healthline.com/

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].