O que não comer durante a amamentação?

É crucial a mãe saber o que não comer durante a amamentação para que o bebé tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

O que não comer durante a amamentação?
Esclareça aqui as suas dúvidas.

Durante a amamentação os alimentos que a mãe come vão influenciar o sabor e os nutrientes constituintes do leite materno, daí ser importante a mãe saber o que não comer durante a amamentação, não exagerar em nenhum alimento e variar o máximo possível a sua alimentação.

No entanto, quando e se a mãe perceber que algum alimento que consuma esteja a provocar mais cólicas ao bebé, deve eliminá-lo durante toda a fase da amamentação.

A amamentação


A amamentação é um processo fisiológico e natural, a melhor forma de alimentar o seu bebé.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo, até aos 6 meses de vida do seu bebé, pois este alimento é o mais digerível e rico a nível nutricional, contendo todas as substâncias necessárias à saúde do bebé, que as ingere facilmente.

Para que o seu bebé receba os nutrientes necessários, a mãe deve realmente ter especial atenção a certos alimentos e perceber o que não comer durante a amamentação, para o seu bem estar.

Nesta fase, uma alimentação adequada e ajustada à necessidades da mãe, tem grande importância para a rápida recuperação após o parto, fortalecer as suas energias (nesta fase é necessária muita exigência física e psicológica) e contribuir para uma adequada produção de leite materno.

Uma alimentação saudável e adequada para a mãe, não difere em grande medida da alimentação saudável da mulher não grávida. O facto de estar a amamentar não implica necessariamente o aumento do volume das refeições, deve apenas alimentar-se na quantidade suficiente de forma a satisfazer o seu apetite, mas sem excessos.

O que não comer durante a amamentação?


O organismo do bebé é mais delicado que o nosso e, nem sempre a mãe ingere ou consome o que o bebé tolera.

Durante a amamentação a mãe deve minimizar a quantidade de alimentos crus. Nesta fase cerca de  70 a 80% da alimentação deve ser à base de alimentos cozidos e apenas 20 a 30% de alimentos crus, dando preferência a cozidos, grelhados, assados e fruta cozida.

Seguem-se algumas dicas de o que não comer durante a amamentação para que o seu bebé se mantenha saudável, sem cólicas e a receber os nutrientes desejados:

1. Não comer alimentos que produzam flatulência

brócolos e o que não comer durante a amamentação

Alho, espargos, couve-flor, brócolos, couve-de-bruxelas, couve galega, grelos, pepino, pimentão vermelho e verde, cebola crua, favas, grão-de-bico, feijões, lentilhas, fritos ou moluscos.

2. Reduzir o consumo de algumas frutas

kiwi e o que não comer durante a amamentação

Citrinos, kiwis, banana e evitar a ingestão de frutos vermelhos, principalmente os morangos.

3. Não ingerir substâncias nocivas à saúde do recém-nascido

chá verde e o que não comer durante a amamentação

Chá preto, chá verde, café, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas.

4. Não comer condimentos e especiarias

especiarias e o que não comer durante a amamentação

Estes são bons exemplos de alimentos que podem alterar o sabor do leite materno e provocar alguma intolerância por parte do bebé.

5. Não comer hidratos de carbono refinados ou de absorção rápida

refrigerantes e o que não comer durante a amamentação

Como confeitaria e refrigerantes açucarados.

6. Não comer produtos industrializados

batatas fritas de pacote e o que não comer durante a amamentação

Com alto teor de açúcares, assim como de gorduras saturadas.

7. Não consumir sal e alimentos salgados

sal e o que não comer durante a amamentação

Possíveis causadores de retenção de líquidos.

8. Não comer chocolates

chocolates e o que não comer durante a amamentação

Apenas um quadrado por dia, com mais de 70% de cacau na sua composição.

9. Não comer alimentos industrializados

pizza e o que não comer durante a amamentação

Sopas e refeições pré-confecionadas.

Alimentos que podem causar mal estar ao bebé


Quando o bebé mostra sinais de desconforto como diarreias, gases e/ou falta de sono, podem existir alimentos responsáveis por isso.

Não são necessariamente alimentos que fazem parte da lista “o que não comer durante a amamentação” mas podem causar o mal estar do seu bebé:

  1. Comida picante;
  2. Alho;
  3. Canela;
  4. Leite de vaca;
  5. Soja;
  6. Ovos;
  7. Nozes.

Assim sendo, elimine estes alimentos durante a amamentação para proteger o seu bebé.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].