Publicidade:

Tudo o que deve saber antes de ter um gato: informe-se!

A decisão de adotar um novo amigo peludo é monumental. Para que seja o início de um final feliz, atente em tudo o que deve saber antes de ter um gato.

Tudo o que deve saber antes de ter um gato: informe-se!
Preparar tudo para ter um gatinho muito feliz em casa.

Os animais dão mais sentido à vida e mostram-se companheiros infalíveis. Mas é preciso garantir várias condições para termos um patudo feliz. Aqui iremos mostrar tudo o que deve saber antes de ter um gato.

Tudo o que deve saber antes de ter um gato


Dicas importantes para se preparar a si, e à sua casa, para receber o novo elemento da família. Tome nota!

1. Atualize a lista de compras

o que deve saber antes de ter um gato e arranhador

Antes de trazer o seu novo gato para casa, há uma série de coisas para preparar, para que o seu gato se sinta como um verdadeiro membro da família. Os itens mais importantes são: cama, manta, brinquedos, arranhador, comedouro e bebedouro, ração, caixa de areia e areia.

2. Defina o espaço para o animal

O seu gato irá precisar de um canto só para si, onde colocar a caixa de areia, com privacidade, bem como o seu espaço para descansar e brincar – se bem que os gatos têm tendência de mudar constantemente de local onde dormir.

3. Pequenas mudanças em casa

Depois das compras e da definição do espaço para o novo membro da família, falta tornar a casa segura para o seu gato. Entre esconder objetos de pequenas dimensões, retirar plantas do acesso do animal, o restante deverá ser averiguado à medida que o animal se vai habituando à casa nova, para perceber o que é tentador e perigoso e agir em consonância.

4. Primeira visita ao veterinário

gato e veterinario

A primeira visita veterinária deve ser feita logo após a adoção, para perceber o seu estado de saúde, assegurar a toma das vacinas e testes para FIV e FeLV. Este é também o momento ideal para tirar todas as suas dúvidas junto do especialista.

5. Assegure sempre água e alimento

A dieta de um gato irá definir o ritmo da sua saúde e bem-estar ao longo da vida. Como tal, é importante escolher uma ração adequada, sem químicos ou conservantes, que garante a longevidade, mas também a qualidade de vida que deseja para o novo membro da família. Opte por distribuir a comida ao longo do dia, ao invés de ter sempre a taça cheia, caso contrário, se estiver perante um patudo guloso, ele irá devorar tudo em segundos.

Mantenha sempre a taça da água cheia e limpa, pois tal é vital para o bom funcionamento geral do organismo e, especificamente, para prevenir problemas renais.

6. Caixa de areia

Será o próprio gato a manter a caixa de areia “limpa”, querendo com isto dizer, que ele irá tapar todas as suas necessidades, parecendo que nada aconteceu. Compete-lhe a si retirar os dejetos, caso contrário o gato não irá voltar a entrar na caixa de areia se esta não estiver limpa.

7. Brinquedos para o gato

brinquedos para gatos

Brincar com o seu gato é uma experiência de ligação maravilhosa e, para tal, muitas vezes, até os objetos mais simples podem ser alvo de entretenimento. Por isso, antes de investir em brinquedos caros, experimente coisas que tem por, como sacos, caixas e bolas de papel.

> Veja os brinquedos mais engraçados para o seu gato aqui.

8. A importância de um arranhador

Há donos que optam por retirar as unhas ao gato, com receio do poder destrutivo das mesmas. Todavia, há formas de contornar esta decisão drástica e radical. Deverá ter, desde a ida do animal para a sua casa, um arranhador, para que o gato utilize quando necessário – o que para eles é tão imprescindível quanto comer e respirar, por exemplo.

Habitue-o também a cortar as unhas desde bebé, para ser um comportamento mais fácil de ter ao longo da vida.

9. Deve deixar o gato sair de casa?

Depende de onde vive e dos cuidados que deseja ter. Se deixar o gato sair para a rua, é necessário antecipar várias questões: maior probabilidade de aparecimento de pulgas e carraças, maior probabilidade de contágio com FIV, gravidez e, claro, a possibilidade de o animal

Agora que já tem as indicações de tudo o que precisa de saber antes de ter um gato, seja feliz com o seu novo animal de estimação, que tornará todos os dias mais animados e especiais!

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].