Saiba o que comer depois de extrair um dente

Nem sempre se sabe o que comer depois de extrair um dente. Mas existem dois fatores que podem ajudar bastante a escolher: os alimentos devem ser suaves e preferencialmente frios, para evitar que a zona da boca intervencionada fique inchada. Do mesmo modo que se escolhem alimentos moles, os duros também devem ser colocados de lado.

Saiba o que comer depois de extrair um dente
Alimentos suaves e frios devem ser os privilegiados.

Se lhe perguntarem o que comer depois de extrair um dente, sabe responder?

É comum antes de uma cirurgia à boca ou de uma extração de um dente, o paciente perguntar ao dentista por aquilo que é aconselhável ingerir no período que vai suceder a intervenção.

Seja para atenuar as dores, para não causar desconforto ou até para não causar dano no local que foi intervencionado, os alimentos devem ser escolhidos com cuidado assim como as suas características (que já vamos explicar melhor mais à frente).

É neste artigo que vai ficar a conhecer os alimentos mais adequados e que deve ingerir depois de extrair um dente. Continue connosco.

O que comer depois de extrair um dente: 4 alternativas


Depois de agendar a cirurgia para extrair o dente, convém abastecer-se de alimentos que vão melhorar a recuperação. Nos primeiros dias, os alimentos duros devem ficar de parte.

Uma dica que deixamos é que se precisar de remover um dente, o verão ou primavera pode ser a melhor época para o fazer, de seguida já vai perceber porquê.

Conheça agora o que comer depois de extrair um dente:

1. Gelado

o que comer depois de extrair um dente e gelado

A não ser que tenha dentes particularmente sensíveis, os gelados estão na lista de alimentos que deve comer.

Os gelados são macios e derretem-se na boca, não causando desconforto. O facto de serem frios é um ponto positivo, pois ajuda a minimizar qualquer inchaço natural que ocorra na boca.

Mas escolha o seu gelado com cuidado, pois não é por ser um alimento que faz bem após a cirurgia, nem todos são saudáveis e alguns podem conter quantidades enormes de açúcar.

Por isso, prefira os gelados com menos quantidade de açúcar ou faça o seu próprio gelado em casa. O gelado de banana ou de frutos vermelhos é uma excelente opção que pode facilmente fazer.

2. Sopa

sopa de legumes

As sopas de legumes devem ser mornas ou frias e são ótimas escolhas para o período após a remoção de um dente.

A sopa não é apenas fácil de comer após a cirurgia devido à sua textura, mas também contém muitos nutrientes.

Para evitar qualquer desconforto, certifique-se que a sopa está o mais homogénea possível antes de a comer. Alguns pequenos pedaços de legumes cozidos ou massas podem aparecer na sopa, contudo deve ter cuidado e evitar lesionar a zona que sofreu intervenção.

3. Smoothies e batidos

batidos e smoothies

Frescos, nutritivos e deliciosos, os smotthies e os batidos são alternativas saudáveis e adequadas para quem retira um dente.

São bebidas muito versáteis, onde a imaginação leva a misturas muito saborosas. Basta reunir frutas frescas, com um pouco de iogurte ou leite, aveia e/ou sementes e colocar a refrigerar para poder apreciar a bebida bem fria.

4. Ovos mexidos

ovos mexidos

Desde que não sejam ingeridos muito quentes, os ovos mexidos são outra boa escolha após uma extração dentária. São um alimento suave, rico em proteínas, vitaminas e minerais e não exigem muito esforço para mastigá-los.

Comparados com outros tipos de preparação de ovos, esta parece ser a mais adequada.

5. Iogurte natural

iogurte natural com um morango

O iogurte é uma alternativa saudável que pode apreciar depois de uma cirurgia dentária.

Tem uma textura suave e cremosa que é bastante calmante e pode ajudar a anestesiar a boca.

Além disso, os alimentos ricos em proteínas podem ajudar no processo de recuperação e os alimentos ricos em zinco podem promover a cicatrização de feridas.

Para um snack mais saboroso, misture ao iogurte fruta amassada ou compotas com pouco açúcar.

O que não comer depois de extrair um dente


comida picante

Do mesmo modo que existem alimentos que se deve comer, existem outros que devem ficar fora das hipóteses. Como é o caso de:

  • Alimentos picantes e ácidos;
  • Snacks crocantes;
  • Alimentos quentes;
  • Alimentos duros e de difícil mastigação.

Veja também: