Publicidade:

16 Coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos

Os motivos que levam uma mulher a não ser mãe são variados. Saiba quais as coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos, em situação alguma.

16 Coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos
Quando não há nada simpático para dizer o melhor é não dizer nada!

A maternidade é uma opção, que deve ser tomada de forma livre, informada e sem pressões externas. No entanto, apesar da decisão de ser, ou não mãe ser altamente pessoal, parece haver sempre pessoas que se sentem no direito de comentar essa opção. Esses comentários são frequentemente constrangedores, daí que seja oportuno relembrar algumas das coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos.

(Não) querer ter filhos é uma opção!


coisas que nao deve dizer a uma mulher que nao tem filhos

Os números não enganam. Em Portugal, 8% dos adultos em idade fértil não querem ter filhos, no entanto, o estigma social persegue-os. A decisão que algumas mulheres tomam, de não ter a maternidade como prioridade ou objetivo de vida, nem sempre é vista com bons olhos e é, muitas vezes, encarada como pouco natural.

A escolha de não ter filhos é uma escolha pessoal e voluntária, que em nada se relaciona com não gostar de crianças, não ter instinto maternal ou capacidade para gerar e criar uma criança. Muitas mulheres sentem-se realizadas com projetos de vida de outra natureza e não almejam ser mães.

Noutros casos a situação é diferente, e os horários, o stress, o ritmo e as exigências de vida não permitem que surja a oportunidade da maternidade. Há ainda a registar as situações de infertilidade, em que não ter filhos não só não é uma opção, como pode acarretar uma grande mágoa.

Antes de optar por ter, ou não, filhos, tendemos a assumir que os podemos ter, mas nem sempre é assim e muitos casais deparam-se com o problema da infertilidade. Numa altura em que o casal se sente expectante em fazer crescer a família, é confrontado com sentimentos de impotência, tristeza e frustração. Ter que enfrentar as opiniões dos outros, ainda que não sejam ditas de forma maldosa, aumenta o constrangimento e o mal-estar.

16 coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos


teste de gravidez negativo

Há coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos. Todas as mulheres são únicas e diferentes. Têm desejos, objetivos e expectativas de vida diferentes. Se para algumas mulheres a maternidade não faz parte dos planos por opção, para outras, alguns problemas de saúde ou a idade podem ser entraves ao desejo de engravidar.

Seja qual for o motivo, não ter filhos não pode ser motivo para que uma mulher se sinta diminuída, seja inferiorizada ou pressionada por afirmações carregadas de estigma social, tal como estas:

1 – “Uma mulher só se sente completa quando tem filhos”;

2 –  “Estás cansada? Então espera até teres filhos para saberes o que é estar cansada”;

3 – “Se fosses mãe compreenderias o que estou a dizer e a situação que estou a passar”;

4 – “Quando conheceres o amor da tua vida vais querer ser mãe de certeza”;

5 – “Cuidado, olha que a idade está a avançar e o relógio biológico dá tréguas”;

6 – “Acho que serias uma ótima mãe”;

7 – “Não conheces o que é o amor até seres mãe”;

8 – “Não há nada melhor do que ser mãe”;

9 – “É impossível uma mulher sentir-se realizada quando não é mãe”;

10 – “Tens a certeza que não queres mesmo ter filhos?”;

11 – “Não haverá alguma condição psicológica que te esteja a impedir de engravidar?”;

12 – “Se deixares de tentar vais certamente engravidar”;

13 – “Não te preocupes com o facto de não conseguires engravidar. Podes tomar conta dos filhos dos outros”;

14 – “Devias ter tentado engravidar quando eras mais nova”;

14 – “Se calhar não tens filho porque como casal são incompatíveis”;

16 – “Não tens filhos? De quem é o problema?”.

Em suma…


O melhor mesmo é pensar antes de falar. Ninguém sabe o que se passa intimamente com cada pessoa e com cada família, daí que o melhor seja agir de forma sensata e evitar estas 16 coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].