Publicidade:

A importância da musculação na perda de peso

Contrariamente ao que consta, a musculação é um dos melhores meios par ao ajudar na perda de peso. Assim, antes de a descartar, confira aqui os seus benefícios.

A importância da musculação na perda de peso
Não são só os exercícios de cardio que queimam calorias.

Esqueça as inúmeras horas a correr ou a fazer elíptica e comece a fazer treinos de musculação.

Quando se pensa numa rotina para perder peso, a maioria das pessoas só pensa em fazer cardio, mas não há nada mais errado do que fazer isso!

De facto, já ficou provado que a musculação, quando combinada com um regime alimentar adequado, contribui em muito não só para a perda de peso, mas também para a sua manutenção.

A musculação é uma das atividades na qual continua a despender energia após o treino e esse dispêndio energético pode durar até 48h.
Já as atividades de cardio, só queimam calorias enquanto as faz. Alguns minutos depois de as fazer, o seu metabolismo está de volta ao estado basal, deixando de queimar calorias extra.

Mais, a musculação ajuda a tonificar os seus músculos e a esculpir o seu corpo, eliminando zonas problemáticas, como a gordura do adeus ou os pneuzinhos nas ancas.

Fique connosco e siga as nossas dicas para o ajudar na sua luta contra a balança.

A importância da musculação na perda de peso


Uma rotina de treinos destinada à perda de peso deverá incluir sempre exercícios de cardio e exercícios de musculação, no sentido de assegurar o equilíbrio necessário para atingir os objetivos.

Neste artigo vamos falar exclusivamente de exercícios de musculação e dos seus benefícios.

Uma das principais razões para começar a fazer musculação no ginásio é que estes tipos de treino ajudam a eliminar a gordura de uma forma mais rápida e eficaz que horas e horas de cardio, segundo estudos recentes comprovam.

Confira os seus benefícios em baixo:

1. QUEIMA A GORDURA

musculacao queima de gordura

Os exercícios de musculação ajudam a desenvolver massa muscular, a qual também assegura um aumento do ritmo metabólico. Um metabolismo com ritmo mais elevado equivale a um aumento da queima de gordura e perda de peso!

Para ter uma noção, os músculos, contrariamente às células de gordura, exigem calorias mesmo quando estão em descanso. Assim, enquanto que ½ kg de músculo queima cerca de 20 calorias por dia, ½ kg de gordura queima apenas 5.

A verdade é que a musculação, é um ótimo exercício para queimar calorias e dizer adeus a essas ”gordurinhas” indesejadas, uma vez que depois de um treino intenso, continua a consumir mais oxigénio durante horas ou mesmo dias, até um máximo de 48h. Este processo é conhecido como EPOC, ou seja, consumo excessivo de oxigénio após exercício.

Por fim, músculos mais fortes vão torná-la mais eficiente, quer nos exercícios de cardio, quer no decurso da sua vida do dia a dia. Resultado? A queima de calorias vai aumentar exponencialmente em ambos os casos.

2. TONIFICA E ESCULPE O CORPO

musculacao corpo tonificado

À medida que se está a perder peso, é importante que o corpo não perca as suas formas e mantenha as curvas, de forma a ter uma silhueta esculpida.

É nesse sentido que a musculação é importante, uma vez que se a perda de peso for muito grande, o seu corpo pode ficar demasiado flácido e perder toda a tonicidade muscular, caso essa perda de peso ocorra apenas com trabalho de cardio.

Assim, a musculação ajuda, principalmente no caso das mulheres, a fazê-las baixar uns números nos tamanhos da roupa. Ao desenvolver músculo, o seu corpo começa a ganhar formas e a sua silhueta fica mais definida.

Lembre-se que se não utilizar os músculos, o resultado inevitável é a perda massa muscular e, a partir do momento em que para de treinar, este processo leva apenas alguns dias a iniciar-se. Assim, se deseja um corpo forte e atraente, é essencial que trabalhe os músculos de forma regular.

3. OUTROS BENEFÍCIOS

  • Fortalece as articulações e os ossos;
  • Eleva os níveis de endurance;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Ajuda na manutenção da saúde em geral.

 

5 Dicas de musculação


musculacao mulher no ginasio

Para terminar, deixamos-lhe apenas algumas dicas que deve seguir para perder peso através de uma rotina de treinos que inclua a musculação:

1 – Chama-se princípio da sobrecarga e significa que, a partir do momento em que o seu corpo se habitue a um determinado nível de peso, este deve ser aumentado. Ou seja, deve alterar o seu plano de treino de forma regular, de forma a que levante sempre mais peso do que os seus músculos estão habituados, para estes poderem evoluir e estimular alterações no seu corpo e metabolismo.

2 – Assegure-se de que não está constantemente a trabalhar os mesmos grupos musculares. Os exercícios efetuados devem focar músculos de diferentes áreas e não apenas naqueles que pretende reduzir o volume de gordura.

3 –  Assim como tem que estimular os seus músculos, também tem que lhes permitir o mínimo de descanso para que estes consigam recuperar e se desenvolverem durante esses períodos.

4 – Além dos essenciais exercícios de aquecimento e alongamento antes e depois de cada treino, os movimentos associados aos exercícios de musculação devem ser feitos lentamente e sem suster o fôlego, de forma a evitar lesões desnecessárias – é também essencial manter a postura e o equilíbrio.

5 –  O treino de musculação deve ser feito dentro dos limites do confortável e o acréscimo de quilos deve ser levado a cabo de forma progressiva.

Em suma…


Ficou neste artigo com algumas dicas sobre o treino de musculação e porque o deve incluir na sua jornada de perda de peso.

Lembre-se, treine com consciência e com boa técnica para evitar a ocorrência de lesões.

Devido à intensidade de treino e das cargas, é importante ser acompanhado por um profissional da área com credibilidade, que ajude a respeitar os limites do seu corpo e que adapte o treino a si e às suas necessidades.

Não esquecer que sem uma boa alimentação, intensidade, paciência e dedicação constantes, nem o melhor treino do mundo lhe trará resultados.

Força, Foco e Dedicação!

Veja também:

Personal Trainer Tiago Sampaio Personal Trainer Tiago Sampaio

Tiago Sampaio é Personal Trainer e trabalha, atualmente, no ginásio Fitness Hut de Coimbra. Licenciado em Ciências do Desporto – Ramo de Exercício e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Mestre em Atividades de Academias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além destas valências é, também, formador na empresa CEFAD, em Coimbra, e possui especializações em Treino Funcional e Reeducação Postural.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].