Publicidade:

7 Boas razões pelas quais as mulheres devem levantar pesos no ginásio

Levantar pesos tem vantagens surpreendentes para a mulher. Fique connosco neste artigo e descubra as razões para adicionar pesos às suas rotinas de treino.

 
7 Boas razões pelas quais as mulheres devem levantar pesos no ginásio
Saiba porque deve fazer treinos de musculação.

Na maioria das vezes, quando se sugere um treino para levantar pesos a algumas mulheres, a primeira coisa que dizem a um personal trainer é que não querem ficar como um homem, ou seja, demasiado musculadas.

Antes de mais, convém explicar que devido à diferença dos níveis de testosterona, entre homens e mulheres, estas nunca irão ficar com esse aspeto demasiado musculado.

Neste sentido, depois de analisados alguns artigos científicos, todos sugeriam que levantar pesos é benéfico para as mulheres, independentemente do objetivo que cada uma terá.

Aliás, se fazem exercício físico e até praticam modalidades, mas não veem resultados, talvez queiram considerar a possibilidade de levantar pesos.

Este tipo de exercício tem alguns benefícios muito interessantes, a começar pelo facto de trabalhar a força ou definir o seu corpo, por exemplo. Mas há mais…

7 BOAS RAZÕES PARA LEVANTAR PESOS NO GINÁSIO


1. ELIMINA GORDURA DE FORMA MAIS EFICAZ

gordura na barriga levantar pesos

Uma das principais razões de querer começar a levantar pesos no ginásio é que estes tipos de treino ajudam a eliminar a gordura de uma forma mais rápida e eficaz que horas e horas de cárdio, segundo estudos recentes comprovam.

Não, não vai tornar-se numa halterofilista profissional (a menos que seja isso que queira). Por norma, o levantamento de pesos é associado à hipertrofia muscular (ganhos de massa muscular) e é praticado por quem quer ganhar músculo, mas este tipo de exercício possibilita muito mais do que isso.

A verdade é que o levantamento de pesos, enquanto treino de resistência, é um ótimo exercício para queimar calorias e dizer adeus a essas ”gordurinhas” indesejadas.

Depois de um treino intenso a levantar pesos, continua a consumir mais oxigénio durante horas ou mesmo dias, até um máximo de 48h. Este processo é conhecido como EPOC, ou seja, consumo excessivo de oxigénio após exercício.

2. MELHORA A QUALIDADE DO SONO

mulher a dormir na cama levantar pesos

Treinos com pesos melhoram a qualidade de sono, ao melhorar a capacidade de adormecer mais rápido, dormir mais profundamente, e melhora também a capacidade de acordar menos vezes durante a noite.

Um estudo publicado no International SportMed Journal sugeriu que treinos de levantamento de pesos pela manhã ou treinos de alta intensidade afeta a qualidade de sono e prolonga o tempo de sono na noite a seguir ao treino.

3. FORTALECE O CORAÇÃO

saude do coracao levantar pesos

Treinar com pesos pode reduzir o risco de ataques cardíacos. A American Heart Association aprovou este tipo de treino como uma forma de exercício para aqueles que estão em risco.

Um estudo no Journal of Strength and Conditioning concluiu que pessoas que levantem pesos no ginásio são menos propensos a terem fatores de risco de doença cardíaca, tal como um perímetro abdominal grande, triglicerídeos elevados, pressão arterial elevada e níveis elevados de glicose.

Um outro estudo realizado no Brasil defende que, embora a frequência cardíaca aumentasse em pacientes durante treinos intensos, a pressão arterial e a frequência cardíaca eram significativamente menores na manhã seguinte.

Assim, acreditamos que faz todo o sentido levantar pesos no ginásio para melhorar a saúde do seu coração e, assim, prevenir associadas ao seu coração.

4. FORTALECE OS OSSOS

mulher de idade a treinar levantar pesos

À medida que se envelhece, os ossos vão ficando mais fracos e a prevalência para osteoporose é muito maior nas mulheres.

Neste sentido, levantar pesos no ginásio é uma forma de prevenir a perda de massa óssea que ocorre naturalmente com o avançar da idade, devido às ativações musculares, ligamentares e tendinosas que ocorrem no corpo e que promovem um aumento da densidade mineral óssea.

As mulheres pós-menopáusicas encontram-se em risco ainda maior, uma vez que o corpo não produz mais estrogénio.

Um estudo na universidade McMaster descobriu que após um ano de treinos com pesos, mulheres pós-menopáusicas aumentaram a densidade mineral óssea em nove porcento.

Desta forma, quanto mais cedo começar a levantar pesos, mais cedo começa a promover uma saúde óssea numa fase tardia da vida.

5. DEFINE A SILHUETA

mulher em forma levantar pesos

À medida que ganha músculo, o seu corpo começa a ganhar formas.

Embora o treino cardiovascular ajude a perder peso, ao levantar pesos consegue perder peso e tonificar os seus músculos de forma eficiente, dando uma forma mais fit ao seu corpo.

Ao contrário do que possa pensar, levantar pesos não implica necessariamente ganhar músculos enormes. Aliás, no caso das mulheres até pode fazê-las baixar uns números nos tamanhos da roupa. Ao desenvolver músculo, o seu corpo começa a ganhar formas e a sua silhueta fica mais definida.

6. REDUZ A DOR NAS ARTICULAÇÕES

homem recuperado com muletas levantar pesos

Ao realizar levantamento de pesos pode estar a resolver todos os seus problemas com as articulações, isto porque vai fortalecer os seus músculos, o que ajuda a ter uma melhor estabilidade nas articulações e, assim, reduzir as dores articulares.

Assim, já não vai sentir os joelhos a fraquejarem na sua próxima corrida, ou ter dores ao levantar algo acima da sua cabeça para guardar num armário, etc.

7. ALIVIA O STRESS

mulher em stress com trabalho levantar pesos

O exercício em geral é uma forma fantástica de aliviar o stress, e o levantamento de pesos vai de encontro a essa realidade.

Alguns estudos afirmam, consistentemente, que as pessoas que realizam levantamentos de pesos regularmente, conseguem controlar os níveis de stress e gerir melhor o mesmo em situações adversas ou propícias a níveis de stress elevados.

Também descobriram que treinos com pesos em adultos idosos ajuda a melhorar a memória e funções cognitivas.

Por isso já sabe, quando tiver que aliviar o stress, treine!

Em suma…


Segundo os vários estudos mencionados, todos mostraram excelentes benefícios deste tipo de treino em várias vertentes da vida da mulher.
Lembre-se, treine com consciência e com boa técnica para evitar a ocorrência de lesões.

Devido à intensidade de treino e das cargas, é importante ser acompanhado por um profissional da área com credibilidade, que ajude a respeitar os limites do seu corpo e que adapte o treino a si e às suas necessidades.

Não esquecer que sem uma boa alimentação, intensidade, paciência e dedicação constantes, nem o melhor treino do mundo lhe trará resultados.

Força, Foco e Dedicação!

Veja também:

Personal Trainer Tiago Sampaio Personal Trainer Tiago Sampaio

Tiago Sampaio é Personal Trainer e trabalha, atualmente, no ginásio Fitness Hut de Coimbra. Licenciado em Ciências do Desporto – Ramo de Exercício e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Mestre em Atividades de Academias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além destas valências é, também, formador na empresa CEFAD, em Coimbra, e possui especializações em Treino Funcional e Reeducação Postural.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].