5 Mudanças de hábitos que vão fazer com que perca peso

Com pequenas mudanças de hábitos alimentares é possível atingir o peso desejado. Quem começa uma dieta para perda de peso, sabe que, à partida, vai necessitar de mudar aspetos na alimentação que estão já vincados. No entanto, os resultados vão ser surpreendentes com algumas mudanças que lhe vão parecer insignificantes.

5 Mudanças de hábitos que vão fazer com que perca peso
Pequenas mudanças, grandes efeitos.

Pequenas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença no que diz respeito à perda de peso e melhoria da saúde no geral.

À medida que vai incorporando estes pequenos ajustes no seu estilo de vida, começará a ver como podem resultar numa ingestão inferior de calorias e consequente perda de peso.

Continue a ler e descubra pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença e ainda o ajudam a tornar realidade um desejo muito querido: alcançar a perda de peso de forma saudável.

Pequenas mudanças de hábitos, grandes ganhos para a saúde


É possível perder peso sem mudanças drásticas no seu dia-a-dia no que diz respeito à alimentação. Experimente e verá que tem bons resultados.

1. Comece o seu dia com um bom pequeno-almoço

mudancas de habitos e panquecas ao pequeno almoco

O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do dia. Depois de uma longa noite de descanso, o organismo precisa de um bom combustível para ter energia para o dia que se segue.

Se não tem por hábito tomar pequeno-almoço, saiba que não deve saltar esta refeição e o seu corpo vai agradecer.

Existem muitas alternativas saudáveis e completas para esta refeição, por exemplo:

  • Parfait de frutas (iogurte magro, fruta fresca laminada e granola em camadas);
  • Pão de centeio com fiambre de peru e sumo natural de laranja;
  • Batido de iogurte e fruta e pão integral com queijo magro;
  • Ovos mexidos sem gordura com pão de cereais e fruta fresca;
  • Taça de cereais integrais com leite magro e fruta fresca;
  • Panquecas com fruta fresca e mel e um copo de leite magro.

2. Faça refeições intermediárias

smoothie de morangos com morangos frescos

Deve evitar passar mais de três horas sem comer, o que significa que deve fazer pequenos lanches entre as refeições principais.

Estas refeições intermediárias são a altura ideal para dar alimento ao seu organismo e assim evitar chegar à refeição principal cheio de fome.

Opte por lanches leves. Deixamos-lhe aqui algumas dicas:

3. Sirva-se apenas uma vez

salada mista

De todas as mudanças de hábitos, esta é talvez uma das mais simples de aplicar.

Nas refeições principais, almoço e jantar, para evitar a ingestão de alimentos em demasia, sirva-se uma vez e leve apenas o seu prato para a mesa. Evite levar os tachos e travessas para a mesa, pois a presença dos alimentos à sua frente vai fazer com que se sinta tentado a comer mais um pouco, comendo do mais do que é suposto.

Para evitar o desperdício alimentar, guarde a comida que sobrou e leva numa marmita para o trabalho ou cozinhe em quantidades certas para que não sobre muita quantidade.

4. Elimine as bebidas açucaradas

beber agua fresca ou natural

Beber refrigerantes e sumos cheios de açúcares, adoçantes artificiais e calorias, trazem não só malefícios para a saúde como podem fazer subir o peso corporal.

O melhor é substituir este tipo de bebidas por água, chás ou aguas aromatizadas sem adição de açúcar. Os sumos naturais também podem ser opção, no entanto, tem que ter em atenção a quantidade de frutas que adiciona.

Não se esqueça que beber água é fundamental, por isso tente beber sempre entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

5. Não tenha guloseimas à vista

frutos secos sem casca

A expressão “longe da vista, longe do coração” aplica-se na perfeição neste tópico.

Evite ter guloseimas à frente nas prateleiras dos armários e frigorifico e em vez disso deixe à vista snacks saudáveis, frutas e até hortícolas. Se tiver fome, prefira uma peça de fruta, frutos secos ou uma gelatina sem açúcar para contrariar a fome.

Se não consegue resistir aos doces que tem guardados, é melhor deixá-los no supermercado. Dessa forma, não cai na tentação e não prejudica todo o esforço para perder peso que tem vindo a fazer.

Veja também: