Publicidade:

7 Mitos sobre a proteína whey que precisam ser desmistificados

Muitos são os mitos sobre a proteína whey, a proteína mais usada pelos praticantes das diversas atividades desportivas. Descubra a verdade sobre este suplemento.

 
7 Mitos sobre a proteína whey que precisam ser desmistificados
Perceba o que é verdade e o que é mito, no que diz respeito à whey.

Com a crescente popularidade do consumo de suplementos proteicos, muitos foram os mitos sobre a proteína whey que foram surgindo. Vamos desmistificar os principais e esclarecer as suas dúvidas.

Mitos sobre a proteína whey


Então, com a crescente disponibilização de informação sobre suplementação no geral, sobre esta proteína, em particular, foram surgindo algumas dúvidas e mitos sobre a whey.

1. Proteína whey engorda?

mitos sobre a proteina whey aumento de peso

Depende.

A proteína whey tem valor calórico. Então, como em todos os alimentos que sejam incluídos no quotidiano, se há uma maior ingestão de calorias do que gasto (ou seja, quando o balanço energético é positivo), é possível que haja acumulação de massa gorda.

2. Tomar mais whey faz mais músculo?

mitos sobre a proteina whey mulher com musculo

Mito.

Afirmar que a toma de whey, exagerada desta proteína faz mais músculo enquadra-se nos mitos sobre a whey.

Realmente, a ingestão de proteína whey nos timings adequados estimula a síntese muscular proteica na construção de nova massa muscular por ter elevado valor biológico e qualidade proteica. Contudo, o nosso organismo tem uma capacidade limitada de absorção de proteína por toma (cerca de 30-40g). Além disso, o efeito do crescimento da massa muscular está, principalmente associado a um conjunto de fatores: alimentação conveniente e ajustada à pessoa, exercícios físicos frequentes e suplementação adequada.

3. Tomar whey provoca, automaticamente, aumento de massa muscular?

mitos sobre a whey construcao do musculo

Mito.

Tal como foi respondido na questão anterior, se não for conjugado com os outros fatores do quotidiano da pessoa, não há formação de massa muscular pela ingestão da proteína whey.

4. Quem tem intolerância à lactose não pode tomar whey?

mitos sobre a whey whey em po

Mito.

Existem, essencialmente três tipos de whey: concentrada, isolada e hidrolisada. A whey concentrada, realmente não é adequada a quem tenha intolerância à lactose, uma vez que é muito rica neste tipo de açúcares.

Contudo, os dois outros tipos de proteína whey – isolada e hidrolisada – passam por processos de produção que lhes retiram a grande parte da lactose presente.

A whey isolada passa por processos de de filtração, em que há quebra das estruturas da proteína, inclusivamente de lactose. Quanto à hidrolisada, sofre uma espécie de pré-digestão, em que se quebra as cadeias longas de proteínas em cadeias menores, tornando-as mais fáceis de serem absorvidas pelo organism, destruindo parte da lactose. Estas duas opções são viáveis para quem tenha intolerância à lactose.

Por outro lado, há outras opções de proteínas que podem escolhidas por intolerantes à lactose, nomeadamente,  proteína do bife de vaca e proteínas vegetais (proteína de arroz, de soja, cânhamo, ervilha).

5. É melhor tomar um batido de whey do que comer

mitos sobre a whey batido whey

Depende.

A proteína whey é uma forma rápida de obtenção de proteína. Como tal, é uma boa opção para algumas alturas-chave do dia, como por exemplo o pós-treino. Neste caso, apresenta-se, em grande parte das vezes, como uma melhor opção do que uma refeição sólida.

Contudo, quando comparada com uma refeição sólida em quase todas as situações, é preferível escolher a refeição sólida.

6. Tomar whey é a única forma de ingerir proteína

mitos sobre a whey alimentos e proteina

Mito.

A whey é apenas uma das formas de consumir proteína, mas não a única. Existem muitas fontes proteicas que podem e devem ser usadas no quotidiano alimentar para formação de massa muscular, como por exemplo: ovos, carne magras, frango, peixes entre outras.

Para termo de comparação, uma dose de whey fornece cerca de 25g de proteína, igual quantidade que cerca de 110g de pescada cozida fornece. Dependendo da altura do dia, será mais adequado o consumo da pescada do que da whey.

7. A whey só pode ser tomada depois do treino?

mitos sobre a whey mulher a tomar proteina

Mito.

A whey é uma proteína de absorção rápida portanto, pode ser tomada em alturas do dia em que seja necessária uma proteína com essas características (pós-treino); ou quando é necessário uma refeição cuja digestão seja mais fácil (por exemplo, um pré-treino muito próximo da hora do treino); ou simplesmente como forma conveniente de ingerir proteína, quando não há mais nenhum recurso.

O que é a proteína whey?


mitos sobre a whey protein

A whey, ou proteína do soro do leite, como se diz em português, é um suplemento proteico obtido através do leite ou seja, é um subproduto do leite.

Dentro do leite encontramos dois grandes grupos de proteínas: os caseinatos e o chamado soro de leite (ou proteína whey). Num litro de leite há cerca de 33 gramas de proteínas, destas, 26g são caseinatos e apenas 7g pertencem ao grupo das proteínas do soro, ou whey, em inglês.

Pelas suas características de aumento da síntese muscular proteica, tornou-se bastante popular entre os praticantes das diversas atividades. Com isso, muitos foram os mitos sobre a whey que foram surgindo ao longo do tempo.

Quais as vantagens e desvantagens do consumo de proteína whey?


mitos sobre a whey batido pre treino

Associadas ao uso deste complemento proteico podem ser associados algumas vantagens e desvantagens:

Principais vantagens

Podem enumerar-se como principais vantagens desta proteína:

  • Este tipo de proteína é de fácil digestão e rápida absorção. Pode ser útil, principalmente em duas situações: quando a pessoa não consegue atingir a quantidade de proteína diária, e como forma de recuperação mais rápida após o treino;
  • Está provado que estimula a síntese muscular: favorece o aumento de massa muscular.
  • Fornece entre 25-29g de proteína por porção de 30g. A quantidade de proteína fornecida varia consoante a qualidade da proteína.

Principais desvantagens

São as principais desvantagens da utilização da whey:

  • Como tem uma grande quantidade de proteína por 100g, facilmente se excede a dose diária recomendada, quando usada indiscriminadamente;
  •  Em pessoas com problemas renais pré-existentes, pode causar problemas na função renal.

Veja também:

Nutricionista Maria Canha Nutricionista Maria Canha

Apaixonada pelas Ciências da Nutrição, em particular pela Nutrição Clínica e Desportiva. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Biotecnologia e Inovação pela mesma Universidade. Concilia o trabalho de Nutricionista com outras duas paixões/trabalhos a tempo inteiro – Atleta de Bikini Fitness e inventar receitas saudáveis.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].