Como minimizar os efeitos da retenção de líquidos de forma eficaz

Para minimizar os efeitos da retenção de líquidos há que adotar regras importantes no seu dia-a-dia que irão fazer toda a diferença. Saiba quais.

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Como minimizar os efeitos da retenção de líquidos de forma eficaz
A acumulação de água no organismo que causa desconfortos

Voos de avião, alterações hormonais e excesso de sal podem fazer com que o seu corpo retenha o excesso de água. É importante saber como minimizar os efeitos da retenção de líquidos, fazendo com que se sinta menos pesado e mais ágil ou ativo, o que não acontece quando sente o inchaço decorrente da retenção de líquidos.

A retenção de água no organismo é um problema de saúde comum e que pode ocorrer diariamente. Vários são os fatores que podem ser os seus causadores, incluindo:

  • Dieta pouco equilibrada (a falta de certas vitaminas pode ser a causa do problema, assim como ingerir muito sal);
  • Falta de exercício físico;
  • Ciclo menstrual (alterações hormonais);
  • Genética.

Há ainda outros fatores na origem da retenção, e podem ser coisas banais do dia-a-dia, como:

  • Roupa demasiado apertada;
  • Ficar muito tempo sentada ou em pé;
  • Stress;
  • Ansiedade;
  • Temperaturas muito elevadas;
  • Pressão atmosférica (andar de avião).

Conhecer o fator ou fatores que estão a causar os sintomas e o problema em causa é essencial para minimizar os efeitos da retenção de líquidos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?


minimizar os efeitos da retencao de liquidos e inchado nos pes

Os sintomas de retenção de água podem incluir:

  • Inchaço, especialmente na região abdominal;
  • Pernas, pés e tornozelos inchados;
  • Rosto inchado;
  • Bolsas sob os olhos;
  • Rigidez articular;
  • Flutuações de peso;
  • Estiramento da pele (formação de estrias).

 

6 DICAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS:


Manter a hidratação é a fórmula mágica. Pode parecer um paradoxo mas, ao ingerir líquidos, vai ajudar o corpo a eliminar de forma mais eficaz as toxinas acumuladas, libertando-se assim da retenção.

1. Beber muita água, chás e infusões

beber agua regularmente

Uma mulher adulta deve beber diariamente 1,5 litros de líquidos e um homem 1,9 litros. A toma de chás que auxiliem a minimizar os efeitos da retenção de líquidos pode também ser bastante útil. Alguns dos chás muito eficazes são: chá de cavalinha, chá de boldo, chá de dente-de-leão e chá verde.

Para melhores resultados, pode beber este chá três vezes por dia e em breve notará uma diferença no que diz respeito à acumulação de líquidos.

2. Diminuir drasticamente o consumo de sal

sal em colher de madeira

A ingestão de sal recomendada pela OMS é de até 5g por dia, mas os valores máximos de sal identificados nos idosos em Portugal foram de 27g de sal nos homens e 20,8g nas mulheres, ou seja, mais do triplo do valor recomendado.

O sal é um alimento extremamente concentrado que obriga à retenção de água por parte das células, aumentando assim o volume corporal e, consequentemente, o peso.

3. Aumentar a ingestão de magnésio

alimentos ricos em magnesio

O magnésio é um mineral muito importante. Na verdade, está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o normal funcionamento do nosso organismo.

Estudos revelam que a ingestão de 200 mg de magnésio por dia reduze a retenção de líquidos em mulheres com sintomas pré-menstruais (TPM).

Boas fontes de magnésio incluem as nozes, grãos integrais, chocolate amargo e legumes de folha verde. O magnésio também está disponível como suplemento nas farmácias.

4. Consumir alimentos ricos em potássio

alimentos ricos em potassio

O potássio ajuda a reduzir a retenção de água de duas maneiras: diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos com alto teor de potássio.

5. Praticar atividade física com frequência

correr na praia

Evitar o sedentarismo é meio caminho andado para evitar a retenção de líquidos. O exercício físico aumenta a circulação sanguínea, diminui a acumulação de água e promove o bem-estar generalizado.

6. Evitar o açúcar

acucar em colher de madeira

Evite beber chá ou café com açúcar, refrigerantes ou comer alimentos ricos em açúcar. Tal como o sal, o açúcar é um alimento concentrado que retém água nas células, contribuindo para o aparecimento de celulite.

OS MELHORES TRATAMENTOS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?


1. Endermologia LPG

Endermologia LPG

A Endermologia LPG permite uma drenagem linfática eficaz e sem riscos, para eliminar a celulite, combater a retenção de líquidos e melhor o aspeto e tonicidade do seu corpo, dado que se baseia em princípios fisiológicos, reduz a retenção de água e favorece o correto funcionamento dos sistemas venoso e linfático.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui.

2. Pressoterapia

maquina pressoterapia

A sua eficácia relaciona-se com o facto de, num único tratamento de Pressoterapia, estarem envolvidos três importantes processos:

  • Terapias de infra-vermelhos para dissolver a gordura corporal;
  • Pressoterapia para drenagem linfática;
  • Eletroestimulação de baixa frequência para modelar a silhueta e promover o aceleramento do metabolismo.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui.

3. Bodywave

Bodywave

Bodywave é a solução para a retenção de líquidos, a deficiente circulação sanguínea e a celulite, com resultados imediatos e de longa duração. Esta é uma técnica diferenciadora das outras existentes, sendo que atua através de um método vibromagnético que tem ainda resultados eficazes para quem tem dores e sensação de peso nas pernas.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui.

Todos os mencionados devem ser integrados num plano de tratamentos adaptado às necessidades e objetivos individuais. Para isso, deve ser acompanhado por profissionais qualificados que assegurem a qualidade e segurança de todos os processos.

As Clínicas BodyScience oferecem soluções inovadoras com profissionais qualificados para conseguir obter os melhores resultados. Pode marcar agora a sua primeira consulta de avaliação gratuita aqui.

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