Mil folhas saudável: sim, é possível!

Pode parecer missão impossível, mas há como fazer um mil folhas saudável e delicioso. Estas receitas que selecionamos para si, são a prova disso.

Mil folhas saudável: sim, é possível!
Permita-se a comer um docinho sem prejudicar a dieta.

Se pensa que um delicioso mil folhas tem que estar carregado de calorias engana-se. É possível deliciar-se com um mil folhas saudável.

É certo que a versão mais tradicional, de origem francesa, se caracteriza por ser um bolo de massa folhada, recheado com creme e polvilhado com açúcar. A receita (que se diz ser descendente da Baklava, um doce de massa folhada original do Oriente Médio e da Grécia), foi depois sendo adaptada ao longo dos tempos e podem encontrar-se versões com creme de pasteleiro com natas e doces de ovos, um recheio à base de claras e açúcar, chocolate ou outros a gosto. Em todos os casos pode dizer-se que se trata de uma verdadeira bomba calórica.

Mas como dissemos, há a possibilidade de optar por uma versão de mil folhas saudável, mais light e amiga da dieta. Para isso, só precisa de substituir os tradicionais cremes de pasteleiro ou as massas folhadas por opções mais saudáveis, mantendo a doçura e o sabor, mas sem prejudicar a dieta. Temos algumas receitas para que possa experimentar e comprovar por você mesmo.

4 receitas de mil folhas saudável


1. Mil folhas saudável

 Mil folhas saudavel

É mesmo este o nome da primeira proposta, bem simples, que temos para si.

– Ingredientes –

  • Morangos q.b. (se preferir pode substituir os morangos por outra fruta a gosto, como pêssegos, ananás, manga, ameixas, ou outras)
  • 1 iogurte grego
  • Placas de massa filó q.b.

– Modo de preparação –

  1. Primeiro corte a massa filó em quadrados ou retângulos de igual tamanho e pincele cada folha muito levemente de margarina.
  2. Leve a massa filó ao forno, durante cerca de 10 minutos ou até as folhas ficarem douradinhas.
  3. Por fim, só falta montar o seu mil folhas saudável. Coloque uma placa de massa filó, seguida de uma camada de fruta, depois o iogurte. Repita novamente, para ficar com várias camadas e termine, polvilhando com açúcar. Simples assim.

2. Mil folhas de fruta

Mil folhas de fruta

flavoursandflair.com

Mais saudável impossível.

– Ingredientes –

  • 2 maçãs vermelhas
  • 2 mangas
  • 1 ananás (pequeno)
  • 2 peras
  • 2 tangerinas
  • 3 kiwis
  • 1 embalagem de morangos
  • 1 embalagem de mirtilos
  • Sumo de 1 limão
  • Mel q.b.
  • Amêndoas laminadas para polvilhar

– Modo de preparação –

  1. Com uma faca bem afiada, corte (horizontalmente) as maçãs e as peras em fatias finas, removendo as sementes.
  2. Coloque as maçãs e as peras numa taça com água e o sumo de um limão e deixe embeber, para evitar que a fruta oxide.
  3. De seguida, descasque o ananás e corte em fatias (horizontalmente, com cerca de 0,5 cm de espessura).
  4. Descasque também as tangerinas e separe em gomos.
  5. Remova também a pele das mangas e dos kiwis e corte em fatias, também horizontalmente.
  6. Leve os morangos e os mirtilos.
  7. Depois, falta empratar. Em pratos individuais, comece com o ananás e vá colocando as restantes frutas, terminando com os morangos e os mirtilos no topo.
  8. Repita o processo para criar vários mil folhas e, por fim, regue com um pouco de mel e polvilhe com as amêndoas laminadas.

3. Mil folhas light

Mil folhas light

Mais uma opção de mil folhas saudável que não vai desiludir.

– Ingredientes –

  • 1 embalagem de massa filó
  • 100g de queijo creme light
  • 1 clara de ovo
  • Sumo de limão q.b.
  • 1 c. de café de adoçante em pó
  • Morangos partidos aos cubos q.b.
  • Açúcar em pó q.b.

– Modo de preparação –

  1. Comece por cortar a massa filó em quadrados com 12x12cm.
  2. Depois, disponha a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até ficarem douradinhas.
  3. Entretanto, bata a clara em castelo e reserve.
  4. À parte, numa taça, junte o queijo creme com o adoçante. Depois adicione a clara batida em castelo e sumo de limão a gosto. Reserve.
  5. Só deve montar os mil folhas antes de os servir. Mas para lhes dar forma só precisa de, num prato de servir, coloque uma folha de massa filó e polvilhe com o açúcar em pó. De seguida, disponha, por cima, mais duas ou três folhas de massa, de modo a que as arestas não coincidam. Polvilhe-as também com açúcar em pó e coloque, por cima, o creme e os morangos.
  6. Disponha novamente mais três folhas de massa filó, polvilhadas com açúcar, seguidas do creme e finalize com os morangos. Polvilhe com bocadinhos de massa filó partidos e açúcar em pó.

4. Mil folhas de tapioca

Mil folhas de tapioca

sigavalemais.com.br

– Ingredientes –

  • 1 ½ chávena de tapioca pronta a usar
  • 200 ml leite de coco
  • 2 c. de sopa de açúcar
  • 1 c. de chá de amido de milho
  • 1 chávena de coco ralado fresco
  • Manga fresca q.b. (cortada em cubos)

– Modo de preparação –

  1. Pré-aqueça o forno a 200º C.
  2. Peneire a tapioca (usando um coador) para um tabuleiro, de forma a criar uma camada bem fina.
  3. Depois, com a ajuda de um copo bem seco, corte os discos que serão usados no mil folhas. E pressione levemente a tapioca com as mãos, com o cuidado para não partir os discos.
  4. Leve os discos de tapioca ao forno, durante cerca de 5 minutos, até ficarem crocantes. Para evitar que dobrem ao cozinhar, coloque algo por cima dos discos de tapioca, como um tapete de silicone ou uma folha de papel manteiga.
  5. Ao fim desse tempo, retire do forno e reserve para arrefecer. Vai precisar de três discos por mil folhas, por isso, dependendo do número de mil folhas que vai fazer, pode preparar mais uma fornada.
  6. Agora prepare o creme de coco. Leve ao lume, numa panela, o leite de coco e deixe aquecer até levantar fervura.
  7. Coloque um pouco do leite numa taça à parte e dissolva aí o amido de milho, para evitar ficar com grumos.
  8. Deite o preparado anterior na panela com o restante leite e leve novamente ao lume, mexendo sempre.
  9. De seguida, acrescente o coco e o açúcar, mexendo sempre, e deixe cozinhar até ficar com o aspeto de mingau ou papas de aveia, mas mais mole.
  10. Nesta fase, remova a mistura do lume e coloque numa taça ou prato fundo, cubra com pelicula aderente e reserve no frigorífico durante uma hora.
  11. Entretanto, corte a manga fresca em cubinhos pequenos.
  12. Depois só falta a montagem do mil folhas saudável. Num prato, comece por colocar um disco de tapioca. Cubra com o creme de coco gelado (com uma espessura de cerca de 0,5 cm), seguido de alguns cubos de manga. Repita novamente (tapioca, creme, manga) e finalize com um terceiro disco de tapioca e novamente o creme e mais alguns cubos de manga.

> As receitas apresentadas neste artigo foram adaptadas do blog/site Bê-à-bá da culinária, Flavours and Flair, Sweet Little Things by Isabel Castro, Vale Mais, respetivamente.

Bom apetite!

Veja também: