O metabolismo da gordura: perceba como o corpo reage para queimar massa gorda

Se o objetivo é perder gordura, perceba o que acontece durante o processo para poder otimizar os resultados. Explicamos o metabolismo da gordura de forma simples.

Powered by: BodyScience
O metabolismo da gordura: perceba como o corpo reage para queimar massa gorda
Tire todas as suas dúvidas.

Se o seu objetivo passa por perder massa gorda, entender o metabolismo da gordura é uma forma de conseguir otimizar os seus resultados.

Para perder massa gorda, queremos que a gordura seja usada e transformada em combustível para obter energia. Este processo implica muitas reações bioquímicas que explicamos de seguida, de forma simples.

Há quem ache que a gordura sai do corpo juntamente com a urina, outros acham que se transforma em músculo ou em calor. Mas agora vai perceber o que realmente acontece à massa gorda aquando da perda de peso.

Metabolismo da gordura: o que acontece à massa gorda?


celula adipocito

As células adiposas ou adipócitos são células que armazenam gordura e regulam a temperatura corporal. Por norma, situam-se por baixo da pele (gordura subcutânea), mas também se encontram nos rins. A gordura pode ainda ser armazenada no fígado (daí o fígado gordo em caso de acumulação de gordura no fígado em excesso) e em menor percentagem nos músculos.

As células de gordura desenvolvem-se durante o terceiro trimestre da gravidez e no início da adolescência devido ao pico das hormonas sexuais. E é durante a puberdade que se dão as diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito à distribuição de gordura corporal.

O número de células gordas não aumenta ao longo da vida

É importante que saiba que o número de células de gordura fica, à partida, definido após a puberdade, ou seja, não se criam mais células adiposas após deste período. Assim, ao comer mais do que precisa, a gordura fica armazenada nessas células já existentes que vão aumentando de tamanho.

A excepção a esta regra acontece em casos de obesidade, em que o número de células adiposas pode aumentar, ou diminuir caso seja efetuada uma lipoaspiração.

Quando a ingestão de alimentos é superior às necessidades diárias, ou seja, quando come mais do que o que precisa, a gordura e o açúcar são transformados e as células de gordura do seu corpo incham com a entrada de moléculas de gordura (triglicerídeos).

Quando há uma redução da ingestão de calorias e um aumento da prática de exercício físico, cria-se um défice calórico e o corpo converte  essas moléculas de gordura noutros compostos (ácidos gordos livres e glicerol), que são libertados para a corrente sanguínea e são utilizados como combustível para criar energia.

À medida que as células de gordura libertam as moléculas de gordura para a corrente sanguínea, estas começam a encolher, mas não desaparecem.

O efeito da  ingestão de gordura… e de açúcar!

Não só a ingestão de alimentos ricos em gordura origina a acumulação de gordura nas células. Na verdade, ao ingerir açúcar, a presença de glucose vai estimular o pancreas a secretar insulina, uma hormona que atua em diversas células do corpo, nomeadamente do fígado, músculo e tecido adiposo.

Os níveis de insulina têm impacto da atividade de enzimas responsáveis pela acumulação de gordura nas células adiposas. Assim, a presença de insulina faz com que os ácidos gordos sejam transformados em moléculas de gordura e armazenadas nas células de gordura.

Para onde vai a gordura?

A gordura consiste em três elementos: carbono, hidrogénio e oxigénio.  A “gordura” é excretada através dos pulmões (cerca de 85% de dióxido de carbono) e 15% de água através da urina, fezes, suor e lágrimas.

Isso faz com que os pulmões sejam um órgão essencial no processo de metabolismo da gordura, pois expelem o dióxido de carbono que costumava ser gordura.

Perder massa gorda ≠ Perder células de gordura


metabolismo da gordura

Como foi descrito acima, as células de gordura ou adipócitos encolhem, mas não desaparecem. Assim, ao perder massa gorda, significa que a gordura armazenada nas células adiposas foi utilizada, diminuindo assim o seu volume.

Assim, a única forma de eliminar definitivamente as células de gordura é através da lipoaspiração, um procedimento cirúrgico.

Como perder massa gorda?


exercicio musculacao

1. Alimentação

Para perder gordura, crie um défice calórico para que seu corpo alcance as suas reservas de gordura energia.

Um quilo de gordura é igual a 9.000 calorias. Se deixar de comer entre 250 a 500 calorias por dia e gastar cerca de 500 calorias adicionais por dia em exercício físico, poderá criar uma diferença de energia capaz de diminuir até quase 1 kg de massa corporal por semana.

Peça ajuda a um nutricionista para conseguir adaptar o plano alimentar às suas necessidades.

2. Treino

Praticar exercício físico de baixa intensidade e durante um longo período de tempo (por exemplo, treino de bicicleta a uma intensidade baixa durante 1 hora) pode ajudar a usar a gordura como combustível e, assim, conseguir perder gordura mais eficazmente. Esta atividade em jejum também parece ter efeitos benéficos na perda de massa gorda.

No entanto, deve sempre aconselhar-se com o seu nutricionista e personal trainer para adaptar os planos nutricionais e de treino às suas necessidades individuais.

3. Tratamentos estéticos

Como já foi referido, a única forma de eliminar células adiposas é através de lipoaspiração, um procedimento cirúrgico em que consiste na aspiração de gordura que, quando destruída pela passagem de cânulas, é retira do organismo.

No entanto, existem outras opções não invasivas que atuam diretamente nas células de gordura, promovendo a sua diminuição através da passagem da gordura para a corrente linfática e posterior excreção pela urina. Métodos como a lipoaspiração não invasiva são eficazes na remoção de gordura localizada, principalmente quando conjugados com novos hábitos alimentares saudáveis e prática de exercício físico.

As Clínicas BodyScience são uma referência no tratamento da gordura localizada com este e outros métodos que pode conhecer aqui. Deverá sempre fazer uma primeira consulta de avaliação (gratuita) onde será indicada o melhor plano para conseguir atingir os seus objetivos.

Em conclusão…


A gordura presente nas células adiposas é usada como combustível para fornecer energia para o organismo realizar as suas atividades aquando de um défice energético.

Os pulmões representam um órgão essencial para libertar aquilo que restou da desagregação dos triglicerídeos, acabando aqui o mito de que a gordura se transforma em músculo.

É possível perder quase 1kg de peso corporal por semana, cortando nas calorias ingeridas e aumentando a perda de calorias através de atividade física.

Veja também: