Conheça 10 das melhores praias para surfar em Portugal

O litoral do nosso país está cheio de locais de grande beleza, mas também propícios à aventura. Saiba quais são das melhores praias para surfar em Portugal.

 
Conheça 10 das melhores praias para surfar em Portugal
As ondas que não pode perder.

Com uma costa atlântica de grande beleza e com locais incríveis, não é de estranhar que Portugal seja um destino muito apreciado para a prática de desportos aquáticos. Conheça, então, algumas das melhores praias para surfar em Portugal.

Seja para os especialistas ou para os iniciados, nestas praias encontra ondas para todo o tipo de experiências. Afinal, não basta ter um fato de surf e uma prancha para ir para o mar. O local escolhido, bem como as marés são fulcrais para ter uma sessão de surf de qualidade.

Felizmente em Portugal encontra vários locais para o poder fazer. Conheça os melhores.

Melhores praias para surfar em Portugal: 10 locais incríveis


1. Ericeira

melhores praias para surfar em Portugal praia da ericeira

Falar do surf da Ericeira é falar de Tiago Pires: o surfista português mais famoso e o primeiro do WCT, onde competiu durante sete anos.
O atleta da RedBull foi criado na Ericeira, considerada reserva mundial do surf, apesar de ser uma pitoresca vila piscatória.

O seu mar forte, batido, ar bastante iodado, areia grossa e clara parece proporcionar o cenário perfeito para colocar a região como um dos melhores destinos para a prática de surf em Portugal.

2. Costa da Caparica

melhores praias para surfar costa da caparica

A sua proximidade a Lisboa, faz da Costa da Caparica um dos destinos mais populares e concorridos para a prática de surf ou simplesmente para usufruir de uns simpáticos dias de praia.

Convém, por isso mesmo, chegar um pouco cedo para evitar a multidão – uma das grandes desvantagens desta praia.

E foi nas praias da Costa da Caparica que o bodyboarder Hugo Pinheiro aa RedBull deu início àquela que seria uma brilhante carreira na modalidade. As ondas da Caparica parecem, assim, dar alguma sorte, até porque Hugo foi quatro vezes campeão nacional e três vezes campeão europeu.

Arrisque a sua sorte e quem sabe não se deixa inspirar por este espírito vencedor.

3. Cascais

melhores praias para surfar cascais

De Carcavelos ao Guincho, Cascais está repleto de boas praias e de ondas que apelam à prática de surf. Mas foi pelo bodyboard que a atleta da RedBull Teresa Bonvalot inicialmente se apaixonou, quando ainda era criança. Todavia, o surf acabou por falar mais alto, talvez pela tentação das ondas que lhe marcam os dias.

O que é certo é que com apenas 19 anos, este é um nome que já provoca muitos sorrisos. Afinal, foi com 13 anos que começou a competir na Liga Nacional de Surf, tendo conquistado o 7º lugar. Em 2013, recebeu o seu primeiro wildcard para provas do World Championship Tour, o que lhe tem permitido competir regularmente nos grandes palcos do surf internacional.

4. Praia do Norte, Nazaré

melhores praias para surfar em Portugal praia do norte

A Praia do Norte é famosa pelas ondas gigantes – algumas das maiores do mundo e por ter sido o local onde, em novembro de 2011, o surfista Garrett McNamara surfou a maior onda do ano, segundo os prémios Billabong. Esse acontecimento catapultou a costa da Nazaré para o estrelato.

5. Peniche

melhores praias para surfar peniche

As praias de Peniche ajudaram Portugal a ganhar a fama de capital de surf da Europa, nomeadamente a Praia de Supertubos, mundialmente famosa pelas ondas poderosas, denominadas de “tubo europeu”.

Além disso, uma vez por ano, as competições do ASP World Tour são realizadas nesta pequena e tranquila vila de pescadores.

Foi, aliás, em Peniche que Vasco Ribeiro, surfista da RedBull, alcançou alguns resultados sólidos no WQS, nomeadamente a conquista do quarto título nacional e o 13º lugar na etapa do circuito mundial.

6. Praia do Amado, Costa Vicentina

melhores praias para surfar praia do amado

Esta é uma das melhores praias para a prática do surf, devido às fortes correntes e ondas de alta altitude, o que faz com que este local receba competições com frequência.

Além disso, é facilmente acessível, não apresenta dificuldade de estacionamento, o que faz com muitos optem até por viajar de caravana para uns dias de férias.

7. São Torpes, Alentejo

melhores praias para surfar sao torpes

A região do Alentejo é bastante procurada no verão, pelas suas praias paradisíacas e temperaturas de sonho.

Mas para a prática de surf nem todas são adequadas. São Torpes é perfeita, com a sua areai grossa e ondas imponentes.

8. Arrifana, Costa Vicentina

melhores praias para surfar em Portugal praia da arrifana

É uma das praias mais bonitas de Portugal, por estar cercada de grandes falésias, tendo bem perto uma pequena aldeia de pescadores, que confere um aspeto tão casual e tranquilo à região.

A Praia da Arrifana é popular para a prática de surf, mas também para a prática de bodyboard. As ondas são fortes e turbulenta e o local de uma beleza capaz de deixar alguém de boca aberta.

9. Espinho

melhores praias para surfar espinho

A mesma praia que enviar os pescadores para a apanha do peixe, é a mesma praia banhada por ondas potentes de tamanho considerável, ideais para a prática de surf.

Além disso, é uma praia muito extensa, com um total de 17 quilómetros, o que faz com que seja sempre possível o seu spot especial para relaxar.

10. Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

melhores praias para surfar cabedelo

Viana do Castelo é uma das cidades mais bonitas do norte de Portugal e, hoje em dia, classificado como um destino de surf de qualidade internacional. Essa reputação deve-se, essencialmente à Praia do Cabedelo, com o seu areal fino em formato de meia lua e um cenário de fundo de pinheiros que impõem respeito.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].