Publicidade:

5 das melhores pastelarias no Porto que deve conhecer

Visitar algumas das melhores pastelarias no Porto é ter a certeza de que encontramos um local onde vamos criar muitas memórias do paladar. Ora veja.

 
5 das melhores pastelarias no Porto que deve conhecer
Locais irresistíveis para uma merecida pausa.

São locais históricos, que foram crescendo com várias gerações e que nos marcam profundamente. Falamos de algumas das melhores pastelarias no Porto e que provam como a pastelaria é muito mais do que comer um bolo ou um doce. É criar e reviver memórias, num mundo que parece envolto numa bolha de magia, que é trabalhada durante a noite, para que de manhã sejamos presenteados com tantas delícias.

Bolos dos mais diversos sabores e feitios, folares, croissants, scones, salgados e pão, muito e bom pão: a lista dos produtos que encontra em algumas das melhores pastelarias no Porto é mesmo vasta e enche até as almas menos gulosas.

Conheça 5 das melhores pastelarias no Porto


Algumas das melhores pastelarias no Porto são casas centenárias que adoçam a cidade com as suas especialidades e sem as quais a Invicta já não parece fazer sentido. Até porque, lá diz a sabedoria popular: “no estômago há sempre espaço para uma boa sobremesa”.

1. Confeitaria do Bolhão

Esta é uma casa bem antiga e conhecida na Baixa Portuense, mesmo em frente à porta sul de entrada do Mercado do Bolhão, que está agora em fase de reabilitação, mas que em breve voltará a abrir portas com toda a sua glória e esplendor.

Abriu as portas em 1896 e um dia normal começava por receber as pessoas mais abastadas da cidade, que por ali paravam para tomar o pequeno-almoço. Esteve alguns anos encerrada, no final do século XX, mas reabriu as portas em 1995, com a atual gerência, devidamente remodelada, mas conservando os traços, estruturas e cores originais, mantendo a tradição de um local que marca a Invicta.

A missa da Confeitaria do Bolhão é fabricar, comercializar e servir produtos com diversidade e inovação, sempre tendo em conta a elevada qualidade e os preços competitivos.

  • Onde: Rua Formosa, 339

Saiba mais sobre esta pastelaria no Porto aqui >>

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Confeitaria do Bolhão (@confeitariadobolhao) a

2. Padaria Ribeiro

A história da Padaria Ribeiro começou a ser escrita no final do séc. XIX, mais propriamente em 1878, na antiga Praça do Pão, na cidade do Porto.

Nessa altura, os fundadores imprimiram ao estabelecimento a tradição e a qualidade dos produtos, que são, aliás, características identitárias que sempre foram mantidas até à atualidade.

E mesmo assim, tantos anos depois, a Padaria Ribeiro continua a ser uma referência na pastelaria e padaria portuense. Por lá encontra pães, salgados, biscoitos, sandes, tostas, pastelaria doce, tartes e bolos, num local onde “a tradição ainda é o que era!”

  • Onde: Praça Guilherme Gomes Fernandes, 21

Saiba mais sobre esta pastelaria no Porto aqui >>

3. Leitaria da Quinta do Paço

Decorria o ano de 1920, quando a Leitaria da Quinta do Paço iniciava a produção de leite, manteiga, queijo e chantilly, sendo, assim, a primeira empresa do setor a distribuir leite pasteurizado em garrafas de vidro, numa altura em que a distribuição ainda era feita em bilhas que as vendedoras do Porto transportavam à cabeça.

À medida que os anos foram passando, a Leitaria da Quinta do Paço foi ganhando fama e impondo a qualidade dos seus produtos que se mantêm até hoje e, nos anos 50 foi criado aquele que é o pastel de referência da marca e que começou por ser vendido ao balcão em saquinhos de papel encerado: o éclair com cobertura de chocolate.

Hoje a Leitaria da Quinta do Paço conhece uma nova fase de revitalização e expansão e além da loja principal na baixa da cidade, tem muitas outras, onde pode encontrar verdadeiras delícias, incluindo, o café de marca própria, o LQP Coffee. Trata-se de um lote premium de sabor suave, aromático e encorpado, que permite não só dar a verdadeira experiência do café tradicional, como também criar bebidas deliciosas e mais encorpadas.

  • Onde:
    • Loja da Baixa do Porto: Praça Guilherme Gomes Fernandes, 47-51
    • Loja Norteshopping: Centro Comercial Norte Shopping, Loja 1142, 1º Piso
    • Loja Mercado Bom Sucesso: Praça do Bom Sucesso, 74 -90, Loja 31-32
    • Loja de Matosinhos: Rua Brito Capelo, 1288
    • Loja de Vila do Conde: Praça da República, 90
    • Loja de Lisboa: Av. João XXI, 53 C
    • Loja de São Domingos de Benfica: Alameda Manuel Ricardo Espírito Santo

Saiba mais sobre esta pastelaria no Porto aqui >>

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Leitaria Da Quinta Do Paço (@leitariadaquintadopaco) a

4. Petúlia

A pastelaria / confeitaria Petúlia é mesmo um lugar com história, onde muitas estórias têm lugar e as recordações são acompanhadas de sabores e cheios bem doces.

Criada a 25 de maio de 1972, este espaço fica situado na Rua Júlio Dinis, bem no coração do Porto, sendo, assim, um ponto de referência da Invicta, onde não faltam receitas tradicionais e de qualidade. E é esta a base da sólida reputação da doçaria tradicional, nomeadamente, o Bolo-Rei, muito conhecido e elogiado também a nível internacional.

  • Onde: Rua Júlio Dinis, 775

Saibs mais sobre esta pastelaria no Porto aqui >>

5. Tavi

A Tavi é mais uma das históricas e melhores confeitarias no Porto, tendo sido inaugurada em 1935 e, além da pastelaria tradicional, tem vindo a introduzir novas receitas, produtos mais delicados e sobremesas contemporâneas, que pode degustar na confeitaria ou levar para casa para assinalar momentos especiais.

Uma das grandes vantagens da confeitaria Tavi é a localização com vista panorâmica para o Oceano Atlântico e para a convidativa marginal da Foz, revelando-se como um espaço confortável, harmonioso e funcional, para desfrutar a qualquer hora do dia, em qualquer refeição e em qualquer época do ano.

  • Onde: Rua Senhora da Luz, 363

Saiba mais sobre esta pastelaria no Porto aqui >>

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tavi – Confeitaria da Foz (@taviconfeitariadafoz) a

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].