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Qual é a melhor posição para dormir na gravidez?

Com a evolução da gravidez torna-se cada vez mais difícil dormir adequadamente. Adotar a melhor posição para dormir na gravidez é fundamental.

 
Qual é a melhor posição para dormir na gravidez?
Dormir na posição mais correta traz benefícios para a mãe e para o bebé

Está provado que a melhor posição para dormir na gravidez é deitada de lado e virada, de preferência, para o lado esquerdo. Ao adotar uma posição correta para dormir, a grávida está a contribuir para aumentar o seu conforto e diminuir a dor nas costas e no pescoço. Para além disso, garante e facilita a circulação sanguínea, essencial para assegurar a segurança e desenvolvimento adequado do bebé.

Ao longo da gravidez, principalmente no primeiro e terceiro trimestres, é possível que sinta alguma dificuldade para dormir e descansar adequadamente. As mudanças pelas quais está a passar e a ansiedade podem tirar-lhe o sono e trazer várias preocupações. Conforme as semanas vão passando, as alterações corporais, nomeadamente o aumento do volume da barriga, podem fazer com que seja difícil encontrar uma posição confortável para dormir.

Posições para dormir que deve evitar durante a gravidez


Dormir de costas

melhor posicao para dormir na gravidez e gravida a dormir de costas

Na maioria dos casos, a posição de dormir de costas não é aconselhada. Isto verifica-se principalmente a partir do terceiro trimestre de gestação, devido à pressão que é exercida no útero, restringindo o fluxo sanguíneo.

Quando a grávida se deita de costas, o peso do útero faz pressão sobre a coluna, intestinos, vasos sanguíneos principais e músculos. Ao longo da evolução da gravidez o peso abdominal vai aumentando e pode provocar hemorróidas, dores musculares e dificultar a circulação sanguínea. Para além disto ser um grande desconforto para a grávida, também o aporte de oxigénio e sangue para o bebé podem ser dificultados.

Dormir deitada de costas nos dias que antecedem o parto pode atrasar o trabalho de parto. Isto acontece porque esta posição impede que a pélvis aumente de diâmetro.

Dormir de barriga para baixo

gravida a dormir de barriga para baixo

A posição de dormir de barriga para baixo deve ser evitada. Conforme a gravidez vai progredindo e o volume abdominal vai aumentando, vai se tornando cada vez mais difícil, ou até mesmo impossível, dormir de barriga para baixo.

Mesmo que adormeça deitada para um dos lados, é perfeitamente normal mudar de posição enquanto dorme e acordar noutra posição. Se isto acontecer não tem qualquer problema. Volte a virar-se de lado para adormecer de novo.

Qual é a melhor posição para dormir na gravidez?


gravida a dormir na posicao correta

Segundo o recomendado por vários especialistas, a melhor posição para dormir na gravidez é deitada de lado e, de preferência, voltada para o lado esquerdo.

Ao dormir deitada de lado a circulação sanguínea é facilitada e diminui a sensação de mal-estar provocada pela pressão que o peso do útero provoca sobre os principais vasos sanguíneos. Isto beneficia também a quantidade de nutrientes e oxigénio que são transportados para o bebé através da placenta.

Dormir deitada de lado faz também com que os rins funcionem de forma mais eficiente. Consequentemente, vai diminuir o inchaço dos tornozelos, pés e mãos causado pela circulação sanguínea deficiente e retenção de líquidos.

Como, para qualquer pessoa, é difícil permanecer a dormir na mesma posição durante toda a noite, o ideal é que a grávida vá alternando entre o dormir virada para o lado direito e esquerdo. Ainda assim, deve evitar dormir na posição virada de costas ou de barriga para baixo. Isto é especialmente importante a partir da segunda metade da gravidez.

É normal que, com a evolução da gravidez e o aumento de volume e peso do abdómen, a grávida comece a acordar mais frequentemente durante a noite e com necessidade de ajustar a posição para ficar mais confortável. Para ajudar a acomodar a barriga, ancas e coluna podem ser utilizadas almofadas e posicionar as pernas mais elevadas. Ao elevar as pernas, está a diminuir a tensão sobre os vasos sanguíneos e a diminuir possíveis dores e desconforto.

Ao longo da gravidez, principalmente a partir da segunda metade, o importante é que a grávida adote uma posição para dormir confortável. Ao adotar a melhor posição para dormir na gravidez, vai conseguir descansar verdadeiramente e ter um sono saudável e reparador.

Em caso de dúvida, o ideal é que a grávida procure sempre aconselhar-se junto do médico assistente.

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Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.

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