Por que fica de mau humor quando tem fome? Nós sabemos a resposta!

Se fica frequentemente de mau humor quando tem fome, saiba que isso deve-se a um mecanismo relacionado com a chegada de um nutriente ao cérebro. Curioso?

Por que fica de mau humor quando tem fome? Nós sabemos a resposta!
Fique a saber também.

Também fica de mau humor quando tem fome? Não é o único a sentir isso, bem pelo contrário, esta condição é comum à maioria das pessoas.

Este sentimento, muitas vezes parecido com o sentimento de raiva, quando se está com fome não é novo e na verdade é uma condição muito real.

Quando uma pessoa passa algum tempo sem comer, o corpo provoca uma resposta que faz com que a pessoa reaja com irritação. Mas existe uma explicação científica para isso.

Mau humor quando tem fome: que relação?


mau humor quando tem fome

Quando fica de mau humor devido à fome, fica impaciente com os assuntos que o rodeiam, com o seu companheiro ou com todas as pessoas no geral.

A razão por trás disso são os níveis de glicose no cérebro, controlados pelo açúcar no sangue. Esse nível de glicose realmente ajuda quando se trata do controlo de impulsos, impulsos estes que neste caso provocam sentimentos como mau humor e irritabilidade.

As pessoas que apresentam níveis mais baixos de açúcar no sangue e um baixo metabolismo apresentam, geralmente, comportamentos mais agressivos como resultado da mistura de fome e mau humor.

Restringir-se durante todo o dia pode ser cansativo e também gasta muita energia. Esta energia é alimentada em grande parte pela glicose, que é fornecida pelos alimentos que come. Então, quando não come ou quando se priva de alimentos, está a privar-se da glicose que precisa.

É fundamental que não deixe o seu corpo muitas horas sem alimento, porque, se o fizer, poderá realmente perder a capacidade de se controlar a si mesmo e aos seus impulsos.

O impacto que esta relação provoca


discussao de casal

Privar-se da comida não é saudável e os efeitos colaterais vão mais além de ficar irritado ou de mau humor. Existe ciência por trás das emoções que experimenta quando é privado de comida.

Por exemplo, alguns dados sugerem que os casais estão mais propensos a discutir e a ter comportamentos agressivos quando estão com fome. Então, se você e seu parceiro estão a passar por momentos difíceis, verifique se ambos se estão a alimentar corretamente.

Novas dietas, falta de tempo para realizar as refeições, mudança de hábitos diários… Todos estes aspetos relacionados com a alimentação podem estar também a contribuir para momentos mais tensos e de maior irritabilidade.

Ter hábitos alimentares diários é importante para garantir que não se sente cansado, sem foco para realizar as tarefas básicas e vai evitar um potencial comportamento agressivo.

Dicas para evitar ficar com fome e, consequentemente, de mau humor


1. Prepare as suas refeições com antecedência

refeicoes preparadas

Se tem uma rotina muito atarefada, a melhor maneira de evitar estes sintomas ou negligenciar as refeições é através de hábitos regulares, como preparar as refeições com antecedência. Desse modo, vai evitar ficar de meu humor devido à fome.

2. Planeie os lanches

lanche saudavel

É importante ter sempre preparados alguns snacks para ir comendo sempre que tem fome. Estes pequenos lanches devem ser de fácil acesso e não devem ser muito pesados a nível de alimentos e nutrientes.

Se é uma pessoa que fica de mau humor quando tem fome, considere andar sempre com alimentos para os momentos em que o estômago começa a dar sinais.

3. Não fique muitas horas sem comer

horario das refeicoes

Para manter o seu corpo e a sua mente a trabalhar de forma adequada, não deve ficar muitas horas sem comer nada. Mesmo que não sinta fome, é importante ir dando combustível ao organismo.

Mesmo as pessoas que estão a tentar perder peso devem fazer pequenos lanches para evitar ficar grandes períodos de tempo de estômago vazio.

4. Dê os nutrientes certos ao seu corpo

alimentos nutritivos

Os melhores tipos de alimentos para comer são aqueles que são digeridos lentamente como os ricos em fibra. A proteína também é uma ótima opção se estiver a tentar evitar sentir fome.

Se perder uma refeição, ingira uma peça de fruta. A fruta possui açúcar que é digerido rapidamente e chega onde é necessário rapidamente.

Em suma…


Agora que entende por que fica de mau humor quando tem fome, já pode evitar este sentimento. Dê alimento ao seu organismo, alimente o seu cérebro e verá que tem dias mais descansados e livres de chatices.

Não se esqueça de planear as suas refeições e dar ao seu corpo os nutrientes certos para manter este problema à distância.

Veja também: