Publicidade:

Como preparar as marmitas para crianças: 5 ideias essenciais

As refeições escolares são uma ótima escolha para os mais novos. Mas se optar por fazer uma marmita para crianças, convém que saiba algumas dicas.

 
Como preparar as marmitas para crianças: 5 ideias essenciais
Saiba por que alimentos deve ser composta a marmita das crianças

Pensar em juntar uma série de alimentos saudáveis para o almoço das crianças pode ser um verdadeiro desafio diário. As marmitas para crianças devem ser idealizadas com um especial carinho e cuidado, que nem sempre é uma tarefa fácil.

Mas nós ajudamos e damos dicas e alternativas fáceis e saudáveis para ter sempre várias opções em mente.

 O que colocar na marmita para crianças?


marmita para criancas

A maioria das escolas fornece as refeições às crianças nos dias de aulas, contudo, existe sempre a possibilidade de optar por mandar uma marmita com o almoço com opções igualmente saudáveis simplesmente para sair da rotina habitual.

Em casos de passeios ou visitas de estudo, as refeições feitas em casa também são uma excelente alternativa para assegurar que a criança de alimenta bem.

Uma marmita saudável deve ter sempre:

  • Hidratos de carbono amiláceos: como o pão, as batatas, o arroz ou as massas;
  • Frutas e legumes: frescos ou saladas. Gelatina também poderá ser opção ocasionalmente;
  • Uma fonte de proteína: como carne, peixe, ovo, leguminosas ou uma alternativa láctea (queijo);
  • Água ou outra bebida: como sumos sem adição de açúcar e águas aromatizadas.

 

5 ideias de marmitas para crianças


ideias marmitas para criancas

Forneça uma variedade de alimentos de cada um dos grupos de alimentos acima referidos a cada dia da semana. Uma semana de marmitas para crianças pode ser assim:

– Segunda-feira –

  • Salada de massa espiral com atum e pimentos vermelhos;
  • 1 Maçã às rodelas com 3 nozes;
  • Água para beber.

– Terça-feira –

  • Wrap de peito de peru com queijo, tomate e cogumelos;
  • 1 Muffin de mirtilos;
  • Água aromatizada para beber.

– Quarta-feira –

  • Sande de ovo com alface, milho e molho de iogurte;
  • 1 Gelatina com frutas;
  • Água para beber.

– Quinta-feira –

  • Salada de batata com peito de frango desfiado e cenoura raspada;
  • Salada de frutas sem açúcar adicionado;
  • Água para beber.

– Sexta-feira –

  • Douradinhos no forno com arroz primavera (ervilhas ou feijão verde e cenoura) e salada de tomate;
  • 1 Banana com canela;
  • Sumo natural de laranja para beber.

Incluir sopa nem sempre é fácil ou até mesmo adequado. Mas sempre que possível, a sopa deve fazer parte das marmitas para crianças.

A sopa é um alimento muito importante e deve estar presente nas duas refeições principais: o almoço e o jantar. Quando o mesmo não é possível, deve-se ingerir mais saladas ou legumes cozinhados.

Dicas práticas para ter uma marmita saudável, segura e cheia de sabor


marmitas para crianças

1. Varie nos alimentos que coloca

Um dos pontos principais a ter em consideração nas marmitas para crianças é certificar-se que as mesmas não são repetitivas e monótonas.

É fundamental que haja variedade nos alimentos para garantir uma boa ingestão de todos os nutrientes.

2. Opte por produtos sazonais

As frutas e os legumes sazonais acrescentam cor e textura à marmita, e ainda podem ser mais baratas e saborosas que as restantes.

3. Inclua a criança na preparação

Deixe que a criança participe ativamente na compra e preparação dos alimentos que vão na marmita. Não só está a deixar que a criança se sinta incluída no processo como será mais fácil aceitar os alimentos que leva.

4. Leia os rótulos

É muito importante que haja uma leitura dos rótulos sobre a informação nutricional. Só assim saberá exatamente aquilo que está a comprar e se realmente o alimento é adequado ou não para a criança.

5. Certifique-se que os alimentos são transportados em condições adequadas

A segurança alimentar deve ser uma prioridade principalmente no que diz respeito a alimentos que são destinados a crianças. Assegure-se que a marmita leva alimentos que não se estragam, caso a mesma não seja colocada numa temperatura adequada.

6. Não se esqueça da hidratação

A água é imprescindível numa marmita. Sempre a criança tiver sede deverá ser água a bebida preferida. Mesmo que não seja exclusivamente para a hora da refeição, a água é um item obrigatório e preferencial relativamente a sumos e bebidas açucaradas.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].