Manteiga ou margarina: há uma vencedora neste duelo?

Quem nunca ouviu falar neste tema, manteiga ou margarina, provavelmente não anda atento aos assuntos quentes da alimentação. Na verdade, este tema nunca deixou de ser um assunto muito falado e debatido. Ambas apresentam benefícios e ambas apresentam os seus pontos negativos, ainda que sejam distintos. Esclareça as suas dúvidas.

Manteiga ou margarina: há uma vencedora neste duelo?
Este é um debate que parece não ter fim.

O debate permanece aberto: manteiga ou margarina? Será que já há um vencedor desta batalha?

A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir da gordura do leite. É comumente usada na culinária e na panificação.

A margarina é obtida a partir de óleos de origem vegetal, nomeadamente de óleo de girassol, milho, soja, entre outros.

A saúde é, sem dúvida, uma preocupação comum. Como tal, fazer as melhores escolhas alimentares é uma questão importante. Por isso, neste artigo, vamos discutir os prós e os contras da margarina e da manteiga para tentar chegar a uma conclusão que nos diga qual deverá ser a nossa escolha.

Manteiga vs margarina: o que as distingue?


manteiga ou margarina

A manteiga é um produto derivado do leite, e como fonte concentrada de gordura do leite, é composta principalmente de gordura saturada.

A margarina é um alimento que foi criado para ser uma alternativa à manteiga. Por ser feita com óleos vegetais ricos em gorduras polinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol LDL, é frequentemente recomendada como um substituto saudável para o coração.

Tendo por base vários estudos que associam uma alta ingestão de gordura saturada a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, começou-se a recomendar que as pessoas limitassem seu consumo deste género de produtos na década de 1970.

Além do seu conteúdo de gordura, o grau de processamento é outro fator que as diferencia, isto é, a margarina é um alimento altamente processado, enquanto a manteiga é basicamente gordura láctea concentrada.

Vantagens e desvantagens da Manteiga


colesterol e doencas cardiovasculares

1. Vantagens

A manteiga pode conter vários nutrientes não encontrados em muitos outros alimentos, principalmente aquelas que são feitas a partir de leite de vacas alimentadas com pasto ao ar livre.

As vacas que pastam ao ar livre dão origem a manteiga mais nutritiva. Contém mais:

  • Vitamina K2
  • Ácido linoleico conjugado
  • Butirato
  • Ómega-3

No entanto, a manteiga é geralmente consumida em pequenas quantidades, e por isso a sua contribuição para a ingestão total desses nutrientes é baixa.

2. Desvantagens

Em oposição, encontra-se a opinião de alguns especialistas que consideram que a manteiga possui uma grande quantidade de gorduras saturadas e colesterol, e aconselham as pessoas a limitarem sua ingestão.

O consumo excessivo de gordura saturada e colesterol é um fator de risco para doenças cardíacas, além de aumentar o colesterol LDL.

Vantagens e desvantagens da Margarina


gordura saturada

1. Vantagens

Os benefícios da margarina dependem do tipo de óleo vegetal que contém e de como é processado.

De uma forma geral, as margarinas são ricas em gordura polinsaturada.

A gordura polinsaturada é geralmente considerada saudável. Pode até ter benefícios para a saúde do coração quando comparada com a gordura saturada.

Algumas margarinas possuem ainda fitoesteróis, compostos que existem naturalmente em óleos vegetais e estão relacionados com a diminuição do colesterol LDL e do colesterol total.

2. Desvantagens

Embora a margarina possa conter alguns nutrientes amigos do coração, também é verdade que contém gordura trans, que tem sido associada a um risco aumentado de doença cardíaca e outras doenças crónicas.

Os óleos vegetais não são sólidos à temperatura ambiente como a manteiga, e para torna-los sólidos a sua estrutura é alterada quimicamente, num processo conhecido como hidrogenação, que envolve a exposição dos óleos a altas temperaturas e alta pressão.

Manteiga ou margarina: como escolher a mais saudável


compra de manteiga ou margarina

A decisão de escolher manteiga ou margarina depende do indivíduo e de suas necessidades alimentares específicas.

Mas não há uma opção verdadeiramente saudável quando se trata de manteiga ou margarina, mas as dicas a seguir podem ajudar a facilitar a escolha da melhor manteiga ou margarina:

  • Procure por margarina com a menor quantidade de gordura trans, preferencialmente zero gramas;
  • Esteja ciente de que as empresas de alimentos podem alegar que um produto contém zero gramas de gordura trans, quando na realidade tem menos de 0,5 gramas por porção;
  • Se a margarina contiver óleos parcialmente hidrogenados, ela irá conter gordura trans, mesmo que a etiqueta indique zero gramas;
  • Se comprar manteiga, escolha manteiga feita com leite proveniente de vacas que se alimentam ao ar livre;
  • Escolha uma marca que tenha um gosto agradável. Quando uma pessoa não gosta, tem a tendência a consumir mais para compensar a falta de sabor;
  • As gorduras trans endurecem à temperatura ambiente, então quanto mais dura for a margarina, mais gorduras trans contém à partida;
  • O colesterol é encontrado apenas em produtos de origem animal. A maioria das margarinas contém pouco ou nenhum colesterol, enquanto a manteiga contém uma quantidade significativa de colesterol.

 

Em conclusão…


Os seus perfis nutricionais são diferentes. Enquanto a manteiga é rica em gordura saturada, a margarina é rica em gordura insaturada e, às vezes, em gordura trans.

Se preferir margarina em vez de manteiga, escolha marcas isentas de gordura e selecione produtos feitos com óleos saudáveis, como o azeite.

Se a manteiga é a preferida, considere a compra de produtos feitos a partir de leite de vaca alimentados ao ar livre.

A manteiga e a margarina parecem semelhantes e são usadas para o mesmo propósito na cozinha. Mas não há um vencedor claro nesta área.

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