Publicidade:

7 Dicas para fazer a sua lista de compras de supermercado

Preparar semanalmente a lista de compras de supermercado é essencial para evitar gastos desnecessários e poupar algum dinheiro no fim do mês. Perceba como.

7 Dicas para fazer a sua lista de compras de supermercado
Não perca estas sete dicas

Não é novidade para ninguém que a melhor forma de poupar e organizar as compras mensais passa por fazer uma lista de compras de supermercado. Para começar, vai ter que se dedicar e perder algum tempo a analisar as suas compras e as preferências da família mas, acredite, vale muito a pena! Tome nota.

7 Dicas para organizar a lista de compras do supermercado


1. Organizar a despensa

lista de compras de supermercado organizacao da despensa

A forma mais simples de otimizar a sua lista de compras de supermercado começa na despensa. À partida, pode parecer muito trabalho mas acredite que vale bem a pena. Assim, comece por fazer uma lista no Excel com tudo aquilo que compra habitualmente (produtos, quantidades e lojas), bem como os preços praticados nos seus supermercados habituais.

Com esta lista sempre disponível na sua cloud preferida, facilmente consegue saber o preço habitual de um produto para comprar sempre pelo melhor preço.

2. Confirme

lista de compras de supermercado ver lista de compras habitual

É importante que, uma vez por mês, reveja a sua lista de produtos, retirando produtos que já não compra, acrescentando outros e revendo as quantidades. Esta lista pretende facilitar o seu dia-a-dia e as suas compras, para saber sempre o que precisa comprar, para evitar gastos desnecessários e poupar tempo.

3. Planeie a ementa

lista de compras de supermercado planear refeicoes

Planear a ementa semanal é essencial para simplificar o seu dia-a-dia, para poupar e vai fazer toda a diferença na forma como organiza a lista de compras do supermercado. Ao definir as refeições para toda a semana, reduz o número de visitas ao supermercado, varia a ementa, alimenta-se melhor e sabe, exatamente, o que precisa de colocar na lista de compras do supermercado.

4. As apps são suas amigas

lista de compras de supermercado aplicacoes de telemovel

Há várias apps disponíveis que ajudam a fazer a sua lista de compras do supermercado, de despensa, uma lista de tarefas de forma mais ou menos organizada ou detalhada. Algumas permitem ainda que sincronize e partilhe as suas listas com quem quiser. Faça uma pesquisa e opte pela que melhor se adequa a si. Dois exemplos de aplicações práticas de usar são:

  • Buy Me;
  • Pie;
  • Wunderlist.

5. Pesquise

lista de compras de supermercado pesquisar promocoes na internet

Analise com cuidado os folhetos semanais, assine as newsletter dos seus produtos preferidos, adira aos cartões e aplicações dos seus supermercados habituais, não perca as publicações dos blogues e páginas do Facebook dedicados a promoções, descontos e passatempos.

Se possível, anote os preços das promoções para estar sempre em cima do acontecimento e não se deixar enganar.

6. Anote as faltas

lista de compras de supermercado anotar na lista o que e preciso

Se registar aquilo que vai acabando na despensa, vai ver que fica tudo muito mais simples, especialmente na hora de fazer a lista de compras de supermercado. Se usa uma das apps que sugerimos acima é mais imediato.

De outra forma, pode optar por colocar um quadro ou uma folha junto à despensa e frigorífico.

7. Encha a despensa

lista de compras de supermercado compras mensais

Logo que a sua carteira e a sua casa permitam, aproveite as melhores promoções para encher a despensa. Assim, vá ao supermercado de acordo com as promoções. Não só está a simplificar a sua vida, como poupa e ainda reduz o número de vezes que vais às compras. E, claro, quanto menos vezes for ao supermercado, menos gasta.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].