Lipoescultura: a cirurgia plástica ao serviço da beleza

A lipoescultura é considerada uma cirurgia plástica que tem como objetivo a remoção do excesso de gordura em determinadas partes do corpo, sendo essa mesma gordura colocada, posteriormente noutros locais estratégicos, como é o caso dos glúteos. Tudo para proporcionar um melhor contorno corporal.

Lipoescultura: a cirurgia plástica ao serviço da beleza
Saiba em que consiste o procedimento e como é feito.

A técnica de cirurgia plástica chamada lipoescultura apesar de ajudar a eliminar gorduras indesejadas e de as colocar em locais estratégicos, para modelar o corpo, não pode ser interpretada como uma forma de emagrecimento, sendo sempre aconselhável a prossecução de um estilo de vida saudável, com prática de exercício físico e adoção de uma alimentação equilibrada.

Como tal, a sua utilização está indicada quando existe gordura localizada que não consegue ser atenuada nem com o exercício físico e alimentação.

Como é feito o tratamento com lipoescultura?


lipoescultura procedimento

A lipoescultura é feita com a aplicação de anestesia local ou sedação, dependendo do local onde será retirada a gordura. Em seguida, o cirurgião plástico realiza os seguintes passos:

  1. Marcação da gordura a retirar na pele;
  2. Indução da anestesia e soro;
  3. Aspiração da gordura em excesso que se encontra por baixo da pele;
  4. Separação da gordura do sangue em aparelho próprio para centrifugar os líquidos;
  5. Introdução da gordura no local que deseja aumentar ou modelar.

Todos estes passos permitem, então, remover a gordura localizada, cuja quantidade a retirar varia de acordo com o paciente, pode demorar entre uma a duas horas e podem ser retirados entre dois a quatro litros de gordura. Na prática, em zonas como o abdómen ou flancos, pode registar-se uma perda de perímetro entre os cinco ou mais centímetros.

>> Saiba mais sobre este método. Fale diretamente com um profissional!

Quais são as contraindicações?


risco na lipoescultura do abdomen

Existem áreas do corpo que podem ser aspiradas sem correr grande riscos de flacidez da pele, como dorso, flancos, joelhos e pernas.

Contudo, noutras regiões, a flacidez pode ser um efeito secundário evidente, ainda que indesejado, como a parte interna das coxas, parte interna dos braços e abdómen. Desta forma, recomenda-se cautela na lipoaspiração destas áreas, para evitar resultados que não correspondem ao esperado.

Além disso, se o paciente possuir a partir de 10% a mais do peso ideal, os resultados da lipoaspiração não serão tão satisfatórios.

Esta informação deverá ser sempre transmitida pelo cirurgião plástico que deverá garantir o melhor resultado tendo em conta a sua situação. Na AgeClinic poderá encontrar a ajuda que precisa com profissionais de excelência que garantem a individualidade de cada caso, o fornecimento de toda a informação necessária para que fique perfeitamente esclarecido e toda a segurança dos procedimentos.

Possíveis efeitos secundários da lipoescultura


Por se tratar de um método invasivo, considere os seguintes efeitos secundários possíveis:

  • Hematoma;
  • Queimadura, caso a técnica seja mal aplicada;
  • Dor local;
  • Contorno irregular, caso o tratamento não seja feito por um profissional adequado;
  • Tromboses e embolias, pelo que é necessário que o médico que o acompanhava faça o devido histórico médico do paciente.

 

Como é a recuperação após uma lipoescultura e quando verá resultados?


resultados lipoescultura

Após a realização de uma lipoescultura, o paciente regista alguma dor e hematomas, que são atenuados uns dias depois do procedimento, sendo normal nos locais onde foi retirada e aplicada a gordura.

A recuperação depende do tipo de tratamento, da quantidade de gordura retirada, bem como da região intervencionada, mas poderá demorar entre uma semana a um mês, recomendando-se especial cuidado após as primeiras 48 horas. Durante o período de recuperação o descanso é benéfico, bem como a movimentação das pernas para evitar a formação de coágulos.

Quando verá os resultados da lipoescultura?

Apesar de alguns pacientes conseguirem notar algumas diferenças logo após o tratamento, apenas ao fim de três semanas terá a verdadeira perceção de como o seu corpo poderá ficar. Contudo, os hematomas e edema poderão demorar algum tempo a desaparecer, pelo que o resultado definitivo é visível entre três a quatro meses após a realização da lipoescultura.

Embora, não seja uma cirurgia plástica cujo objetivo é emagrecer, o paciente denotará a perda de peso, verá o corpo mais esguio e delgado.

Onde fazer uma lipoescultura?


Tratando-se de um procedimento invasivo, deverá consultar um especialista, para que tudo corra sem problemas e consiga alcançar os resultados desejados.

Na AgeClinic será acompanhado por uma equipa multidisciplinar que irá avaliar o seu corpo e historial clínico, de modo a proporcionar-lhe um tratamento adequado.

>> Marque já uma consulta de avaliação e fale com os especialistas.

Veja também:

Ler mais
AgeClinic Logo Contactos

Av. dos Combatentes da Grande Guerra, 44
4200-185 PORTO
(+351) 223 250 044 | (+351) 914 599 898
[email protected]

Clínicas em: Porto | Guimarães | Vila do Conde