Publicidade:

Lipodistrofia: o que fazer para tratar a distribuição anormal de gordura no corpo

A lipodistrofia é uma alteração da distribuição normal da gordura no corpo. Saiba quais são os tratamentos disponíveis.

 
Lipodistrofia: o que fazer para tratar a distribuição anormal de gordura no corpo
Será possível resolver este problema?

O conjunto de alterações que ocorrem na distribuição da gordura subcutânea, provocada por problemas no metabolismo denomina-se de lipodistrofia.

Essa distribuição desigual pode significar a acumulação ou a perda de gordura em determinadas partes do corpo. No primeiro caso é mais frequente verificar-se na barriga, seios e na parte de trás do pescoço. Já quanto à perda, essa é mais visível nos braços, pernas, rosto e nádegas.

Tipos de Lipodistrofia


fita metrica lipodistrofia

Este problema pode verificar-se principalmente em pessoas com diabetes ou que fazem tratamento com antirretrovirais para o HIV e pode manifestar-se de duas formas distintas:

  • Lipoatrofia: quando se verifica uma diminuição da gordura em braços, pernas, rosto e nádegas, deixando os músculos e as veias de pernas e braços bem visíveis;
  • Lipo-hipertrofia: quando ocorre uma concentração excessiva de gordura em determinadas partes do corpo, como abdómen, à volta do pescoço, na região dorsal entre os ombros, tórax e na região pubiana. Além disso provoca o aumento dos seios nas mulheres e o aparecimento no caso dos homens.

Além dos níveis desiguais de gordura, a lipodistrofia caracteriza-se ainda por provocar alterações dos níveis de gordura e açúcar no sangue, que aumentam o risco de doenças do coração e diabetes.

Tratamentos para a lipo-hipertrofia


gordura abdominal em excesso lipo hipertrofia

É certo que a lipodistrofia não tem cura, todavia existem comportamentos e tratamentos capazes de minimizar os seus efeitos, nomeadamente:

  • A prática de exercício físico, especialmente exercícios que visem a hipertrofia muscular e perda de peso;
  • Controlo rigoroso das alterações metabólicas que facilmente são associadas à lipodistrofia, como aumento dos níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue;
  • Tratamentos estéticos.

A par de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico – indispensáveis para uma vida mais saudável, encontrará nas clínicas BodyScience alguns tratamentos dermoestéticos que podem minimizar os efeitos visuais deste problema. Descubra quais são.

Lipoaspiração não Invasiva Titan

Para perder aqueles quilos a mais e eliminar a gordura localizada de forma rápida e segura, este método é o mais indicado, sem recorrer a cirurgia. Os resultados são mais visíveis em determinadas partes do corpo, nomeadamente abdómen, coxas, glúteos, braços e pernas.

Ver tratamento >>

Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo

Este método ajuda a reduzir a celulite e a flacidez, logo a perder alguns centímetros que tenha a mais e, consequentemente a gordura aculumada.

A tecnologia Tripolar atua nas diferentes camadas da pele, da mais superficial à mais profunda – daí o nome – o que provoca um tipo de ação combinada, que ajuda a aumentar a eficiência do tratamento e a reduzir bastante o tempo necessário para a duração do tratamento.

Ver tratamento >>

BodyShape

O tratamento Bodyshape é indicado para eliminar gordura, perder peso e tonificar o corpo de forma rápida, segura e sem esforço.
É bastante eficaz, até porque bastam 30 minutos de tratamento para obter resultados equivalentes a 750 abdominais.

Ver tratamento >>

PowerShape

A eficácia do PowerShape deve-se à junção de três métodos diferentes e complementares, que ajudam a resolver o problema da gordura localizada e a conquistar uma pele firme, sem flacidez nem celulite:

  • Ultrassons Convergente: para o tratamento de gordura localizada;
  • Radiofrequência Tripolar Cronus: para obter uma pele firme, sem flacidez;
  • Estimulação mecânica e sucção: para ajudar no emagrecimento e no combate da celulite.

Ver tratamento >>

Consulta de Nutrição e Reeducação Alimentar

E como nada disto adianta sem uma alimentação equilibrada, como já referimos, por que não recorrer à ajuda de um profissional que possa perceber melhor o seu organismo e necessidades e criar um plano totalmente personalizado?

Mas mais do que um tratamento, esta consulta é o início de uma reeducação alimentar que irá acompanhá-lo ao longo da vida.

Ver consulta >>

Tratamento da lipodistrofia


alimentos lipodistrofia

Quando a maior percentagem de gordura se localiza na zona abdominal, o risco de doenças crónicas não transmíssiveis é elevado. Quando a gordura se distribui por outras partes do corpo, a questão estética pode afetar a auto-estima.

Assim, não é de estranhar que o tratamento da lipodistrofia seja feito a um nível multidisciplinar, que podem incluir diferentes especialidades, como dermatologia, cirurgia plástica, cardiologia, endocrinologia, psicólogia, nutrição e personal training.

Poderá parecer demasiado, mas nada é demais quando o que está em causa é o bem-estar e auto-estima de alguém. Se acha que padece deste problema, converse com o seu médico de família para que possam, juntos, avaliar a situação e perceber qual o caminho a percorrer.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].