Lichia: uma fruta tropical pronta para o verão

A lichia é uma fruta tropical pouco utilizada em Portugal, mas não existem razões para isso. Pelo contrário, esta fruta é muito rica em micronutrientes.

Lichia: uma fruta tropical pronta para o verão
Experimente em sumos hidratantes e frescos.

A lichia é uma pequena fruta tropical. É cultivada em regiões subtropicais em todo o mundo e é especialmente popular na China, local de onde é nativa, e no sudeste da Ásia.

Conhecido pelo seu sabor doce e florido, são comidas frescas, e às vezes são usadas em gelados, sumos ou geleias.

As lichias são capazes de ajudar a gerir a pressão arterial, melhorar o processo de digestão, melhorar a circulação sanguínea, entre muitos outros benefícios que damos a conhecer neste artigo.

Lichia: como é esta fruta?


lichia

Esta deliciosa fruta pertence à família Sapindaceae e recebe o nome de Litchi chinensis, cientificamente.

As líchias geralmente apresentam uma forma redonda ou oval e a camada externa é feita de uma casca de textura rugosa e de diferentes tonalidades de vermelho. A casca sai facilmente para mostrar o interior da fruta, que é branco e muito macio.

São conhecidas pelo seu sabor doce e florido com uma textura gelatinosa. É um fruto de verão e é cultivado em climas tropicais.

Composição nutricional da lichia


Além de ser uma fruta com um sabor característico muito agradável, é extremamente saudável e possui uma composição rica em nutrientes.

Outra grande vantagem desta fruta, é o facto de ser composta por um elevado teor de água, o que a torna uma boa escolha para os dias quentes onde é preciso hidratar o organismo.

Apesar de ser composta essencialmente por hidratos de carbono, dos quais a maioria são açúcares, a lichia é rica em micronutrientes, incluindo vitamina C, vitamina B2, B3, B6, folato, cobre, potássio, fósforo, magnésio e manganês.

Por cada 100g, obtém-se:

  • Água: 81,76g
  • Energia: 66 kcal
  • Proteina: 0,83g
  • Lípidos: 0,44g
  • Hidratos de carbono, incluindo açúcares: 16,53g

 

Benefícios para a saúde do consumo de lichia


Como possui uma combinação de vitaminas e minerais, bem como antioxidantes, os seus benefícios são imensos.

1. Facilita a digestão

digestao facil

As lichias são ricas em fibras alimentares, que são necessárias para o bom funcionamento intestinal. Os movimentos intestinais regulares garantem que o corpo está a livrar-se de toxinas. Também atuam como estimuladoras de sucos gástricos e digestivos.

Um sistema digestivo saudável garante que o corpo está a absorver todos os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

 2. Ajuda na prevenção de cancro

prevencao do cancro

As lichias são ricas em antioxidantes e vitaminas que protegem o corpo do stress oxidativo. Os radicais livres danificam o DNA a um nível celular e causam o crescimento de células cancerígenas.

Esta fruta apresenta polifenóis e proantocianidinas, que têm um poderoso efeito sobre o crescimento cancerígeno.

3. Efeito antimicrobiano

microbios

As lichias ajudam o corpo a criar uma barreira mais forte contra infecções virais. Protegem ainda o sistema respiratório contra infecções e até acalmam os sintomas associados à asma.

 4. Gestão da pressão arterial

medidor de tensao arterial

As lichias ajudam a moderar e equilibrar o fluxo sanguíneo no corpo. O potássio é um excelente vasodilatador e pode manter o coração saudável, relaxando todas as artérias.

O seu teor de sódio reduzido, ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e a manter as funções metabólicas do corpo, impede a restrição dos vasos sanguíneos e também das artérias.

5. Melhora a circulação sanguínea

circulacao sanguinea

A boa quantidade de ferro e cobre estimula a circulação do sangue. A deficiência desses compostos pode causar fadiga e ser prejudicial, pois é através da circulação que se garante o transporte de nutrientes para todo o corpo.

As lichias ajudam a equilibrar o fluxo de sangue por todo o corpo.

6. Anti-envelhecimento

anti envelhecimento

Uma dieta rica em antioxidantes e vitamina C pode garantir um processo de envelhecimento mais lento, promovendo a saúde no geral. As lichias são uma boa fonte de vitamina C, um componente relevante no anti-envelhecimento.

A vitamina C pode ainda melhorar a elasticidade e a produção de colagénio, levando a uma pele mais radiante e flexível.

Sumo de lichia, abacaxi e manga fresco


Sumo de lichia, abacaxi e manga fresco

Uma vez que estamos no verão e muitas vezes procuramos alternativas saudáveis para refrescar o corpo, deixamos aqui uma receita muito fácil para aproveitar nos dias de calor e que serve para toda a família.

– Ingredientes –

  • 1 ananás pequeno
  • 1 manga
  • 8 lichias
  • 1 copo de água de coco
  • 4 cubos de gelo

– Modo de preparação –

  1. Preparar as frutas: descascar o ananás, a manga e as lichias. Remover aa casca ou a pele e as sementes.
  2. Colocar as frutas juntamente com a água de coco e os cubos de gelo numa liquidificadora. Ligar até obter uma mistura homogénea e cremosa.
  3. Servir com gelo.

Bom apetite!

Veja também:

Cofidis