LaPerm: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

O manto encaracolado é a marca registada do LaPerm, que existe nas variedades de pelo curto e semi-longo. Descendente de um simples gato de celeiro, esta raça é relativamente rara até no seu país de origem, onde tem uma grande legião de seguidores. O que não é de admirar já que, além da singularidade, conquista pelo seu caráter.

LaPerm: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
O seu pelo frisado marca pela diferença.

Quem vir o LaPerm pela primeira vez, terá a sensação que este gato apanhou um choque elétrico ou que o seu dono decidiu fazer-lhe uma permanente. Embora não seja nem uma coisa nem outra, a segunda hipótese está mais ligada à sua história, já que o nome LaPerm remete para o famoso penteado muito usados nos anos 80.

Mas ninguém alterou o seu pelo (nem as suas sobrancelhas e bigodes); este é o resultado de uma mutação genética dominante, pelo que é possível recorrer ao cruzamento com outras raças para manter o pólo genético variado e saudável. É por essa razão que ele surge em todas as cores e padrões.

Características gerais do LaPerm


Grupo: Gatos de pelo curto e semi-longo

País de Origem: Estados Unidos da América

Porte: médio

Peso ideal: de 3kg a 5kg

Cor: Todas as cores e padrões são permitidos.

Esperança Média de Vida: de 10 a 15 anos

Preço médio: de 480€ a 750€

 

Características específicas do LaPerm


É importante notar que os gatos desta raça costumam ficar carecas pelo menos uma vez na sua vida, o que pode acontecer quando são bebés ou quando as fêmeas estão com o cio. Esta troca de pelos é normal na raça e o novo manto cresce passadas algumas semanas ainda mais forte, brilhante e vistoso.

Excelentes caçadores, os LaPerm são bastante determinados e estão sempre a pensar em como conseguir aquilo que querem, fazendo uso das patas para abrir portas ou para chamar a atenção dos donos.

Tal como os cães, podem escolher uma ou duas pessoas da casa para serem fiéis, mas são muito carinhosos com toda a família, interrompendo muitas vezes o que estavam a fazer para subir para o colo de alguém e dar marradinhas com a cabeça.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do LaPerm


Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 10 anos

Idoso

10 – 15 anos

 

Físico do LaPerm


laperm

Imagem: purrfectcatbreeds.com

É um gato de aspeto invulgar, cuja principal característica é a pelagem densa e encaracolada que lhe cobre todo o corpo, sobretudo na zona do pescoço, orelhas e cauda para a variedade de pelo semi-longo.

A cabeça do LaPerm é em forma de cunha com contornos suaves e o focinho é arredondado e saliente, podendo os bigodes e sobrancelhas serem encaracolados como o seu pelo. As patas são longas, sendo as traseiras ligeiramente mais longas que as dianteiras, e a cauda é comprida, afilada e emplumada.

Temperamento do LaPerm


Meigo e extrovertido, o La Perm é capaz de desenvolver uma forte ligação com os donos e gosta de se inteirar de todas as atividades da casa. Faz de tudo para ser notado e, caso não seja bem-sucedido, também não é de guardar rancor, procurando de imediato outra tarefa para se entreter.

A sua docilidade estende-se igualmente a crianças em idade escolar e outros animais, se socializados desde pequenos. A maioria está sempre pronta para a brincadeira, até mesmo com estranhos.

Problemas de Saúde do LaPerm


Estômago e intestinos

  • Tricobezoares.

Rins

  • Problemas renais.

 

Cuidados a ter com o LaPerm


Pelo

  • Para o LaPerm de pelo curto, basta escovar uma vez por semana; a variedade de pelo comprido já exige duas escovagens semanais. Se a escovagem tornar o pelo liso, basta molhar as mãos e passá-las entre os fios que a ondulação volta naturalmente.

Ouvidos

  • Faça uma limpeza semanal com um produto próprio.

 

Origem do LaPerm


Em 1982, uma gata chamada Speedy teve uma ninhada de seis gatinhos numa quinta do Oregon, Estados Unidos da América. A dona, Linda Koehl, reparou que uma das crias tinha nascido com orelhas maiores e sem pelo, que começou a surgir encaracolado passadas algumas semanas.

Apesar das diferenças, não foi dada atenção a esse gato, a quem deram o nome de Curly. Dez anos depois, Koehl decidiu então trabalhar no desenvolvimento da raça, descobrindo que o gene responsável por essa pelagem era dominante. Iniciou-se o cruzamento apenas entre gatos com essas mesmas características e os animais foram depois apresentados em exposições.

Com a ajuda de geneticistas e outros criadores, a raça foi-se aprimorando, tendo sido reconhecida, nas variedades de pelo curto e pelo semi-longo, pela TICA (Associação Internacional de Gatos) e CFA (Cat Fanciers’ Association) em 1995.

Curiosidades sobre o LaPerm


O LaPerm é uma raça “rex”, um termo usado para descrever animais que possuem uma mutação genética responsável pelo seu pelo macio e encaracolado. Estão reconhecidos vários gatos deste tipo, incluindo o Cornish Rex, o Devon Rex, o Selkirk Rex e, claro, o LaPerm. Embora a sua pelagem se assemelhe, estas raças apresentam fisionomias, cores e personalidades diferentes.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo