Lanches saudáveis para crianças: como devem ser

Considerando a importância dos lanches saudáveis para crianças, a mudança de pequenos hábitos diários já faz uma grande diferença na saúde dos mais pequenos.

Lanches saudáveis para crianças: como devem ser
Descubra a importância dos lanches e ainda os alimentos que o devem constituir.

Escolher lanches saudáveis para crianças é mais fácil do que parece. Mas saberá escolher os melhores alimentos?

Em Portugal, a obesidade infantil está a atingir valores muito elevados, sendo que já um terço da população mais jovem possui excesso de peso ou obesidade.

Uma alimentação adequada é essencial em todas as fases da nossa vida. No entanto, em idade pediátrica as atenções devem ser redobradas já que as crianças precisam de se alimentar bem de modo a conseguirem suprir todas as exigências do corpo.

Importância dos lanches saudáveis para crianças


Durante a vida escolar, a crianças estão num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento físico e cognitivo, que implica uma quantidade elevada de energia e nutrientes que ajudam a que o processo corra da melhor maneira possível.

Os lanches escolares representam uma mais-valia na alimentação das crianças:

  • Asseguram a energia e nutrientes necessários para conseguirem aprender melhor e obterem resultados mais animadores do que diz respeito ao desempenho escolar;
  • Ajudam a distribuir melhor o aporte energético longo do dia;
  • Promovem períodos de jejum mais curtos;
  • Fazem com que a criança não coma de forma excessiva na refeição principal, principalmente se forem ricos em vitaminas, fibras e hidratos de carbono de absorção mais lenta.

Serão os lanches das nossas crianças saudáveis?


Atualmente o que se verifica, é que os lanches enviados pelos pais para as crianças ingerirem nos intervalos da escola são tudo menos saudáveis.

São compostos por alimentos muito açucarados e com grandes quantidades de gorduras, ao passo que os laticínios e a fruta são cada vez menos presentes nos mesmos.

Todas estas escolhas, ou más escolhas, afetam o desempenho escolar das crianças e podem ter repercussões significativas na saúde das mesmas.

Por que alimentos deve e não deve ser composto o lanche das crianças?


peça de fruta e lanches saudáveis para crianças

A composição dos lanches das crianças devem corresponder aos seus gostos, existindo alguns alimentos que são fundamentais:

  • Laticínios: iogurte de beber, pacote de leite ou queijinhos individuais (devem ser privilegiadas as versões magras);
  • 1 Peça de fruta: maçã, pêra e banana são as mais usuais por serem mais fáceis de comer;
  • 1 Cereal: o mais comum é o pão, sendo o pão integral, de cereais ou de mistura os mais adequados. Pode conter um recheio, por exemplo fiambre de peru. As bolachas também podem ser uma alternativa ao pão, preferencialmente as que não contém grandes quantidades de açúcar e gorduras.

Por outro, existem alimentos que se devem manter fora das opções dos lanches saudáveis para crianças.

O que não deve conter no lanche das crianças?

  • Refrigerantes: além de serem bebidas muito açucaradas, possuem outros aditivos e são gaseificadas;
  • Doces e bolos: não são recomendados quaisquer alimentos dentro destes grupos. Aqui inserem-se ainda bolachas e biscoitos com recheio de chocolate, por exemplo.

Como fazer a criança gostar do lanche que leva?


Antes de mais a participação na preparação é um ponto que pode ter muita importância na hora de lanchar. Se as crianças estiverem envolvidas na escolha dos alimentos, mais facilmente os irão ingerir.

Depois de deixar a criança ajudar na preparação, é uma questão de hábito até conseguir comer o lanche saudável sem hesitar.

Claro que existem momentos em que poderá levar alimentos que não são recomendados para todos os dias, contudo, deve-se ter em atenção para não repetir o procedimento muitas vezes seguidas.

5 Sugestões de lanches saudáveis para crianças


  • 1 Iogurte sólido de aromas magro + 1 pão de centeio com 1 fatia de fiambre peru/frango + 1 maçã;
  • 1 Pacote de leite meio gordo simples + 4 bolachas tipo Maria + 5 morangos;
  • 1 Néctar de fruta + 1 pão integral com 1 fatia de queijo flamengo magro + 1 tangerina;
  • 1 Pacote de leite achocolatado + 3 tostas integrais + 1 banana;
  • 1 Iogurte líquido de aromas magro + 1 pão de mistura com 1 fatia fina de marmelada + 1 pêra.

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