Lampreia de ovos: a receita tradicional e uma express

A lampreia de ovos pode ser preparada da forma tradicional ou numa versão mais prática e rápida. Veja as duas opções que selecionamos para si neste artigo.

 
Lampreia de ovos: a receita tradicional e uma express
Prepare esta deliciosa sobremesa para o fim-de-semana.

A lampreia de ovos é mais uma entre as sobremesas típicas da culinária portuguesa. A origem deste prato atribui-se, sobretudo, ao Mosteiro de Santa Clara, e costumava comercializar-se em caixas de papel colorido para a época natalícia ou aniversários.

Este doce, em forma de lampreia, é feito com ovos moles e fios de ovos, decorado com glacê e frutas cristalizadas. Se aprecia todos estes ingredientes, tome nota destas duas opções de preparação, uma tradicional e outra com a Bimby, e experimente preparar em casa para o fim-de-semana.

2 Receitas de lampreia de ovos


1. Lampreia de ovos tradicional

Apesar de não ser dos pratos mais simples de preparar, é tradicional e muito saboroso, portanto confira os passos a seguir e faça uma ou mais vezes até que chegue ao resultado perfeito.

– Ingredientes –

  • 20 gemas
  • 2 ovos
  • 1 kg de açúcar
  • 5 dl de água
  • 2 claras
  • 1 figo cristalizado
  • 1 cereja cristalizada
  • Amêndoas prateadas q.b.

– Ingredientes para o glacê –

  • 3 colheres de sopa açúcar em pó
  • 1/2 clara
  • 3 gotas de sumo de limão

– Modo de preparação –

  1. Misture as gemas com os ovos e mexa levemente com um garfo só para os cortar. Passe por um passador de rede.
  2. Deite o açúcar e a água num tacho largo, deixando ferver em lume brando durante 8 minutos, nem 1 segundo a mais.
  3. Junte as claras de ovo batidas e retire-as depois de cozidas (serve apenas para fazer espuma no açúcar).
  4. Leve de novo a calda ao lume, deite as gemas de ovo num funil e deixe cair em fio no meio do tacho, onde o açúcar está a formar a espuma. Deixe ferver 30 segundos, mexa com cuidado, vire-os, retire com uma escumadeira e escorra.
  5. Repita a operação até gastar 2/3 das gemas. Sempre que retirar os fios de ovos, junte 2 colheres de sopa de água no açúcar, de modo a manter o ponto.
  6. Quando terminar de fazer os 2/3 da massa dos fios de ovos, deite 1 decilitro de água na calda do açúcar, deixe ferver e retire as impurezas com uma escumadeira.
  7. Reduza o lume ao mínimo possível para manter a fervura e deite uma colher de sopa de gemas, que irão começar a alastrar, formando uma espécie de crepe meio transparente.
  8. Com uma colher, empurre para os lados, para obter uma capa o mais fina possível. Deixe cozer lentamente até ficar mais opaca e brilhante.
  9. Com cuidado, ponha a escumadeira por baixo, levante a capa, vire-a e deixe-a cozer de um lado e do outro.
  10. Retire, ponha num prato e repita até acabar as gemas. Coloque 1/3 dos fios de ovos num prato, dispondo-os da formar a lampreia, mais grosso do lado da cabeça e mais fino do lado da cauda.
  11. Cubra com as capas, dando-lhes a forma da lampreia e tendo o cuidado da capa da cabeça ser mais espessa do que as que cobrem o corpo.
  12. Para a boca da lampreia abra-a com a ajuda de uma tesoura e coloque um gomo de figo cristalizado com a casca virada para fora a fazer de língua da lampreia. Espalhe o resto dos fios de ovos à volta da lampreia.
  13. Com o açúcar em pó, a meia clara de ovo e o sumo de limão, prepare o glacê e decore a lampreia com ele. Corte a cereja ao meio e coloque-a no sítio dos olhos da lampreia.
  14. Com o glacê desenhe a boca, os lábios (contornando o figo), os olhos (em volta das cerejas) o lombo e os contornos todos.
  15. Coloque as amêndoas prateadas nos fios de ovos que envolvem a lampreia. No final tosta-se toda a superfície da lampreia de ovos com um ferro em brasa para imitar o manchado da pele e depois contorna-se com fio de ovos.

2. Lampreia de ovos pequena e simples na Bimby

Já se preferir uma receita mais simples, para poucas pessoas, e que tenha uma preparação mais prática, esta é a receita para si.

– Ingredientes –

  • 75 g de água
  • 190 g de açúcar
  • 7 gemas grandes
  • Fios de ovos

– Modo de preparação –

  1. No copo da Bimby, com a borboleta inserida, coloque a água, o açúcar e as gemas. Programe 10 min./Vel.1/Temp. Varoma.
  2. Depois de pronto, envolva 2-3 segundos na vel. 4. Deixe arrefecer.
  3. Retire o doce de ovos, já frio, para uma travessa colocando-o sobre o comprido para lhe dar a forma de lampreia.
  4. Por cima decore com os fios de ovos, faça os olhos com uma cereja cristalizada cortada ao meio e a boca com uma amêndoa.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Mulher Portuguesa e Sabores Aconchegantes, respetivamente.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].