Publicidade:

Labrador Retriever: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Adapta-se a qualquer ambiente, é um excelente companheiro para a família, dá-se muito bem com outros animais e tem uma capacidade de inteligência acima da média. O Labrador Retriever é uma raça muito sociável e que vai animar qualquer um, mesmo no trabalho de cão de caça, guia, farejador, busca e salvamento e terapia.

 
Labrador Retriever: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Um companheiro de muitas brincadeiras.

De natureza amigável, o Labrador Retriever é um cão bastante ágil, de excelente faro, que se adapta a qualquer ambiente, pois tem uma grande vontade de agradar a quem o rodeia.

Dadas as suas capacidades apuradas de inteligência, capacidade de faro e perspicácia é, muitas vezes, a raça privilegiada pela polícia nas missões de buscar e salvamento, bem como para cão guia para cegos.

Características gerais do Labrador Retriever


Grupo: Grupo 8 – Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água

Finalidade: cão de busca e salvamento

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Canadá

Porte: grande

Altura: de 54cm a 57cm

Peso ideal: de 23kg a 30kg

Cor: preto, castanho ou bege

Esperança Média de Vida: entre 10 a 13 anos

Preço médio: de 300€ a 450€

 

Características específicas do Labrador Retriever


Enquanto cachorro, o Labrador Retriever é uma raça hiperativa que exige algum controlo e bastantes atividades para que possa desgastar toda a energia e tornar-se mais calmo. Uma característica que o acompanha durante o crescimento. Pode levá-lo a correr na praia, para nadar, acompanhá-lo nas corridas ou passeios de bicicleta. Desde que esteja em ação, o Labrador é um cão feliz.

Não é, por isso, de estranhar, que o Labrador Retriever seja uma das raças mais apreciadas em todo o mundo.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Labrador Retriever


Bebé

1 – 24 meses

Adulto

24 meses – 10 anos

Idoso

10 – 13 anos

Físico do Labrador Retriever


labrador retriever

É um cão muito semelhante ao Golden Retriever, à exceção da quantidade de pelo.

O Labrador possui um crânio e focinho largo; mandíbulas sólidas; olhos castanhos, de expressão doce e inteligente; orelhas pequenas; peito largo; e membros fortes.

Temperamento do Labrador Retriever


São cães muito animados, ativos e sociáveis, mas toda esta energia deve ser domada desde cedo, caso contrário correrá o risco de ter cães irrequietos e hiperativos, algo que acontece principalmente até aos três anos.

Durante os anos seguintes, os Labradores têm um desejo incontrolável de engolir pedras, meias e bonecos, por isso, tenha cuidado com o que deixa espalhado lá por casa.

São animais que se relacionam muito bem com crianças, possuindo uma personalidade calma e paciente.

Problemas de Saúde do Labrador Retriever


Sistema cardiovascular

  • Alterações cardíacas.

Ossos

  • Displasia coxofemoral.

Olhos

  • Alterações oftalmológicas.

 

Cuidados a ter com o Labrador Retriever


Pelo

  • Escovar diariamente.

Dentes

  • Escovar duas a três vezes por semana.

 

Origem do Labrador Retriever


A raça Labrador Retriever descende do “Cão de Saint-Jones”, que vivia no século XVIII na ilha de Terra Nova, no Canadá, e era utilizado pelos pescadores de bacalhau para recuperar os peixes escapados da rede. No início do séc. XIX, foi levado para a Grã-Bretanha, onde se mantem popular até aos dias de hoje.

Quanto ao nome, existem teorias diferentes sobre a sua origem. Uma delas indica que deriva da palavra catalã “labrador”, que significa trabalhador e que reúne o maior consenso junto dos especialistas da raça.

O Labrador Retriever quase entrou em extinção em 1880, devido a restrições governamentais e leis tributárias: as famílias eram autorizadas a ter apenas um cão e as fêmeas eram mais dispendiosas, sendo abatidas logo à nascença, pelo que não havia procriação. Felizmente, os fãs ingleses na raça conseguiram inverter o cenário.

Curiosidades sobre o Labrador Retriever


O Labrador Retriever pode saltar até 8 metros, de uma só vez.

É um grande nadador e possui uma membrana interdigital e a sua pelagem levemente oleosa ajuda a mantê-lo aquecido.

Ele pode chegar a atingir a velocidade de 20 km/hora em apenas 3 segundos.

O filme “Marley e Eu” relata a história de um cachorro indisciplinado e a influência na família que o adotou. É um dos filmes mais bonitos sobre a raça.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].