Konjac: uma excelente fonte de fibras

O konjac é uma planta conhecida por ser uma excelente fonte de fibra dietética solúvel, utilizada para fazer farinhas, geleias e alguns suplementos alimentares.

Konjac: uma excelente fonte de fibras
Conheça os benefícios desta planta.

O konjac é uma planta de origem oriental, usada para fazer suplementos alimentares ricos em fibras, geleias e farinhas.

É usado tradicionalmente tanto na culinária japonesa quanto na medicina tradicional chinesa. Em Portugal, onde não é particularmente famoso, o konjac está presente maioritariamente em suplementos alimentares.

O que é o konjac?


konjac

A planta konjac tem uma raiz que é rica numa fibra dietética chamada glucomanano. Na realidade, é esta a parte da planta que é usada para o fabrico de farinha, geleias e suplementos alimentares.

  • Farinha de konjac: trituram-se os konjac secos para fazer a farinha que pode ser usada para fazer massas, por exemplo;
  • Geleia de konjac: após um processamento mais rigoroso, a farinha de konjac pode ser usada para fazer geleias ou gomas. Pode ser usada, em vez de gelatina, para engrossar alimentos.
  • Suplementos alimentares ricos em fibra: quando a geleia konjac é purificada, pode ser transformada em fibra solúvel que é usada como suplemento alimentar.

 

6 Benefícios do konjac para a saúde


O konjac tem vários potenciais benefícios para a saúde. Muitos desses benefícios estão relacionados à fibra presente, o glucomanano.

1. Controlo da diabetes

controlo da diabetes e konjac

O glucomanano pode ajudar as pessoas diabéticas a reduzir a ingestão de alimentos que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, isso porque se sentem mais satisfeitos durante mais tempo.

2. Perda de peso

perda de peso efetiva

As pessoas que estão numa tentativa de perda de peso, podem beneficiar do consumo de glucomanano.

O suplemento alimentar rico nesta fibra, pode ser uma ajuda importante para as pessoas com excesso de peso, a reduzirem o peso corporal. O suplemento pode ser ingerido como parte de uma dieta equilibrada e controlada a nível de calorias. Este tipo de fibra ajuda a pessoa a sentir-se mais saciada, além de retardar o esvaziamento gástrico.

3. Redução do colesterol

colesterol elevado

 

Ter colesterol elevado significa que há uma maior probabilidade de se vir a sofrer de problemas cardiovasculares.

As fibras solúveis em água são recomendadas para ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Cerca de 3 gramas por dia de glucomanano parece ser uma dose suficiente para que os níveis de colesterol sofram melhorias e consequentemente a saúde melhore também.

4. Reverte a obstipação

prisao de ventre

Tomar um suplemento de glucomanano pode ajudar a regular os movimentos intestinais de uma pessoa que é obstipada, tornando as evacuações mais frequentes. No entanto, isto nem sempre garante uma melhoria da consistência das fezes.

Mas não é só a obstipação que ajuda a resolver, também a saúde intestinal melhora com a ingestão desta fibra.

5. Melhora a aparência da pele

aparencia da pele

Mais uma vez, é a fibra presente no kojac que pode ajudar a melhorar a saúde da pele. Entre as melhorias previstas encontra-se, por exemplo, a acne que pode ser beneficiada com o glucomanano.

 6. Cicatrização de feridas

cicatrizacao de feridas

Além de ajudar na saúde da pele, o glucomanano também pode ajudar a tratar/curar as feridas mais rapidamente.

Os suplementos de glucomanano podem estimular a cicatrização de feridas devido à ação que podem exercer no sistema imunológico. 

Em conclusão…


Os produtos derivados do konjac têm vários benefícios para a saúde. Podem ajudar a manter baixos os níveis de açúcar e colesterol no sangue, melhorar a saúde da pele e do intestino, ajudar a curar feridas e promover a perda de peso.

Mas tal como acontece com todos os suplementos alimentares não regulamentados, o ideal é falar com um profissional de saúde antes de tomar konjac.

O konjac deve ser sempre consumido com água para evitar um risco de asfixia.

Veja também: