Kombucha: a nova bebida da moda que dá saúde e ajuda a emagrecer

A Kombucha é a nova bebida sensação e já há muitos que não a dispensam. Descubra mais sobre esta planta e os seus efeitos!

Kombucha: a nova bebida da moda que dá saúde e ajuda a emagrecer
Pouco conhecida em Portugal, esta planta já dispensa apresentações noutros países.

Apesar de ainda pouco conhecida em Portugal, a Kombucha é já uma bebida sensação noutros países da Europa e da América.

O sabor situa-se entre a cidra de maçã e o vinho. É uma bebida gaseificada, de sabor amargo e apresenta um cheiro avinagrado. Este seu sabor peculiar e os poderes benéficos que lhe são atribuídos devem-se a uma colónia simbiótica de bactérias e leveduras chamada “scoby”.

Mas se pensa que é uma bebida inovadora, desengane-se porque ela já existe há muito tempo, sendo considerada como elixir da vida na antiguidade.

O que é a Kombucha e quais as suas propriedades nutricionais?


kombucha

A Kombucha trata-se, na realidade, de chá verde ou preto fermentado por um fungo específico, o Scoby, formado através de uma simbiose entre leveduras e bactérias.

Apresenta elevado valor nutricional, visto que é rica em ácidos orgânicos, enzimas e vitamina do complexo B, tem propriedades antioxidantes, potencia a função hepática e a desintoxicação (um dos alimentos a incluir numa dieta detox), a perda de peso e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Este chá contém sempre uma pequena quantidade de álcool, devido à fermentação, mas como se situa abaixo dos 0,5% é considerada uma bebida não alcoólica.

Benefícios da Kombucha


funcionamento do sistema digestivo

O consumo desta bebida traz variados benefícios para o nosso organismo, nomeadamente:

  • Ajuda a emagrecer: a Kombucha ajuda a emagrecer, pois estimula o metabolismo basal e limita a acumulação de gordura corporal;
  • Contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo: devido à presença de enzimas e probióticos, a kombucha ajuda a alivar o mal-estar digestivo e os sintomas associados;
  • Potencia a função hepática: devido às suas propriedades antioxidantes e riqueza em ácidos orgânicos, esta planta ajuda a eliminar toxinas prejudiciais à saúde através da promoção da função hepática.
  • É uma bebida rica em ferro: derivado da fermentação, a Kombucha é uma bebida que fornece ferro, importante para o transporte de oxigénio aos tecidos;
  • Potencia a imunidade, protege as células de danos externos e de radicais livres e evita doenças inflamatórias;
  • Ajuda a preservar os níveis de colagénio: o colagénio é um dos componentes do tecido conjuntivo presente em tecidos como a pele e cartilagens. Como tal, ajuda a prevenir lesões articulares e o aparecimento de rugas.
  • Parece ainda ajudar a prevenir a diabetes e doenças cardiovasculares: apesar do seu elevado valor e propriedades nutricionais, o seu papel a nível da diabetes e doença cardiovascular ainda não são suportados por evidência científica consistente.

 

Como consumir e qual a dose diária recomendada de kombucha?


cha de kombucha caseiro

A recomendação atual é que se consuma cerca de 100ml por dia.

Receita de Kombucha para fazer em casa:

– Ingredientes –

  • Cultura de Kombucha
  • 70 a 100 gramas de açúcar por cada litro de água
  • Uma saqueta de chá verde ou preto por cada litro de água

– Modo de preparação –

  1. Numa panela grande, coloque a ferver dois a quatro litros de água. Quando esta entrar em ebulição, coloque as saquetas de chá e deixe repousar durante 15 minutos. Depois, deve juntar o açúcar antes do chá arrefecer e misturar para dissolver.
  2. Espere que o chá arrefeça até aos 25 graus e adicione a cultura de Kombucha (se a bebida estiver muito quente a cultura morre).
  3. Quando a bebida estiver à temperatura ambiente deve ser transferida para um recipiente de vidro, porcelana ou aço inoxidável.
  4. De seguida, cubra o recipiente com um pano ou guardanapo de papel e prenda com um elástico. Depois, guarde-o num local à temperatura ambiente (de preferência entre os 20 e os 30 graus) e sem luz durante oito a 12 dias, para que ocorra a fermentação.
  5. Quando passar os dias necessários, deve remover-se a cultura de Kombucha de dentro do recipiente, lavar e guardá-la para novas utilizações.

Nesse momento, a bebida já estará pronta e pode ser engarrafada. Para usufruir melhor da bebida pode deixá-la repousar durante cinco dias depois de engarrafada. E deve também reservar uma parte da bebida, cerca de 10%, para a preparação de um novo lote.

A Kombucha pode também ser adquirida já pronta nas lojas Celeiro por 1,49€.

A versatilidade da kombucha é um dos seus pontos fortes, podendo ser bebida simples, apenas com umas pedras de gelo, com sumo de fruta, ou em smoothies.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.