Publicidade:

Jack Russel Terrier: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Se viu o filme “A Máscara” certamente se recorda do cão mais interveniente do filme e da sua energia inesgotável. É um retrato fiel à raça de Jack Russel Terrier, pois é uma das raças mais frenéticas com que se irá deparar. Por isso, prepare-se para lidar com um cão que tem tanto de inteligente quanto de teimoso e energético.

 
Jack Russel Terrier: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Energia que ultrapassa o seu tamanho.

O Jack Russel Terrier é um Terrier amigável, sim, mas igualmente cheio de vida, alerto e ativo com uma expressão aguçada e inteligente, que às vezes até parece comunicar com o ser humano ao mesmo nível.

Por isso, são tão adorados, mesmo que estejam sempre à espreita, curiosos com tudo o que os rodeia e à procura de uma nova aventura.

Não é uma raça de cão para qualquer pessoa, visto que por vezes esta energia é uma bateria que não descarrega nunca, mas, quando controlado, é, sem dúvida, um cão terno, sociável e protetor dos seus.

Características gerais do Jack Russel Terrier


Grupo: Grupo 3 – Terriers

Finalidade: cão de caça

Ambiente ideal: apartamento

País de Origem: Reino Unido

Porte: pequeno

Altura: de 23cm a 30cm

Peso ideal: de 5kg a 6kg

Cor: branco com manchas pretas e/ou castanhas

Esperança Média de Vida: entre 10 a 15 anos

Preço médio: de 250€ a 400€

 

Características específicas do Jack Russel Terrier


Se viver com um Jack Russell Terrier prepare-se para ter a sua paciência testada até ao limite e não se deixar influenciar pelo seu tamanho pequeno de uma raça que tem a caça na sua natureza. Atualmente, essa capacidade pode ser usada para caçar ratos, toupeiras e raposas.

O Jack Russell Terrier é um cão independente e que gosta de fazer as coisas à sua própria maneira, por isso, o truque é usar recompensas e elogios nos momentos de aprendizagem e treino, para ele se sentir motivado e demonstrar como pode ser alegre, divertido e uma excelente companhia.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Jack Russel Terrier


Bebé

1 – 6 meses

Adulto

6 meses – 10 anos

Idoso

10 – 15 anos

Físico do Jack Russel Terrier


jack russel terrier

O comprimento do focinho do Jack Russell Terrier deve ser ligeiramente inferior ao do crânio.

No focinho, possui uma mandíbula forte, orelhas caídas e nariz geralmente negro.

O corpo do cão Jack Russell Terrier é compacto e musculado, formando uma espécie de pequeno retângulo.

Temperamento do Jack Russel Terrier


Este não é um cão para quem tem um coração mole ou dificuldade em ser firme e assertivo, pois a raça exige consistência e paciência.

É uma raça que aprende rápido, mas, por vezes, poderá querer fazer as coisas à sua própria maneira ou, então, é distraída por um qualquer fator externo inesperado e subitamente interessante.

Outro fator temperamental do Jack Russell Terrier é que ele ladra com frequência a outras pessoas e barulhos estranhos, pelo que, neste tipo de situações, o ensinamento é extremamente importante.

Problemas de Saúde do Jack Russel Terrier


Pele

  • Alterações dermatológicas.

Sistema neurológico

  • Alterações neurológicas.

Olhos

  • Alterações oftalmológicas.

Ossos

  • Displasia coxofemoral, luxação patelar, necrose asséptica da cabeça femoral.

Sistema respiratório

  • Pneumonias.

Sistema auditivo

  • Surdez.

 

Cuidados a ter com o Jack Russel Terrier


Pelo

  • Escovar uma vez por semana.

Dentes

  • Escovar duas a três vezes por semana.

 

Origem do Jack Russel Terrier


O criador da raça Jack Russell Terrier nasceu em 1795 em Dartmouth, Devon, em Inglaterra. Durante os anos de estudo em Oxford, desenvolveu uma paixão pelos cães, principalmente os de caça, pelo que resolver criar uma raça nova que fosse de tamanho pequeno, com membros curtos, mas capaz de entrar facilmente nos covis de outros animais.

Após o cruzamento de vários Terriers, a raça como hoje a conhecemos apareceu em meados do séc. XIX, mas apenas foi reconhecida um século depois.

Curiosidades sobre o Jack Russel Terrier


Muitas celebridades americanas são fãs da raça: Mariah Carey, Bette Midler, Paul McCartney, Goldie Hawn e Lindsey Lohan.

O Jack Russell Terrier é muito bom em saltos, podendo saltar até cinco vezes mais do que o seu tamanho.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].