Jaca: uma fruta doce como um “doce”

A jaca é uma fruta tropical bastante nutritiva e com sabor adocicado. É das mais versáteis na cozinha, podendo ser utilizada tanto em doces como em salgados.

Jaca: uma fruta doce como um “doce”
Nem sempre o aspeto dita o perfil nutricional.

A jaca é uma fruta tropical que tem vindo a ganhar adeptos ao longo dos últimos anos. Tem um sabor doce distinto e pode ser usado para fazer uma grande variedade de pratos. Também é muito nutritiva e pode ter vários benefícios para a saúde.

É a maior fruta que cresce em árvore, podendo chegar a pesar 35kg, embora isso seja bastante raro.

Venha conhecê-la melhor e saber quais são as vantagens do seu consumo.

O que é a jaca?


jaca

A jaca é uma fruta exótica cultivada em diversas regiões tropicais do mundo, mas é originária do sul da Índia. Faz parte da família de plantas que inclui o figo e a amora.

A jaca tem uma pele exterior espetada e é de cor verde ou amarela. Mas não se deixe enganar… Assim como acontece com tantas outras frutas com exteriores menos atrativos, têm um interior bastante macio e agradável de sabor.

Diz-se que o gosto é semelhante a uma combinação de frutas, incluindo maçãs, abacaxis, mangas e bananas, que lhe conferem um sabor frutado, e também incrivelmente doce, quase como um bombom.

A parte mais consumida é a polpa ou vagens, que são comestíveis tanto quando maduras quanto não maduras. Pode ser usado em pratos doces e salgados, incluindo sobremesas e caril. As sementes também são comestíveis.

Tanto os vegans como os vegetarianos costumam usar esta fruta como um substituto da carne devido à sua textura, que é comparável à carne desfiada. Mas em termos de composição nutricional, é bem diferente da carne.

Composição nutricional da jaca 


jaca inteira

A jaca tem um perfil nutricional impressionante. Ela contém uma quantidade moderada de calorias, sendo a maioria delas provenientes de hidratos de carbono e em menor percentagem de proteínas e gordura.

Além disso, a jaca contém algumas de quase todas as vitaminas e minerais necessárias, bem como uma quantidade razoável de fibras.

Por cada 100 gramas de alimento, obtém-se os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 94 Kcal
  • Hidratos de carnono: 24 gramas
  • Fibra: 1,6 gramas
  • Proteína: 1,5 gramas
  • Vitamina A: 297 IU (6% da Dosa diária recomendada – DDR)
  • Vitamina C: 6,7 miligramas (18% da DDR)
  • Riboflavina: 0,1 mg (11% da DDR)
  • Magnésio: 37 mg (9% da DDR)
  • Potássio: 303 mg (14% da DDR)
  • Cobre: ​​0,2 mg (9% da DDR)
  • Manganês: 0,2 mg (16% do DDR)

A jaca também é rica em vários tipos de antioxidantes, que provavelmente são responsáveis ​​pela maioria de seus benefícios para a saúde.

Principais benefícios da jaca para a saúde


1. Controlar o açúcar no sangue

controlo de acucar no sangue

A jaca tem várias propriedades que podem ajudar na gestão da glicose no sangue.

Tem um índice glicémico razoavelmente baixo, que é uma medida da rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de um alimento. Isso tem sido atribuído à fibra que fornece, o que retarda a digestão e ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.

Além disso, a jaca fornece algumas proteínas, o que pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição.

2. Proteger contra algumas doenças

protecao doencas cardiovasculares

A jaca é rica em alguns antioxidantes poderosos que fornecem vários benefícios para a saúde, incluindo um risco reduzido de várias doenças.

Antioxidantes protegem as células do stress oxidativo e inflamação, que muitas vezes resultam de danos causados ​​por radicais livres.

Aqui está uma visão geral dos antioxidantes mais abundantes em jaca:

  • Vitamina C: a jaca contém uma boa quantidade de vitamina C, o que pode ajudar a prevenir a inflamação.
  • Carotenóides: os carotenóides demonstram ajudar a diminuir a inflamação e reduzir o risco de várias doenças crónicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
  • Flavanonas: as flavanonas contêm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol – fatores importantes também na redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

 

A versatilidade da jaca à mesa


fruta jaca

A jaca é muito versátil e pode ser consumida crua ou cozida, em pratos doces ou salgados.

Para prepará-la, primeiro deve cortá-la ao meio e remover as vagens e as sementes. É importante notar que a parte branca e fibrosa dentro da jaca é pegajosa.

Quando esta fruta ainda está verde, tem um sabor mais adequado para receitas salgadas, já quando a fruta está madura é ótima para sobremesas doces.

Uma vez que é uma fruta exótica, a jaca fresca pode ser difícil de encontrar em supermercados, especialmente quando não está na estação. No entanto, muitas vezes é vendida em lata.

Algumas das suas utilizações são:

  • Utilizar a fruta como substituto de carne em tacos de jaca cozendo-a e depois combinando-a com vegetais e temperos.
  • Incorporar em molhos ou sopas. A fruta madura também fica bem misturada com iogurte e aveia.
  • As sementes podem ser torradas e depois combinadas com temperos a gosto.
  • Usar as sementes para fazer hummus.

 

Em conclusão…


A jaca é rica em nutrientes e antioxidantes e pode ter uma série de benefícios para a saúde, incluindo uma melhor gestão da glicemia.

Pode-se facilmente incorporar a jaca na dieta, comendo-a de forma simples ou em vários pratos, doces ou salgados. Faz uma excelente alternativa de carne em receitas vegetarianas e vegan devido à sua textura.

A jaca é muito saudável e por isso pode ser implementada na alimentação de todos, exceto daqueles que têm alergia ao polén de bétula.

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