A importância da alimentação nas nossas vidas by Vanessa Alfaro

Uma alimentação saudável é fundamental para termos uma boa saúde e mantermos a mente e corpo sãos.

A importância da alimentação nas nossas vidas by Vanessa Alfaro
Quais os alimentos essenciais para a nossa alimentação do dia-a-dia?

Hoje venho falar-vos sobre importância da alimentação para o nosso bem-estar e para a nossa saúde.

Uma alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento físico e intelectual desde a infância até à idade adulta.

Não sei se fazem ideia, mas a taxa de obesidade em Portugal está nos 50%, um valor bastante preocupante, que afeta principalmente as crianças. A má alimentação e a falta de exercício físico está presente no dia-a-dia dos Portugueses.

Principais causas de obesidade em Portugal


As principais causas para os valores elevados de obesidade em Portugal são simples e fáceis de combater:

  • Falta de organização na cozinha – Se optarmos por preparar as nossas refeições e organizá-las de forma saudável, será uma grande ajuda para combater os quilinhos a mais.
  • Comer fora – levar as refeições para o trabalho, para um passeio, para a escola é o ideal. Se não o fizerem caem sempre em tentação de ir à pastelaria do lado agarrar um bolo, refrigerantes, petiscos como batatas fritas, chocolates, gomas, alimentos não nutritivos e com calorias vazias.
  • Falta de tempo – Quando uma pessoa me diz que não consegue ter um estilo de vida saudável por falta de tempo, não acredito. Eu vejo por mim. É tudo uma questão de organizar o nosso dia em que, por exemplo, acordar mais cedo poderá ser a solução para o dia render mais. Se reservarmos uma hora do nosso dia para preparação de refeições tudo se tornará mais fácil. A dica que vos posso deixar é: organizem o vosso dia.
  • Falta de organização nas compras para casa – Uma regra fundamental é realizar uma lista de compras para que nada falhe e para que tragam apenas o necessário. Deixem de parte os chocolates, os salgados, as gorduras e nunca vão às compras com fome!
  • Falta de cuidado dos pais – É de extrema importância que os pais eduquem os filhos no que diz respeito à alimentação, é importante transmitirem aos mais novos a importância de ter uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Não se vive sem uma alimentação rica em proteínas, hidratos de carbono, minerais, vitaminas, gorduras boas e água.

De seguida mostro-vos os 6 grupos de alimentos que considero mais importantes na base de uma alimentação saudável e que abrangem todos os macro e micronutrientes essenciais.

Os 6 grupos de alimentos importantes para o nosso dia-a-dia


1. Massas, quinoa, pão integral, aveia

hidratos de carbono e importancia da alimentacao

Dentro deste grupo encontram-se os alimentos ricos em hidratos de carbono complexos.

Os hidratos de carbono complexos são de lenta absorção e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. São exemplos os cereais integrais, aveia, batata doce, arroz, massas e pão integrais, quinoa, feijão e grão.

2. Carne, peixe e ovos

proteinas e importancia da alimentacao

Ricos em proteínas, a carne, peixe e ovos são fontes de proteína animal essenciais para uma boa base proteica na nossa alimentação diária. A carne deve ser preferencialmente branca como o frango, perú e pato, por exemplo. Peixes gordos são também ricos em boas gorduras que vamos falar mais à frente.

De destacar também as as leguminosas e frutos secos, também importantes fontes de proteína de origem vegetal.

3. Frutas

frutas e importancia da alimentacao

Têm um grande conteúdo de água, vitaminas e minerais essenciais, fibra e uma variável percentagem de açúcar (frutose).

índice glicémico varia de fruta para fruta sendo que se deve optar por frutas de menor índice glicémico pois apresentam uma absorção de açúcar mais gradual como por exemplo o abacate, pera, ameixas, maçã.

4. Legumes

verduras e legumes e importancia da alimentacao

Ricos em água e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo como fibras, minerais e vitaminas. São ótimos para o bom funcionamento do sistema digestivo e com tão poucas calorias que podem ser consumidos em todas as refeições.

5. Gorduras saudáveis

gorduras e importancia da alimentacao

A gordura é o macronutriente que fornece mais energia por grama (9kcal/grama) pelo que deve ser consumida de forma moderada. O ideal é optar por gorduras saudáveis, insaturadas como por exemplo o azeite, abacate, peixes gordos como salmão e cavala, frutos secos, etc.

6. Lacticínios

lacticinios e importancia da alimentacao

Leites e derivados como os iogurtes e queijos, são alimentose ricos em proteínas e minerais como cálcio, que ajudam na formação dos tecidos musculares e ósseos.

Somos o que comemos e somos nós que fazemos as nossas escolhas alimentares.

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Vanessa Alfaro Vanessa Alfaro

É a criadora da página “Shape Your Body by Vanessa Alfaro”, onde partilha diariamente a sua forma de viver e encarar a vida. Em 4 meses perdeu 20 kg, alterando os seus hábitos alimentares com ajuda profissional, partilhando agora uma grande paixão por um estilo de vida saudável. Natural da Alemanha, vive em Aveiro onde estudou Línguas e Relações Empresariais.