Sabe qual a idade dos gatos em idade humana?

Todos os tutores gostam de saber qual a idade dos gatos em idade humana. Se tem um gato ou pensa em ter um, saiba como fazer este cálculo mais preciso.

Sabe qual a idade dos gatos em idade humana?
As fases de vida dos gatos são semelhantes às dos humanos

Os gatos passam por várias fases de vida semelhantes às dos humanos. No entanto, a duração destas fases difere de espécie para espécie. Talvez por esta razão, e por esta espécie ser cada vez mais a companhia de muitas pessoas, haja uma grande curiosidade acerca da idade dos gatos em idade humana.

Idade dos gatos em idade humana: fases da vida do gato


idade dos gatos em idade humana gato deitado de lado

Em muitos aspetos as fases de vida dos animais são semelhantes às nossas, mas regra geral os animais têm um desenvolvimento muito mais rápido.

1. Desenvolvimento dos sentidos

Os gatos nascem sem ouvir e sem ver, de olhos fechados, tal como os cães, mas ao contrário dos humanos, apesar de não terem a visão completamente desenvolvida, nascem de olhos abertos e já conseguem ouvir.

A partir de um mês de idade os bebés humanos já são capazes de fixar os objetos com o seu olhar, o que será equiparável ao “abrir os olhos” dos gatinhos entre os 7 a 10 dias de idade.

2. Desenvolvimento da dentição

A dentição também é um aspeto em comum entre os gatos e os humanos. Tal como as pessoas, os gatos nascem sem dentes, ganham os primeiros dentes de leite que depois caem e são substituídos por dentes decíduos.

Nos gatinhos os primeiros dentes surgem aproximadamente entre as 2 e as 3 semanas. Nesta fase é possível começarem a fazer a transição do leite das mães para a comida. Nos bebés humanos os primeiro dentes surgem entre os 6 e os 7 meses, no entanto por volta dos 4 meses já começam a comer as primeiras papas.

Os gatinhos com cerca de 4 semanas já têm a sua boca preenchida com dentes de leite. Depois, entre os 3 meses e os 9, caem os dentes de leite e preenchem a boca com os dentes definitivos nesta idade, o que nos humanos só acontece por volta dos 12 anos.

3. Desenvolvimento motor

Um gato com 2 meses de idade já se movimenta sozinho e é muito ágil conseguindo correr. Muitas vezes quando estão na rua com essa idade já conseguem ser autónomos. Os humanos só aprendem a andar autonomamente aos 2 anos.

4. Desenvolvimento sexual

Por volta dos 6 meses de idade os gatos estão desenvolvidos sexualmente, sendo nesta altura que as gatas começam a ter os primeiros cios e podem até já ficar prenhas.

Nos humanos a altura da puberdade, em que ocorre o desenvolvimento sexual, é por volta dos 13 anos.

5. Fase adulta

Os gatos atingem a idade adulta por volta dos 3 anos de idade e essa fase de vida dura até os 7 anos, idade em que se consideram séniores.

6. Fase sénior

A partir dos 7 anos de idade considera-se que os gatos são séniores.

Como calcular a idade dos gatos em idade humana?


idade dos gatos em idade humana gato a lamber pata

Agora que já comparamos as fases de vida do gato com as fases de vida das pessoas, é mais fácil ter uma ideia das idades às quais correspondem.

Estas fases no gato acontecem a um ritmo mais acelerado, pois os gatos têm um metabolismo mais rápido. Principalmente nas primeiras fases de vida, o ritmo de evolução dos felinos é muito rápido, por isso é que o seu desenvolvimento é maior do que os bebés humanos. A partir dos 2 anos, cada ano do gato corresponde a 4 anos humanos. E entre os 5 e os 10 anos envelhecem a um ritmo acelerado, correspondendo cada ano de gato a 7 anos humanos.

À medida que envelhecem o seu metabolismo também diminui e a partir dos 10 anos cada ano passa novamente a corresponder a 4 anos humanos.

Gato Homem
7 dias 4 semanas
15 dias 4 semanas
3 meses 2 anos
6 meses 13 anos
12 meses 16 anos
2 anos 24 anos
5 anos 36 anos
10 anos 56 anos
15 anos 76 anos
20 anos 96 anos

Como calcular a idade dos gatos em idade humana se não souber a idade do seu felino?


idade dos gatos em idade humana gato com veterinaria

Se recolheu o seu gato da rua, ou por qualquer razão não lhe disseram em que dia nasceu o seu companheiro, não se preocupe, pois há uma solução.

A pessoa mais indicada para o ajudar a estimar a idade do seu gato é o médico veterinário que tendo em conta vários fatores consegue indicar uma idade aproximada.

1. Dentição

O fator mais fiável a ter em conta é a dentição. Através do nascimento dos dentes e da troca do dentes de leite para os decíduos é possível saber a idade do animal com alguma precisão.

Quando são mais velhos é possível fazer um cálculo aproximado tendo em conta o envelhecimento dos dentes e acumulação de tártaro, no entanto este cálculo é menos preciso do que em animais jovens até aos 9 meses.

2. Outros fatores

Existem outros fatores a ter em conta quando avaliamos a idade do animal, mas a dentição é sempre o método menos falível. Estes fatores podem ser utilizados em conjunto com a avaliação da dentição.

O comportamento do animal pode indicar se se trata de um gato jovem ou mais idoso. Por exemplo, no caso de gatos mais jovens têm mais tendência para brincar e têm mais energia. Enquanto gatos mais velhos gostam de descansar e passam mais tempo a dormir.

Os pelos brancos podem também surgir num gato mais idoso.

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].