Husky Siberiano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

A sua natureza independente poderá tornar difícil a aprendizagem, mas nenhuma tarefa se revela impossível para o Husky Siberiano, muito inteligente e habituado a lidar com outros animais e pessoas, exigindo-se alguma paciência, para que a sua natureza livre, proveniente da semelhança com os lobos, não venha logo ao de cima.

 
Husky Siberiano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Um cão inteligente e independente.

O Husky Siberiano não demonstra as qualidades possessivas de um cão de guarda, nem se mostra desconfiado, antes é amável, gentil, atento e expansivo, com constantes provas de independência, mas sempre um cão companheiro agradável e disposto a trabalhar, principalmente ao ar livre.

Características gerais do Husky Siberiano


Grupo: Grupo 5 – Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo

Finalidade: cão de carga

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Rússia

Porte: médio

Altura: de 51cm a 60cm

Peso ideal: de 15kg a 28kg

Cor: todas

Esperança Média de Vida: entre 12 a 15 anos

Preço médio: de 500€ a 800€

 

Características específicas do Husky Siberiano


É uma raça impossível de não gostar, muita asseada, que adora crianças e que, ainda por cima, não ladra. Mas uiva, e bem alto.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Husky Siberiano


Bebé

1 – 12 meses

Adulto

12 meses – 12 anos

Idoso

12 – 15 anos

Físico do Husky Siberiano


husky siberiano

Os seus olhos claros fazem parte do seu perfil sedutor, de tal forma que é comum inspirar artistas, escritores e produtores de cinema. A isso, alia-se a sua capacidade atlética, visto ter sido utilizado, primeiramente, como puxador de trenós.

É isto que mais distingue fisicamente esta raça: os olhos, castanhos ou azuis amendoados, muitas vezes um de cada cor, e ligeiramente dispostos em oblíquo, com uma expressão viva e amigável, quase parecendo sorrir.

O Husky Siberiano apresenta uma pata típica de cão de neve, com pelos densos e planta muito sólida e um peito forte.

Temperamento do Husky Siberiano


Para ter um Husky Siberiano feliz basta dar-lhe algo com que se entreter, pois adoram manter-se ativos, essencialmente ao ar livre e isso irá desviar-lhe as atenções para comportamentos menos recomendáveis.

Aprendem rápido, mas é preciso fazê-lo com paciência, na medida em que rapidamente se esquecem do treino por querem mostrar-se como líder de matilha.

Problemas de Saúde do Husky Siberiano


Pele

  • Alterações dermatológicas.

Olhos

  • Doenças oftalmológicas.

Ossos

  • Necrose asséptica da cabeça femoral, luxação patelar, displasia coxofemoral.

Outros

  • Hipozincemia e uretra ectópica.

 

Cuidados a ter com o Husky Siberiano


Pelo

  • Queda abundante, principalmente na primavera e outono.

Dentes

  • Escovar duas a três por semana.

Unhas

  • Aparar duas vezes por mês.

 

Origem do Husky Siberiano


O Husky Siberiano tem origem na região do rio Kolyma, na Sibéria do Norte, onde surgiu há cerca de 2 mil anos, tendo sido desenvolvida por uma tribo seminómada, os Chuktii, com o objetivo de puxar trenós e pastorear o gado.

Em 1909, um mercador de peles introduziu a raça no Canadá para fazê-la participar de corridas de trenó. Em 1925, a quantidade de cães desta raça era tão grande que começaram a ser utilizados com outras finalidades, como entregar medicamentos a populações necessitadas e distantes dos centros citadinos.

Curiosidades sobre o Husky Siberiano


O uivo do Huskiy Siberiano pode ser ouvido até 16 km de distância.

Suporta temperaturas baixas, pois o seu corpo está preparado para o Ártico, com uma pelagem dupla tão densa que o protege do frio extremo.

Possuem a capacidade de controlar o metabolismo de modo a não gastar reservas de gordura desnecessariamente e não ficarem demasiado cansados.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].