9 Cuidados a ter para hidratar a pele durante o inverno

O frio, a chuva e o vento implicam que se tenham alguns cuidados especiais para hidratar a pele durante o inverno. Descubra quais são e cuide da sua pele.

9 Cuidados a ter para hidratar a pele durante o inverno
Cuidados importantes para uma pele saudável.

Depois de semanas de incerteza, o tempo mais frio chegou e com isso, há mais cuidados a ter para hidratar a pele durante o inverno, para mantê-la o mais saudável possível.

O ar nesta época do ano é fresco e seco, tomamos duches e banhos mais quentes e passamos muito tempo em lugares aquecidos, que também não têm humidade. Todos estes fatores deixam a pele desidratada, seca e sem brilho, e é por isso que fundamental hidratar a pele durante o inverno.

E pode ser complicado saber exatamente quais os cuidados a ter ou até alegar a falta de tempo para o fazer. Mas acredite: dedicar alguns minutos por dia para o efeito fará com que consiga preservar uma pele saudável e cuidada durante muito mais tempo.

Como hidratar a pele durante o inverno


O clima de inverno em nada favorece a nossa pele, dado que o tempo frio e os baixos níveis de humidade resultam numa pele seca, que pode, em casos mais graves, causar feridas e sangramentos. Para piorar, o ar quente dos espaços fechados também nos rouba a humidade necessária para neutralizar todos estes efeitos típicos da época e manter a pele jovem e macia.

Atente aos cuidados a ter para hidratar a pele durante o inverno.

1. Lavar a pele com água morna

hidratar a pele durante o inverno e lavar a pele com agua morna

É certo que a água quente no inverno sabe bem e parece aconchegar até a alma, porém não é propriamente o melhor cuidado a ter, por isso, e principalmente quando for apenas para lavar o rosto ou as mãos, faça-o com água morna, para evitar a remoção dos óleos naturais da pele.

2. Hidratar após lavagem

creme para hidratar a pele

A sua pele não só precisa de mais humidade, mas também de hidratação, preferencialmente logo após a lavagem para uma aplicação mais fácil.

Certifique-se de escolher uma fórmula de hidratante que contenha ingredientes naturais e nutritivos, preferencialmente com uma base de óleo em vez de água, pois é mais provável que tal fórmula ajude a pele a reter a humidade no inverno.

3. Proteger a pele

mulher protegida do frio

Não pense que apenas as crianças devem estar agasalhadas da cabeça aos pés. No inverno, todos os cuidados são poucos, principalmente no que diz respeito a hidratar a pele durante o inverno.

Habitue-se a usar luvas e cachecóis para proteger a pele dos ventos frios, da chuva e da neve. Atualmente há muitas opções bastante elegantes que lhe permitem sentir-se confortável e bonita.

E, claro, nunca se esqueça de colocar protetor solar – sim, mesmo sendo inverno, já que o sol nesta época do ano pode ser tão prejudicial quanto o sol de verão.

4. Cuidar do ambiente da casa

desumificador em casa

Os sistemas de aquecimento existentes em casa, nomeadamente ar condicionado, são bastante eficazes em termos de controlo de temperatura, seja inverno ou verão, todavia, têm sempre a tendência de secar o ar.

Para diminuir esse efeito, considere a aquisição de um destes equipamentos:

  • Um desumificador, para absorver a humidade;
  • Um humificador, para compensar a existência de ar demasiado seco;
  • Um purificador, para limitar as alergias.

5. Beba bastantes líquidos

mulher a beber cha

A tendência de ingerir líquidos no inverno é menor, mas não pode mesmo facilitar. Opte por opções de bebidas quentes, como chás, chocolate quente ou até água com limão.

6. Hidratar de dentro para fora

metades de laranja

Comer alimentos ricos em água pode ajudar a hidratar a pele de dentro para fora e é especialmente útil para quem tem dificuldade em beber líquidos no inverno. Aposte mais no consumo de melão, maçãs, laranjas, kiwi, tomate, pepino, abóbora e cenoura.

7. Não esquecer de esfoliar a pele

esfoliante para a cara

Muitas vezes esquecemo-nos este detalhe: ajudar a pele a livrar-se das células mortas permite que a mesma seja renovada e desenvolva um aspeto bonito e saudável.

Por isso, use um esfoliante no rosto, lábios, mãos e corpo, que não seja demasiado agressivo e, em seguida, hidrate bem a pele.

8. Evitar produtos e materiais desadequados

liquido limpeza de pele

Se tem alguns problemas dermatológicos como eczema, dermatite ou psoríase, deve evitar produtos alergénios e irritantes que possam desencadear um surto alergénico ou que despoletem a doença.

A pele no inverno fica sempre mais frágil, por isso, deve evitar tecidos mais irritantes, bem como detergentes carregados de produtos químicos. Opte por roupas de algodão e produtos de limpeza suaves.

9. Usar máscaras caseiras

mascara de pele caseira

As máscaras de hidratação caseiras podem fornecer a humidade necessária nos meses de inverno, sem a vertente dos químicos existentes na maior parte dos produtos disponíveis nos supermercados ou lojas da especialidade.

Assim, pode apenas usar ingredientes hidratantes naturais como mel, abacate, iogurte, azeite e óleo de amêndoa, banana e aloé vera. Há várias receitas para criar um creme ou pasta que vão deixar a sua pele mais bonita e cuidada.

Veja também: