Publicidade:

10 hábitos noturnos que fazem engordar: tome atenção!

Mesmo com um comportamento regrado durante o dia, reconheça se tem algum destes hábitos noturnos que o podem fazer engordar e comece já hoje a mudar.

 
10 hábitos noturnos que fazem engordar: tome atenção!
Conheça os erros que pode estar a cometer

Com hábitos mais ou menos regrados durante o dia, muitos erros se cometem quando se chega a casa depois de um dia de trabalho. Podem parecer insignificantes mas, no final, fazem toda a diferença no seu peso, quer esteja em fase de emagrecimento ou apenas de manutenção do peso.

Conheça os dez hábitos noturnos que tem de mudar se o seu objetivo passa por perder peso ou manter um peso saudável e, principalmente, para ser mais saudável.

10 hábitos noturnos que podem fazê-lo engordar


1. Jantar exagerado

habitos noturnos que fazem engordar muita comida

A composição e a quantidade de alimentos presentes no seu jantar pode ser determinante para a perda ou manutenção do peso. Se optar por comer quantidades de comida superiores ao necessário, por alimentos de difícil digestão ou por métodos de confeção mais “pesados”, isso irá afetar a digestão da refeição, tornando-a mais lenta, assim como aumentar o valor energético. Nesse sentido, é aconselhável:

  • Comer quantidades de alimentos de acordo com o que necessita, respeitando as proporções dos diferentes grupos de alimentos;
  • Optar por alimentos de fácil digestão;
  • Evitar métodos de confeção menos saudáveis, como fritos, preferindo grelhar, cozer a vapor, estufar ou assar com pouca gordura;
  • Evitar comer refeições picantes.

Para isto, poderá ser mais fácil para si se consultar um nutricionista, que o ajudará a compreender quais as suas necessidades nutricionais, ajustando o jantar e as restantes refeições à sua realidade pessoal.

Para além disso, no sentido de tomar consciência do que está efetivamente a comer, evite outras atividades que o façam esquecer a refeição, como jantar enquanto vê televisão, por exemplo.

2. Jantar e deitar logo de seguida

habitos noturnos que fazem engordar sono

Uma rotina agitada, compromissos ao final do dia, ou até uma ida ao ginásio mais tardia podem atrasar a preparação do jantar e, consequentemente, fazer com que o tempo entre esta refeição e a hora de deitar seja demasiado curto. Isto irá dificultar a digestão, podendo causar alguma indisposição, mas também contribuir para o aumento da massa gorda.

Assim, procure organizar-se e oriente as suas rotinas para que possa fazer o jantar um pouco mais cedo deixando, por exemplo, as refeições preparadas no fim-de-semana para os restantes dias. O ideal será jantar pelo menos 1 hora e meia a 2 horas antes de se deitar.

Tome nota que o tempo de descanso é fundamental, pelo que se torna fundamental antecipar a hora da refeição para conseguir garantir que cumpre o número de horas de sono ideais.

3. Dormir pouco

habitos noturnos que fazem engordar mulher com sono

Muitas vezes esquecida, uma boa noite de sono também é fundamental para uma vida saudável, tal como é importante a alimentação ou o exercício físico.

Um sono reparador e de qualidade é indispensável para alcançar um bem-estar físico e psicológico, pois repõe a energia perdida durante o dia, regenerando todo o sistema celular. É por isso que é durante o sono que a grande maioria dos processos de crescimento e de regeneração muscular acontecem.

Caso este sono reparador não aconteça, poderá ocorrer um descontrolo metabólico, que poderá causar algumas dificuldades de concentração, de raciocínio e de memória, diminuindo o rendimento, mas também aumentar o apetite, causar irritação, fadiga e consequente predisposição para algumas doenças, como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Assim, é aconselhável que durma cerca de 8 horas por dia, necessidade que pode variar de pessoa para pessoa.

4. Bebidas com cafeína

habitos noturnos que fazem engordar bebidas com cafe

A tolerância à cafeína, assim como ao álcool presente em bebidas alcoólicas, é diferente para cada um de nós. No entanto, é importante que evite este tipo de bebidas a partir da hora do almoço, pois isso poderá comprometer a qualidade do seu sono. Além disso, no caso das bebidas alcoólicas, o seu valor energético é bastante elevado, contribuindo para o aumento do peso corporal.

Não deixe de se hidratar e, caso sinta necessidade ou apenas vontade, prefira outro tipo de bebidas. Para além da água natural ou aromatizada, pode optar por infusões de plantas, sumos de fruta pouco calóricos ou leite de vaca magro ou vegetal para substituir as bebidas com cafeína ou com teor alcoólico.

5. Sobremesas

habitos noturnos que fazem engordar mousse de chocolate

Qualquer tipo de sobremesa com açúcares adicionados e farinhas não será aconselhável para o jantar. No caso de sentir falta deste componente da refeição, opte por fruta e nunca outro tipo de doces. Essa fonte de calorias é completamente desnecessária, uma vez que não irá gastar essa energia que ingerir, mas sim acumulá-la sobre a forma de gordura.

6. Stress exagerado

habitos noturnos que fazem engordar stress exagerado

O stress exagerado é algo que infelizmente está presente no dia-a-dia da grande parte das pessoas e que, não de forma voluntária, acaba por se tornar habitual nas suas vidas. No entanto, este estado de espírito poderá contribuir para o aumento do seu peso por vários motivos.

Para além de comprometer inevitavelmente a qualidade do sono, o stress exagerado irá causar outros tipos de sentimentos, geralmente associados a algum tipo de compensação emocional associada aos alimentos, levando-o a ingerir maior quantidade de alimentos, muitas vezes fora de horas (final do dia ou noite, por exemplo), e mais ricos em açúcar ou gorduras.

Nesse sentido, procure parar um pouco e refletir acerca do seu estado de espírito e nível de stress. Se conseguir reconhecer que vive perante um stress exagerado, então está pronto para procurar estratégias que o ajudem a reduzir esse estado de espírito prejudicial para si e para o seu peso.

7. Snacks após o jantar

habitos noturnos que fazem engordar mulher a comer pipocas

Criando-se o hábito de comer algum tipo de snacks após o jantar, dificilmente se consegue controlar a quantidade que se come e isso pode ser determinante na evolução do seu peso.

Um dos hábitos noturnos mais comuns é a ingestão de alimentos com valor energético considerável como bolachas, biscoitos, pipocas, chocolate, batatas fritas… Estes e muitos outros alimentos servem apenas para ingerir calorias vazias, açúcares e gorduras desnecessárias.

Neste sentido, o ideal será não comer nada entre o jantar e a hora de deitar, caso este intervalo não dure mais do que 2 horas. Caso contrário, poderá justificar-se fazer uma ceia. Se assim for, opte por alimentos menos calóricos, como gelatina sem adição de açúcar, iogurte magro ou bebidas como infusões.

8. Deitar-se muito tarde

habitos noturnos que fazem engordar dormir muito tarde

O facto de se deitar muito tarde não prejudica apenas a qualidade do seu sono, mas também compromete o ciclo natural do nosso organismo. Para além desse aspeto, ficar muitas horas acordado após o jantar, irá aumentar a sua vontade de fazer uma ceia mais energética, aumentando assim as calorias que ingere no seu dia.

Assim, procure deitar-se assim que sentir sono e, se não sentir, experimente algumas atividades que o ajudem a relaxar.

9. Não jantar

habitos noturnos que fazem engordar prato vazio

Contrariamente ao que se pensa, não jantar dificulta a perda de peso e aumenta a fome que irá sentir de manhã, fazendo com que coma maior quantidade de alimentos ao pequeno-almoço.

Desse modo, não salte qualquer refeição, nem mesmo o jantar, e reserve sempre algum tempo para esta refeição que, devendo ser leve e menos calórica, não deverá ser ignorada.

10. Abusar dos dispositivos eletrónicos

habitos noturnos que fazem engordar mulher com telefone na cama

A dependência pelos dispositivos eletrónicos, como o telemóvel e o computador, é cada vez maior e mais frequente.

O uso abusivo deste tipo de equipamentos, assim como da televisão, antes de deitar irá comprometer a qualidade do seu sono, o que é determinante no seu bem-estar, mas também no seu peso, como vimos anteriormente. Assim, o recomendado é que os desligue pelo menos 1 hora antes de dormir e, caso necessite, substitua estes dispositivos por um bom livro ou uma música relaxante.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].