Garcinia Cambogia: uma planta que emagrece?

A garcinia cambogia é uma planta muito conhecida devido ao facto de ajudar na perda peso. É sempre importante conhecer a ciência que está por detrás da planta.

Garcinia Cambogia: uma planta que emagrece?
Este suplemento é vendido com intuito de ajudar a perder peso.

A fruta garcinia cambogia tem sido um dos principais motivos de conversa entre muitas pessoas que procuram maneiras naturais de perder peso.

O fruto é tão azedo que geralmente não é comido fresco, mas sim usado usado como suplementos que são feitos de extratos da casca da fruta.

Mas serão esses suplementos uma verdadeira ajuda para a perda de peso? É o que vamos explicar, por isso, continue a ler e saiba se vale a pena o seu consumo.

O que é a garcinia cambogia?


garcinia cambogia

A garcinia cambogia, uma fruta tropical também conhecida como o tamarindo malabar. É nativa da Índia e do Sudeste Asiático e é exportada para todo o mundo. A fruta pequena, que se assemelha a um cruzamento entre uma abóbora e um tomate, é normalmente amarela ou esverdeada.

Tem sido comercializada como um alimento natural para a perda de peso, devido a uma substância que está presente na casca da fruta, chamada ácido hidroxicítrico (HCA).

O extrato de HCA está disponível em forma de pó ou comprimido e pode ser comprado online ou em lojas físicas.

Como é que estes suplementos ajudam na perda de peso?


perda de peso e barriga

Existem duas maneiras principais para ajudar na perda de peso:

1. Redução do apetite

Alguns estudos realizados em humanos mostraram que a garcinia cambogia é capaz de suprimir o apetite e fazer com que a pessoa se sinta satisfeita.

Aquilo que leva à perda de apetite não é totalmente conhecida, mas acredita-se que está relacionado com um ingrediente presente na garcinia que pode aumentar a serotonina no cérebro. Como a serotonina é um inibidor de apetite, quando está em quantidades superiores no sangue, reduz o apetite.

Mas nem todos os estudos confirmam que existe perda de apetite nas pessoas que receberam este suplemento.

2. Pode bloquear a produção de gordura e reduzir a gordura da barriga

A atividade mais importante da garcinia cambogia é provavelmente os seus efeitos sobre as gorduras do sangue e a produção de novos ácidos gordos.

Devido a esse controlo das gorduras, os indivíduos podem beneficiar do suplemento ao nível dos fatores de risco para diversas doenças, nomeadamente, redução de:

  • Colesterol total
  • Colesterol LDL (o “mau” colesterol)
  • Colesterol HDL (o “bom” colesterol)
  • Triglicerídeos sanguíneos

A principal razão para esses efeitos é a garcinia cambogia inibir uma enzima que desempenha um papel importante na produção de gordura, a citrato liase. Ao inibir a citrato liase, acredita-se que a garcinia cambogia reduza ou bloqueie a produção de gordura no corpo.

Garcinia cambogia e perda de peso: o que diz a evidência científica?


suplementos garcinia cambogia

Algumas empresas afirmam que os suplementos de garcinia cambogia são comercializados principalmente como uma maneira de perder peso naturalmente com pouco ou nenhum esforço adicional, seja através de exercício físico ou alimentação.

É verdade que o HCA presente na garcinia tem potencial para aumentar a queima de gordura do corpo. Vários estudos mostraram que existe realmente uma perda de peso aquando da toma deste suplemento, mas os resultados variam muito. Noutros casos, o suplemento teve pouco ou nenhum efeito.

Portanto, a evidência científica é mista e os suplementos de garcinia cambogia podem produzir perda de peso modesta em algumas pessoas (cerca de 1kg em poucas semanas), mas sua eficácia não pode ser 100% garantida.

 A que se devem estes resultados diferentes?

O facto de os estudos serem feitos, geralmente, num número pequeno de pessoas e num curto espaço de tempo, podem ser fatores que influenciam os resultados dos testes e, por isso, investigar um número maior de pessoas durante um período de tempo maior pode ser uma forma ideal de entender a segurança e a eficácia deste suplemento.

A dieta importa quando se toma este suplemento?


dieta equilibrada

Apesar de ser vendida como um método suficiente para a perda de peso, a verdade é que não é tão eficaz em pessoas cujas dietas são ricas em gorduras e ricas em hidratos de carbono.

Uma elevada ingestão de fibra também pode reduzir o efeito do HCA no corpo.

Ou seja, a garcinia cambogia e a substância HCA, podem depender de uma dieta adequada para funcionarem melhor.

Outros benefícios para a saúde da garcinia cambogia


reducao da inflamacao

Existem outros benefícios associados a esta planta, não  sendo esta uma planta que pode ajudar só na redução de peso corporal.

É rica em minerais e vitaminas, como cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina e niacina.

Alguns dos seus potenciais benefícios para o organismo são:

  • Diminuição dos níveis de insulina;
  • Diminuição dos níveis de leptina;
  • Redução da inflamação;
  • Controlo dos níveis de açúcar no sangue;
  • Aumento da sensibilidade à insulina;
  • Proteção contra úlceras estomacais;
  • Redução dos danos no revestimento interno do trato digestivo;
  • Propriedades anti-inflamatórias;
  • Capacidade antioxidante.

 

Em suma…


Os estudos existentes não concordam com a eficácia da garcinia cambogia para perda de peso. Alguns estudos mostram que pode causar um pouco mais de perda de peso do que não tomar nenhum suplemento. Apesar desse efeito não é sempre confirmado.

Os efeitos positivos da garcinia cambogia sobre as gorduras do sangue podem ser o local onde este suplemento realmente produz grandes benefícios.

A ideia de que este suplemento funciona por si só, sem necessidade de praticar uma alimentação saudável, parece não ser totalmente verdadeira.

Veja também: